27 novembro 2018

Formatura Infantil: passo a passo de como organizar e decorar


O final de ano é uma época com várias comemorações. Há muitos motivos para celebrar, como o fim da pré-escola. Vale a pena apostar em um convite caprichado para os pais, ensaiar apresentações e preparar uma linda decoração de formatura infantil. Veja o passo a passo para organizar o evento e ideias para decorar a celebração.
A formatura é um dos ciclos mais importantes na vida de uma pessoa, significa formação, o fechamento de um ciclo. Ao longo da vida escolar, diversas formaturas são realizadas, seja ela infantil ou de uma faculdade, todas são bem importantes.
A formatura infantil é uma das mais esperadas, tanto pelos pais quanto pelas crianças. Existe toda uma preparação que vai desde a decoração do colégio até apresentação dos alunos.
Durante as séries iniciais, as crianças aprendem a reconhecer letras, números, cores e até a escrever o próprio nome. Comemorar todas essas conquistas com uma formatura é perfeito.

Como fazer formatura infantil

As escolas são as responsáveis por esse encerramento de ciclo. Algumas fazem grandes festas que envolvem até bailes, já outras preferem algo mais simples e íntimo para a família.

Tema

A formatura infantil merece uma decoração especial e que combine com as atividades aprendidas durante o período escolar.
Algumas escolas gostam de fazer grandes comemorações, separam um único dia para o evento, decoram a quadra para a festa ou até mesmo alugam um salão para a comemoração.
tema ABC é bastante usado e perfeito para formaturas infantis. Use bastante letras e lápis de cor para enfeitar paredes e mesas. Aproveite os materiais como E.V.A, cartolina e bexiga para criar os objetos.
Cores como vermelho, amarelo e azul harmonizam com o tema escolhido e chamam atenção dos pequenos.

Tema Aquarela valoriza as cores primárias.

Entrada da festa de formatura, decorada com tema ABC.

Balões formam as letras A, B e C.

Letras e lápis marcam o caminho para pegar o diploma.

Lousa, giz de cera e livros aparecem nessa decoração.
O tema pode ser também algum projeto pedagógico que as crianças aprenderam durante todo o ano letivo, ou algum livro que eles gostem bastante.

Mas, se a escola não tem muito orçamento, uma alternativa é celebrar somente com os alunos, sem uma grande celebração com convidados.
Decore a sala de aula com balões, e até mesmo com algum tema que as crianças gostem, assim a cerimônia acontece sem precisar desembolsar bastante dinheiro.

Convite

O convite deve ser de acordo com a cerimônia. A vestimenta clássica de formatura é composta por uma beca e um capelo (chapéu que se utiliza), que tal transmitir isso no convite?
O formato do capelo, use cartolina preta e papel branco para escrever o convite. Cole uma franjinha feita de tassel na ponta para imitar o verdadeiro chapéu de formatura. Esses itens são fáceis de encontrar e você só vai precisar usar sua criatividade.

Outra opção é utilizar os convites virtuais. Se você tem habilidade com artes gráficas e adora se aventurar nos programas de edição de imagem, com certeza fazer o convite será facinho. Mas, se esse não é o seu caso, peça para algum amigo ou até mesmo um designer gráfico criar o convite da cerimônia.

O bom do convite virtual é a facilidade em distribuir. Mande para todos os pais e responsáveis dos formandos pelas redes sociais.
Explore o tema escolhido para criar um convite diferente e criativo. Itens relacionados a educação como lápis, caneta e paleta de cores, são boas inspirações.

Mesa

A festa vai ser em um salão ou na quadra? Se preferiu colocar mesas no espaço escolhido para a cerimônia, elas também precisam estar bem decoradas.
Os arranjos de mesa podem ser inúmeros, tudo vai depender do tema escolhido! Plaquinhas com o nome do formando é excelente para colocar a família sentada no mesmo lugar.

As flores podem participar da decoração de formatura infantil. Evite arranjos grandes que atrapalham a visão das pessoas e decore o vaso.

Lembrancinha

As lembrancinhas da formatura são opções bem legais como forma de agradecimento a família dos alunos, e até mesmo para as crianças.
Os tubetes com balinhas são bem fáceis de fazer, por isso é uma das escolhas preferidas de quem produz festas. Imprima desenhos de formandos e cole no tubo para decorar.
Os potinhos com balas e doces devem conter algum desenho ou figura relacionada a formatura. O capelo e as letras ABC são ótimos para isso.

Coreografia

Os pais e responsáveis adoram formatura. É um momento bem especial para todos que acompanham de perto o avanço e cada aprendizado das crianças.
Faça uma homenagem aos pais com uma coreografia. Escolha uma música e dedique aos convidados como forma de agradecimento.
Lembre de adequar com o tema escolhido para a decoração da formatura infantil.Se o tema escolhido foi fundo do mar, por exemplo, uma apresentação com os alunos fantasiados de animais marinhos vai conquistar todos.

Slide

Que tal mostrar para todos como foi o ano letivo das crianças? Além das atividades comuns em sala de aula, registre momentos como festinhas, passeios e experimentos.
Além de guardar cada momento especial em forma de fotografia, crie uma animação com slides no computador. Use e abuse das músicas infantis e não esqueça da mensagem especial para os alunos.

Espaço para fotos

Todos querem registrar essa celebração, então nada melhor do que criar um espaço somente para isso.
Decore a parede com as fotos dos formados e objetos escolares. Acrescente itens como capelo, plaquinhas com frases divertidas, óculos de plástico e diversos acessórios para criar uma fotografia bem colorida e feliz.

Certificado

O certificado é indispensável. Uma opção simples e barata é imprimir os certificados na própria escola.
Crie uma arte bem bonita e colorida, que combine com a decoração da formatura infantil e entregue aos alunos. Não é necessário colocar dentro do canudo, pode ser entregue durante a cerimônia.

Dentro do canudo, coloque confetes de papel. Os alunos podem abrir e jogar os papéis no final do evento, criando uma chuva colorida e bem divertida.

Inspirações para decorar formatura infantil

O Casa e Festa separou mais algumas ideias para decorar formatura da educação infantil, de forma lúdica e criativa. Confira:

Bolo de formatura

A formatura dos alunos pode ser celebrada com um lindo bolo temático. Há muitas formas de confeitar essa delícia, incorporando elementos que simbolizam a formatura ou a própria etapa da pré-escola.

Centopeia colorida montada com cupcakes.

Bolo com representações de todos os alunos.

Cada estrelinha no topo do bolo tem o nome de um aluno.

Bolo para o tema ABC.

Use bem os balões

Os balões deixam qualquer festa mais alegre, colorida e divertida, por isso eles não podem ficar de fora da festa de formatura infantil. Experimente usá-los para compor um centro de mesa temático ou mesmo para construir um arco no fundo da mesa principal.

Balões foram usados para estruturar a figura de um formando. (Foto: Divulgação)

O balão amarelo ganhou chapéu de formatura. (Foto: Divulgação)

Centro de mesa com balões para festa de formatura. (Foto: Divulgação)

Docinhos temáticos

Além de servirem como lembrancinhas,  os doces temáticos também deixam a decoração mais bonita e colorida. Cupcakes, bombons e biscoitos são apenas algumas sugestões.

Cupcake de formatura: uma opção para decorar e presentear.

Bolinhos de chocolate inspirados no chapéu de formatura.

Biscoitos inspirados na formatura.

Bombons dentro de uma embalagem de vidro personalizada.

Pirulitos de chocolate temáticos.

Letras e números decorativos

As letras decorativas, assim como os números, podem ser usadas para complementar a decoração de formatura. Com elas, é possível montar lindos painéis e até mesmo centros de mesa.

Mason Jar com o ano da formatura para decorar a mesa dos convidados.

Números decorativos formam o ano da formatura.

Cataventos coloridos

Os cata-ventos, com diferentes cores e tamanhos, são capazes de deixar a celebração com um ar mais alegre e divertido.  Essas peças podem compor arranjos e até mesmo centro de mesas descontraídos.

Arranjos com cata-ventos enfeitam a mesa principal.

Os cata-ventos podem aparecer tanto nas lembrancinhas quanto nos arranjos.

Centro de mesa com flores, balões e cata-vento.

Balões de ar quente

A figura do balão de ar quente simboliza realizações, celebração, felicidade, voo e inocência. Portanto, tem tudo a ver com a proposta da festa de formatura infantil.

Balão feito com papéis coloridos.

A lanterna japonesa foi usada para construir esse balão.

Bolo com itens do material escolar

Itens do material escolar, como embalagens de cola branca e giz de cera, servem para construir um bolo fictício. A proposta é bem semelhante ao bolo de fraldas, usado na decoração de chá de bebê.

Bolo com itens do material escolar.

Painel feito pelas crianças

Quase sempre, os pequenos formandos contribuem com a decoração do evento. A dica é que os professores desenvolvam com eles um painel criativo, capaz de retratar a formatura de maneira lúdica. Na imagem abaixo, pratos de bolo se transformaram nos rostos das crianças.

Painel feito pelos alunos.

Fotos

Para deixar a decoração da formatura com mais personalidade, vale a pena investir em composições com fotos das crianças. Coloque cada fotografia dentro de uma moldura colorida de EVA ou papel. Depois, é só usar as imagens para criar um lindo painel.

Painel com fotos dos formandos.

O arco de balões divide espaço com as fotos dos alunos.

Bebidas

Vale a pena personalizar as garrafinhas com sucos ou refrigerantes. Uma dica é decorar a tampinha de cada embalagem com um chapéu de formatura em miniatura. A mesma ideia vale para os canudos.

Garrafas decoradas com chapéu de formatura.

Chapéus de formatura decoram os canudos.
Não importa qual a formatura, todas são importantes para o aluno, por isso não deixe de comparecer ou fazer algo especial, momentos assim são raros e inesquecíveis.


https://casaefesta.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre