06 abril 2019

Coelhinho de pompom (DIY): aprenda como fazer

Coelhos de pompom em diferentes cores.

A páscoa está chegando. É tempo de renovar as esperanças, reunir a família e presentear os entes queridos com ovos de chocolate. E se você gosta de artesanato, vale a pena confeccionar um coelhinho de pompom. Esse trabalho serve para decorar a casa e incrementar os presentes, inclusive a cesta de páscoa.
O coelho se destaca como um dos principais símbolos pascais. Ele representa a esperança na renovação da vida e também está associado ao conceito de fertilidade. Os artesãos costumam fazer esse personagem com EVA, feltro e tecido. Recentemente, o que está realmente fazendo sucesso é o coelhinho de pompom DIY.

Aprenda como fazer coelhinho de pompom

O grande segredo para fazer esse trabalho está no fazedor de pompons, um acessório que conquistou muitos adeptos no exterior e chegou com tudo ao Brasil. Com esse círculo que se divide ao meio, é possível fazer várias camadas de fios de lã sobrepostas para “desenhar” o rosto do coelhinho.Tudo o que você precisa para fazer o seu coelhinho de pompom está disponível à venda nos armarinhos. Veja a lista de materiais:

Materiais

  • Fazedor de pompom (ou Pompom Maker);
  • Fios de lã branca;
  • Fio de lã cor-de-rosa;
  • Fios de lã cinza;
  • Fios de lã preto;
  • Tesouras para tecido
  • Linha encerada.

Passo a passo

Passo 1: Tudo começa pelo planejamento. Você deve desenhar, em uma folha de papel, a imagem do coelho que você mais gosta. Isso serve para ter uma ideia de como será o rosto do animal.
Planejando o desenho do rosto do coelho.
Foto: Reprodução/Pom Maker
Passo 2: Use uma metade do pompom maker para dar forma ao coelhinho. Enrole 10 fios brancos nesse meio círculo para fazer o nariz branco e uma camada de rosa para fazer os detalhes do nariz. A camada de rosa deve começar no meio do nariz branco e ir até um pouco depois do queixo do coelho.
Enrolar o fio branco no pompom maker.
Foto: Reprodução/Pom Maker
Enrolar fio cor-de-rosa no pompom maker para fazer o nariz.
Foto: Reprodução/Pom Maker
Passo 3: Faça uma camada de fios brancos sobre a parte rosa, cobrindo-a totalmente. Com isso, o nariz rosa do coelho ficará cercado de uma parte branca fofa, muito importante para a feição do animal ganhar forma.
Uma camada de fios brancos sobre o nariz do coelho.
Foto: Reprodução/Pom Maker
Passo 4: Sobre a camada de fios brancos, passe a lã cinza, até cobrir totalmente o círculo. Preocupe-se em deixa-lo bem cheio, como mostra a imagem.
Fios de lã cinza para fazer o corpinho.
Foto: Reprodução/Pom Maker
Passo 5: Os olhos desse coelhinho ficam nas laterais da cabeça, por isso use fios pretos para enrolar a parte central do círculo. Envolva a linha por 14 vezes. Se você quiser olhos maiores, é só enrolar mais algumas vezes.
Fios de lã preto para o os olhos do coelho.
Foto: Reprodução/Pom Maker
Passo 6: Você pode criar diferentes características faciais no seu coelhinho de pompom, deixe a criatividade falar mais alto. De repente aplicar linhas brancas na extremidade do queixo é uma opção interessante, como mostra a imagem.
Um detalhe com fios brancos no queixo.
Foto: Reprodução/Pom Maker
Passo 7: Chegou o momento de fazer as orelhas. Posicione o dedo indicador embaixo da cabeça do coelho, como mostra a figura. Na sequência, dê 10 voltas com a linha de lã, da mesma cor do corpo do personagem. Adicione alguns fios rosa claro nas orelhas, a fim de aumentar os detalhes desse trabalho DIY.
Para fazer as orelhas, é preciso usar o dedo indicador junto com o acessório.
Foto: Reprodução/Pom Maker
Passo 8: Enrole o fio de lã cinza na outra parte do círculo de pompom, até atingir um volume semelhante ao da outra metade.
Enrole várias vezes os fios de lã cinza na outra parte do pompom maker.
Foto: Reprodução/Pom Maker
Passo 9: junte as duas partes do círculo de pompom e corte os fios com uma tesoura. E, como mágica, as feições do coelhinho da páscoa vão se formar.
Corte ao meio com uma tesoura para formar o rosto do coelhinho.
Foto: Reprodução/Pom Maker

Passo 10: use fio de linho encerado para dar um nó bem forte no centro do círculo. Corte a ponta que sobrar com uma tesoura.
Amarre firme com um fio de linho encerado.
Passo 11: Retire o molde e apare um pouco os fios de lã do rosto do coelhinho, até que as feições fiquem delicadas. Tente moldar o rosto no formato de uma pera e evite cortar os fios que formam as orelhas compridas.
Molde o rostinho do coelho com uma tesoura.
Foto: Reprodução/Pom Maker
Passo 12: Corte os fios cor-de-rosa do nariz do coelho bem curto, com uma tesoura pequena.
Corte bem os fios cor-de-rosa do nariz.
Foto: Reprodução/Pom Maker
Passo 13: Para fazer as orelhas, divida os fios do topo da cabeça em duas partes iguais. Pique os fios com uma agulha de feltro até conseguir unir as fibras. Apare bem para deixar o formato elegante.
Pique os fios da orelha com uma agulha de feltro.
Foto: Reprodução/Pom Maker
Passo 14: Use uma tesoura para tirar o excesso de lã ao redor dos olhos do coelho. Isso vai deixar o personagem ainda mais bonito e delicado.
Coelhinho de pompom pronto para presentear na páscoa.

Pronto! Agora é só usar o coelhinho para incrementar a decoração de páscoa ou como lembrancinha.
Ainda tem dúvidas sobre o passo a passo desse coelho da páscoa DIY? Então assista ao vídeo tutorial abaixo:

Dicas!

  • Quer deixar o coelho mais fofo e gordinho? Então faça mais camadas de linha no círculo de pompom.
  • O fazedor de pompons pode ser encontrado à venda pela internet ou nas lojas físicas de artesanato. No Elo 7 também há kits com círculos de diferentes tamanhos.
  • Você pode fazer coelhinhos de diferentes cores para presentear na páscoa: caramelo, marrom claro, entre outros tons. Se for usar uma cor escura para fazer o personagem, lembre-se de apostar numa linha mais clara para fazer uma mancha ao redor dos olhos.
  • O fazedor de pompons é útil para fazer muitos outros bichinhos, como cachorros, gatos e ovelhas.
  • Há muitas outras formas criar coelhinhos de pompom. Você pode fazer a bolinha fofa normalmente e depois colar orelhas de feltro e olhos de mentira. Uma miçanga rosa serve para customizar o nariz.
O que achou da ideia? Pronto para reproduzir em casa? Deixe um comentário. Aproveite a visita e veja outras técnicas de como fazer pompom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre