O Projeto de Brincadeiras para o Dia do Índio abaixo foi elaborado para crianças da Educação Infantil, mas com algumas adaptações pode ser utilizada também no Ensino Fundamental.
Projeto de Brincadeiras para o Dia do Índio
Eixos de Trabalho Principais: Movimento / Natureza e Sociedade
Tema: Índio
Duração do projeto: 1 semana
Objetivo Geral: Conhecer elementos da cultura indígena, o local onde vivem, pintura corporal e brincadeiras infantis.
Estratégia: Atividades artísticas, Pesquisa, Jogos e Brincadeiras.
Avaliação: Registro individual escrito/desenho e registro oral coletivo.
1º Dia do Projeto de Brincadeiras para o Dia do Índio
Objetivo Específico: Identificar o nível de conhecimento das crianças sobre o universo indígena. Caracterizar o espaço ocupado pelo índio, seus hábitos e costumes.
Atividade 01 – Roda de conversa:
- “O que é” o Índio? (trabalhar o conceito de cidadania, se ele é “gente” então devemos usar: Quem é o índio?). A partir das respostas induzir outras questões que possam levantar: onde vive, como se veste, qual é seu trabalho, porque se pinta, o que come, como são as crianças, quais são as brincadeiras, se estudam, como tratam as doenças, etc.
- Não interferir nas respostas, apenas administrar eventuais conflitos.
- Anotar todas as impressões das crianças sobre a cultura indígena em uma cartolina e fixar em local visível.
- Atividade 1: recortar e colar
- Levar imagens que possam representar as respostas à essas questões e pedir para que montem painéis que representem cada uma delas. Comparar as impressões anotadas com as representações fotográficas.
Atividade 02: circuito de habilidades motoras
- Conversa inicial: Considerando que a maioria dos índios vive na mata/floresta. O que podemos encontrar por lá?
- Montar um circuito de habilidades com elementos que representem a floresta
Avaliação
- Desenho/texto – O que aprendemos nessa aula?
- Registro, realizado pelo professor da fala das crianças.
Atividade 02 – Circuito de Habilidades Motoras – Explorando a Floresta!
Objetivo específico:
- Identificar o espaço ocupado pelo índio (floresta) e suas características principais;
- Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção, estabilização e manipulação.
Estratégia: Circuito de habilidades por tempo, contendo 5 estações.
Conteúdo – Conversa inicial: Onde o índio vive? O que podemos encontrar na mata? O que vamos encontrar na nossa mata.
Brincadeira da Ponte:
- Material: Banco sueco.
- Tarefa: Atravessar o banco sueco de várias formas.
- Dica de equilíbrio: afastar os braços
Brincadeira do Rio:
- Material: Colchonetes.
- Tarefa: Saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete)
- Dica de impulsão: usar o braço
- Dica de aterrissagem: fazer a cadeirinha (flexionar os joelhos)
Brincadeira de Árvores com frutas:
- Material: Objetos pendurados, bolinhas de tênis. Tarefa: Acertar os objetos (frutas na árvore) com as bolinhas.
- Dica para arremesso: estender o braço.
- Dica para acertar o alvo: olhar para o alvo
Brincadeira de Teia de aranha:
- Material: corda elástica.
- Tarefa: Passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada) sem tocá-la.
- Dica de execução: fazer devagar.
Brincadeira do Caminho da onça:
- Material: Cordas, arcos e cones.
- Tarefa: Percorrer o caminho da onça passando sobre a corda sinuosa, pisando sobre as pedras (arcos) e fazendo zig-zag nas árvores (cones)
Obs.: As dicas apresentadas são apenas exemplos. Elas deverão ser dadas de acordo com as necessidades das crianças.
Conversa final: O que aprendemos? Qual lugar da nossa floresta foi mais fácil? E qual foi mais difícil?
Avaliação:
Registro realizado pelo professor das falas das crianças, principalmente durante as rodas de conversa.
2º Dia do Projeto de Brincadeiras para o Dia do Índio
Estas atividades de jogos recreativos fazem parte do projeto de brincadeiras para o Dia do Índio com atividades para o 2º dia.
Objetivo específico:
- Identificar o local onde o índio mora, alguns costumes e os animais que o cercam.
- Executar jogos de locomoção e perseguição.
Estratégia: utilização de Jogos indígenas
Conversa inicial: Como é a casa do índio? Como se chama a criança indígena? O que os índios comem? Quais os bichos que existem perto da casa deles? São perigosos?
JOGOS INDÍGENAS
1- Jogo Curumim vai pra Oca!!!
Material: Arcos (bambolês)
Como jogar:
- Distribuir os arcos aleatoriamente pelo chão. Iniciar com a mesma quantidade de crianças participantes.
- As crianças devem caminhar entre os arcos, ao sinal do professor “Curumim vai pra Oca!!!” devem entrar no arco. Os arcos devem ser suprimidos um a um a cada rodada.
- Dica: Entrar no arco que estiver mais perto. Prestar atenção no professor.
2- Jogo Caça à onça
Material: Arcos
Como jogar:
- Distribuir os arcos pelo chão aleatoriamente.
- Escolher uma criança para pegador (índio) e as demais serão as onças.
- Para a onça não ser pega deve entrar na toca (arcos). Quando a onça for pega, vira índio e o índio vira onça.
3- Jogo Dia da Colheita
Material: giz ou cordas para demarcar
Como jogar:
- Dividir as crianças em dois grupos.
- Demarcar uma linha de saída de cada lado do espaço onde será feita a brincadeira. As linhas de saída devem estar dispostas uma de frente para outra e entre elas um grande espaço para correr (pode ser usado as linhas de fundo ou laterais de uma quadra).
- Cada grupo deverá ficar atrás da linha de saída, em pé e com uma das mãos estendidas à frente (serão as mandiocas).
- O professor deverá escolher uma das crianças para iniciar o jogo. Ela deverá ir até a linha de saída do grupo oposto e puxar uma das “mandiocas”. A criança escolhida deverá correr tentando alcançar o colega que a puxou.
- Se for pego o colega passa a fazer parte da “plantação de mandiocas” do lado oposto.
- Inicia-se o jogo novamente com aquele que estava na condição de pegador.
- Ganha a equipe cuja “plantação de mandiocas” for maior!
Conversa final: O que aprendemos? Qual brincadeira foi mais divertida?
Avaliação:
- Registro realizado pelo professor das falas das crianças, principalmente durante as rodas de conversa.
- Registro escrito realizado pelas crianças. Desenhar/escrever o que aprendemos nessa aula.
3º Dia do Projeto de Brincadeiras para o Dia do Índio
Estes jogos fazem parte da proposta de atividades para o 3º dia, que dá continuidade as comemorações pelo dia do índio.
Objetivo específico:
- Recordar o local onde o índio mora e os animais que o cercam.
- Executar jogos de locomoção e perseguição aumentando a complexidade das regras.
- Despertar o interesse sobre as brincadeiras típicas dos índios.
Estratégia: Jogos Indígenas
Conversa inicial: Vocês lembram como é a casa do índio? Como se chama o índio criança? Quais os bichos que existem perto da casa dele? O que os índios comem?
1 – Jogo de Caçar a onça II
Material: Arcos (bambolê)
Como jogar:
- Distribuir os arcos pelo chão aleatoriamente.
- Escolher uma criança para pegador (índio) e os demais serão as onças.
- Para a onça não ser pega deve entrar na toca (arcos).
- Quando a onça for pega vira índio e passa a ajudar a pegar.
2 – Jogo de Colheita da mandioca
Material: Nenhum
Como jogar:
- Escolher um pegador, quando a criança for pega, vira mandioca e deve ficar agachada.
- Para ser salva, deve ser “colhida”, puxada pela mão de um amiguinho que ainda não foi pego.
- O professor deve trocar o pegador de tempos em tempos.
- Dica: ficar com a mão preparada
3 – Jogo Essa oca é minha!
Material: arcos (bambolê) e outros materiais que tenha disponível para montar um circuito de habilidades.
Como jogar:
- Montar um circuito de habiidades, e determinar uma tarefa desfiadora para que as crianças realizem (pode ser andar sobre uma trave de equilíbrio, dar a volta no trepa-trepa, atravessar uma parede de escalada).
- Ao sinal do professor dizer: “Cuidado com a onça!!!”
- Todos devem correr e ficar dentro de um arco.
- Suprimir um arco por rodada.
Conversa final: O que aprendemos? Qual brincadeira foi mais divertida? Será que os índios fazem essas brincadeiras? Que brincadeiras os índios fazem?
Tarefa para casa: Pesquisar brincadeiras indígenas para a próxima aula.
Avaliação:
- Registro realizado pelo professor das falas das crianças, principalmente durante as rodas de conversa.
- Registro escrito realizado pelas crianças. Desenhar ou escrever o que aprendemos nessa aula.
4º Dia do Projeto de Brincadeiras para o Dia do Índio
Estas brincadeiras fazem parte da proposta de atividades do projeto de Brincadeiras para o Dia do Índio para o 4º dia, que dá continuidade as comemorações pelo dia do índio. São jogos originalmente indígenas que fazem muito sucesso entre as crianças.
Objetivo específico: Conhecer e executar brincadeiras tipicamente indígenas
Estratégia: Jogo indígena
Conversa inicial: Agora que vocês se transformaram em índios (trabalhar com pinturas nas crianças para se caracterizarem como índios) vamos fazer as brincadeiras indígenas? Vocês pesquisaram? De que os índios brincam?
*Se as crianças não tiverem trazido brincadeiras a partir da pesquisa que foi solicitada no 3º dia, você pode trabalhar as seguintes brincadeiras abaixo:
1- EMA – Brincadeira da Tribo Pareci
Material: Nenhum
Como jogar:
Crianças formam uma roda, com um dos participantes no meio. A meta é tentar sair da roda. Quando conseguir todos devem correr atrás e tentar pegá-lo. O professor deve garantir que todos estejam no meio da roda pelo menos uma vez.
2- JÚRE – Brincadeira da Tribo Bororó
Material: Giz
Como jogar: Traçar um caminho no chão onde as crianças devem percorrer em um pé só. Esse caminho foi feito por uma enorme cobra. Comece fazendo caminhos fáceis e vá dificultando. Peç ajuda para as crianças na construçõa dos caminhos. Cada um pode fazer o seu e depois experimentar o do outro.
Conversa final: O que aprendemos? Qual brincadeira foi mais divertida? Vocês acharam as brincadeiras indígenas divertidas? São mais divertidas que as nossas brincadeiras?
Avaliação:
- Registro realizado pelo professor das falas das crianças, principalmente durante as rodas de conversa.
- Registro escrito realizado pelas crianças. Desenhar/escrever o que aprendemos nessa aula.
- Se houver possibilidade filmar e fotografar as atividades.
***Autoria do Projeto: Denise Carceroni
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