29 setembro 2018

Dia das Crianças: 5 atividades para um dia inesquecível na escola!


dia-das-criancas-5-atividades-para-um-dia-inesquecivel-na-escola
O dia das crianças é uma das datas preferidas dos pequenos e pode ser a oportunidade perfeita para melhorar os laços entre eles, a família e os educadores.
A escola é o ambiente em que estão todos os amigos das crianças, além de ser um dos locais em que eles passam mais tempo e com o qual já estão familiarizados. Por isso, é interessante que a instituição ofereça o espaço para a realização de atividades para o dia das crianças e que despertem o interesse dos alunos.
Pensando nisso, separamos essas 5 dicas de programas que a escola pode oferecer nesse dia tão especial. Confira!

1. Piquenique

As crianças adoram programas ao ar livre e um piquenique pode ser a proposta perfeita para acalmá-las e passar um bom tempo com elas.
E para o evento ser ainda mais divertido, é interessante levar alguns jogos de tabuleiro e bolas para aproveitar o ambiente.
Aproveite esse dia para incentivá-los a se alimentar de maneira saudável, oferecendo frutas, e sanduíches naturais, por exemplo.
Trazer outros estímulos para comer determinados alimentos pode ser uma alternativa para aquelas crianças que apresentam resistência a alimentos com boa qualidade nutricional.
A escola também pode se organizar em turmas e propor culinárias um dia antes para levar ao piquenique, assim a atividade fica ainda mais significativa.
Essa atividade pode ser feita tanto na escola (se ela tiver espaço ao ar livre suficiente para acomodar todo mundo) quanto nos parques da cidade.

2. Caça ao tesouro

Uma forma efetiva de estimular a mente dos mais jovens, essa brincadeira é muito divertida. Na prática, os alunos devem formar times entre si e terão que usar a cabeça para procurar pistas e desvendar o local do tesouro escondido.
Nesta atividade, é importante explorar o desafio, estimule os alunos a desvendarem o mistério.
Para os mais velhos você pode sugerir que as pistas estejam em códigos e eles com uma tabela para traduzir cada código da pista. Para os mais novos pode ser em forma de “charadas” e desafios que envolvem a coordenação motora.
Para dar a aparência de um tesouro verdadeiro, você pode encher um baú com moedas de chocolate ou mudas de plantas para decorar a escola, tornando a experiência inesquecível!
Outra dica bastante interessante é estimular a criatividade e o tesouro ser um caderno em branco para eles escreverem uma história. O caderno pode ter a foto deles na capa com uma lupa, sendo grande exploradores.
Também é uma ótima oportunidade para convidar a família e os educadores para participarem, seja dando dicas aos menores ou caçando o tesouro com eles.

3. Acampamento

Crianças são naturalmente aventureiras e a ideia de acampar com certeza vai deixá-las muito animadas para o dia das crianças. Você pode realizar essa atividade em algum camping, no parque da cidade ou até mesmo no jardim do colégio.
Esse programa também é uma ótima chance de educar os menores, oferecendo-lhes, por exemplo, oportunidade de aprender a montar barracas, dar nós e conhecer as principais plantas e animais típicos do bioma em que moram.

4. Cinema divertido

Todo mundo gosta de um bom filme e isso não é diferente com as crianças. Você pode levá-las ao cinema ou mesmo preparar uma sessão de filmes na escola.
É só utilizar um projetor, espalhar colchonetes pelo chão e distribuir a pipoca! Isso vai manter a criançada bem entretida.
Para tornar a sessão democrática, você pode selecionar alguns filmes e desenhos e realizar uma votação para decidirem juntos quais títulos serão assistidos. Dessa forma, elas participam do programa e vão ficar mais animadas para a sessão.
Além disso, vale propor filmes que possuam temática que ajudem as crianças a respeitar as diversidades, evitar o bullying e que tornem o ambiente escolar mais inclusivo.

5. Atividades manuais

Mais uma boa dica de programa para o dia das crianças são os trabalhos manuais, como a pintura, a colagem e o artesanato.
Para isso, explore materiais que iriam para o lixo como, caixas vazias, embalagens plásticas, escovas velhas, rolo de papel higiênico e papel toalha, entre outros.
Essas atividades permitem que as crianças liberem sua criatividade e trabalhem seu lado artístico, além de promover o desenvolvimento da mente.
Outro ponto positivo é que pode ser uma ótima oportunidade para conhecer os pequenos, pois enquanto realizam as oficinas, eles podem conversar entre si sobre diversos assuntos, ajudando a família e os educadores a identificar os gostos pessoais e a personalidade de cada criança.
Com tanta opção de programa para o dia 12 de outubro, fica até difícil escolher um! Para fazer a escolha certa, leve em conta qual a proposta da sua escola e também se ela dispõe do ambiente adequado para realizar a atividade ou se é necessário fazer uma excursão e qual será o custo.
Opção é o que não falta, não é? E o melhor é que você pode mesclar, sem medo, uma atividade e outra. Um piquenique com acampamento ou uma sessão de cinema com uma caça ao tesouro no final. As possibilidades de combinação são infinitas. É só aproveitar.
escoladainteligencia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre