Mais uma vez, em minhas andanças e procuras, encontrei mais um ótimo trabalho. E este nem foi muito longe. Ao lado de minha sala de aula, encontrei o “Projeto Identidade”, que a professora Cláudia Quiles e sua equipe, Eliene Pereira e Neusa Brandão do CEIM Claudina estão realizando com seus alunos, na sala do Berçário II.
Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem, essas oportunidades de exploração vão ajudá-los a manter o contato com a própria imagem e a identificar a figura do outro. Além disso, você pode trabalhar características diversas, partes do corpo, desenvolver a coordenação motora do aluno ao realizar as atividades e ao mesmo tempo em que estará também podendo explorar as cores.
Você vai precisar de:
Caixas de leite ( mesma quantidade de alunos da sala)
Guache
Papel pardo
1 fotografia de cada aluno
Desenvolvimento:
Primeiramente é necessário encher as caixas com papel (qualquer tipo) para que elas fiquem firmes, então seus alunos podem ajudar você, rasgando papeis, fazendo bolinhas até cada um encher sua própria caixa. Feche a caixa e encape-as com papel pardo, assim os alunos poderão pintá-las com tinta guache com suas mãos ou pincéis.
Depois de secas cole a foto de cada um em sua caixa, (uma sugestão é encapá-las com fita transparente grossa ou papel contact, para conservar mais seu material de trabalho) e estará pronta a brincadeira!
Você poderá fazer brincadeira de adivinhar quem é, falar sobre as partes do corpo, pode brincar como blocos de montar, explorar variadas cores conforme a pintura de cada caixa, e várias outras opções de brincadeiras, pode utiliza-lás ao longo do ano letivo, conforme o desenvolvimento de seus alunos.
Algo a mais: Você pode fazer também de alunos que não estão mais presentes na sala, que foram transferidos, que se mudaram de escola ou cidade, desenvolvendo conceitos iniciais de localização, ambiente, distância...
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