04 julho 2023

Projeto amizade


PROJETO: AFETIVIDADE, “ UMA LIÇÃO DE CARINHO”!
APRESENTAÇÃO

               O afeto é o princípio norteador da autoestima, sendo assim cultivar e
trabalhar a amizade é algo que não é imediato. Depois de desenvolvido
o vínculo afetivo, a aprendizagem, a motivação e a disciplina como 'meio' para
conseguir o autocontrole da criança e seu bem estar são conquistas s
ignificativas. A afetividade consiste em poder fazer com que a criança receba
o contato físico, verbal, a relação de cuidados, mas isso também implica
conflitos, envolvendo amor e raiva. O afeto refere-se a atitudes e
sentimentos expressados ou presentes no ambiente. Sua maneira de ser, atuar
 e falar é muito significativa.
            Sabe-se que num certo espaço de tempo (os primeiros anos de vida),
 a criança passa por diversas etapas físicas, mentais, sociais e emocionais,
que são fundamentais ao seu desenvolvimento e que influenciarão na
 formação e desenvolvimento de sua personalidade. O comportamento
agressivo aparece como desejo ou possessão de um espaço, brinquedo,
na busca pela atenção de um adulto. Com a entrada na escola, passa
a viver em dois microssistemas (família e escola), gerando conflitos que,
diante de sentimento de impotência para resolvê-los ou de insegurança,
manifestam a agressividade.
JUSTIFICATIVA
           A ideia surgiu através da observação e da necessidade de trabalhar a
afetividade, a amizade, o respeito pelo outro e a importância dele na
nossa vida, partilhando sentimentos,  dizendo e ouvindo o que o outro
pensa, transformando as ações em um ato de afeto e carinho. Dessa
maneiraé interessante a proposta de atividades que façam com que a criança
se coloque no lugar do outro. Para que os estímulos tornem produtivos, é preciso
 que nós educadores procuremos meios de amenizá-la. Portanto este
projeto foi estruturado procurando métodos, a fim de amenizar tal agressividade.

OBJETIVO GERAL
 
Mostrar ao aluno a importância do afeto com as pessoas. Que ele compreenda
que precisamos das pessoas para viver e tenha consciência de que é preciso
respeitar e valorizar o "outro".

  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

©       Utilizar a linguagem oral como meio de ampliação do vocabulário e
pensamento organizando as ideias e contar suas próprias experiências;
©       Demonstrar equilíbrio nas relações, atitudes de cooperação, respeito,
afeto e aceitação perante os demais colegas;
©       Realizar atividades de grafia, recorte, colagem e desenho;
©       Entrevistar funcionários da unidade;
©       Desenvolver nas crianças as competências sociais;
©       Destacar como lidam com as quatro emoções básicas: medo, alegria,
tristeza e ira;
©       Vivenciar situações de socialização e interação com a família e amigos;
©       Desenvolver a criatividade e a imaginação através das atividades
propostas;
©       Cuidar de si e do próximo;
©       Respeitar limites e obedecer a regras;
©       Desenvolver o raciocínio lógico, a lateralidade, sequencias e seriação; capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu
tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.

CONTEÚDO
Linguagem oral:
©       Discriminação auditiva e visual.
©       Expressão oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc.).
©       Estudo do próprio nome;
©       Coordenação motora;
©       Sentimentos;
©       Palavras mágicas;
©       Receitas.
Lógico/matemática:

©       Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificaçã
cor – forma – tamanho;
©       Conceito de lateralidade (esquerdo e direito);
©       Orientação espacial: antes/ depois/ atrás/ na frente/ fechado/ aberto/
de costa/ em cima/ debaixo/ em pé/ deitado/ sentado/ longe/ perto;
©       Coordenação motora;
©       Discriminação audiovisual;
©       Sequencia e seriação;
©       Desenvolver noção de contagem.
Artes:
©       Recortes e colagens;
©       Desenho e pinturas;
©       Músicas;
©       Sucata;
©       Argila e massinha;
©       Dramatização.
Movimento:
©       Expressividade;
©       Dança;
©       Equilíbrio e coordenação;
©       Esquema corporal;
©       Brincadeiras e jogos diversos;
©       Música.
Natureza e sociedade:
©       Identificação do EU/outro;
©       Regras de convivência em grupo e o uso do espaço coletivo;
©       Higiene corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).

RECURSOS METODOLÓGICOS:
©       Livros, revistas e jornais, CD/som, TV/filmes, material de largo alcance,
papéis diversos, lápis coloridos, giz, giz de cera, hidrocor, tintas e pincéis,
máquina fotográfica, livros de literatura infantil, cola, tesoura,
fichas, figuras, tnt, bastão e pistola de cola quente, flores, livro dos
sentimentos e outros conforme a necessidade.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
©       Trabalhar com o vaso de flores para expressarem seus sentimentos
 (alegria e tristeza);
©        Propiciar um momento diário onde as crianças digam
 "Bom dia" aos amigos;
©       Confecção de cartazes;
©       Jogos e brincadeiras diversos e cooperativos;
©       Fazer o trabalho de identidade, sobre ela para que os amigos a
conheçam melhor e aprendam a respeitá-la;
©       Pesquisar em revistas pessoas diferentes (alto, baixo, gordo, magro...)
para observarem as igualdades e diferenças no grupo;
©       Propiciar momentos onde as crianças presenteiem os aniversariantes do
 primeiro semestre, mostrando a importância de ser carinhoso;
©       Criação do cartaz com recortes de revistas e livros com o tema:
“Ser Amigo é!”.
©       Confeccionar juntamente com as crianças “carinhas” montando em               seguida com essas carinhas o Mural dos Sentimentos e expor em locais de
circulação da Creche
© Leituras, dramatizações, contações de histórias, fabulas e outros;
©       Desenho, colagem, recorte e pinturas com diferentes materiais e técnicas;
©       Brincar com materiais de largo alcance; pedagógicos e brinquedos
variados, músicas (canções de roda, mímica);
©       Contacto lúdico com alimentos e confecção do caderno de receitas;
©       Vivência das festas escolares;
©       Conversas com os pais para conscientizá- los da importância do projeto
e da efetiva participação de todos;
©        Rodas de conversa com as crianças para estabelecimento de
combinados com relação aos cuidados com o (a) amigo (a);
©       Caixa surpresa;
©       Outros conforme a necessidade no decorrer do projeto.
CULMINANCIA:

   ©  Festa com lanche diferenciado; som e cd diverso; TV com fotos das
crianças; amigo secreto entre as crianças, educadoras e a participação dos
 pais; exposição de todos os trabalhos e atividades feitas pelas mesmas;
cantinho da leitura; DVD: Galinha pintadinha. 

AVALIAÇÃO:
Os alunos estarão sendo avaliados globalmente durante o               desenvolvimento do projeto, através da observação contínua no                    desenvolvimento de novos hábitos em relação a si e ao próximo através dos depoimentos e relatos diários. No desempenho de suas atividades, no         desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem; nas                relações e manifestações com os amigos e educadores;  dificuldades e suas     expressões relacionadas ao seu desenvolvimento. Nas atitudes positivas ou        negativas com relação às atividades; capacidade de cooperação e                aproveitamento de tempo.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
GUILHERME, Yvone. Projeto Ciranda da Diversidade: Tema 03: “Uma Lição de Carinho”, Trabalhando a Agressividade e a Afetividade na Creche. Oito de junho de 2011. Disponível em < http://crechejoannadeangelis.blogspot.com.br/2011/06/projeto-ciranda-da-diversidade-tema-03.html >. Acessado em 12 de Junho de 2012.
SETOR PSICOPEDAGÓGICO E SOCIAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. PROJETO AFETIVIDADE EM SALA. 8 de junho de 2011, Patos. Disponível em < http://sppseducao.blogspot.com.br/2011/06/projeto-afetividade-em-sala.html >. Acessado em 11 de junho de 2012.
CANDREVA, Thábata. A agressividade na educação infantil: o jogo como forma de intervenção. Revista pensar a pratica v. 12, n. 1 (2009). Disponível em < http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/4520/4695 >. Acessado em 11 de Junho de 2012.
                                                                                                       
MATOS, Renata. Projeto Afetividade. Foz do Iguaçú, abriu 2007. Disponível em < http://blog.educacaoadventista.org.br/caixinhadedescobertas/index.php?op=post&idpost=9&titulo=Projeto+Afetividade >. Acessado em 11 de junho de 2012.


RELAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
*      Roda de conversa onde foi apresentado o projeto Afetividade, “uma lição
 de carinho” através de um cartaz com o nome do mesmo e dialogando o
porquê do projeto e algumas atividades que iríamos realizar.
*      músicas onde as crianças realizavam os gestos e incentivavam o toque
entre as crianças e outros;
*      Passeio à quadra do CMEI para colher materiais da natureza.
*      Colagem do material da natureza no papelão;
*      Histórias;
*      Caixa surpresa com objetos das crianças, dos educadores e da sala;
*      Apresentação de fichas com imagens sendo elas carinhas do sentimento:
choro, alegria, triste, raiva, susto, medo, sono, amor e mais uma dando língua;
*      “hoje eu estou...”, onde as crianças de inicio fizeram um carimbo com
 tinta guache em forma de circulo focalizando as cores: azul, vermelho,
amarelo e verde. Em outro momento a tarde chamei um por um e perguntei
como ele estava hoje, levando-os até  as carinhas exposta na sala.
Mostravam e então  respondiam com clareza e firmes.
*      Dia do abraço: cartaz “receba e doe abraços com muito carinho” e
braço confeccionado com TNT;
*      Amigo feliz, onde as crianças fizeram um desenho em uma folha
 chamex, a qual tinha o objetivo presentear seu coleguinha com seu
desenho;
*      Ginástica com a utilização de planchas confeccionado com papelão
e tnt;
*      Dialogo sobre a alegria e a tristeza com demonstração de flores vivas e
 murchas. Continuando na roda de conversa dialogamos sobre o tema
“ser amigo”, focando o respeito, amizade, importância, carinho, amor e muito
mais com nossos amigos. Em seguida fomos para fora de a sala pesquisar em
revistas e livros, recortar e colar criando assim o cartaz “ser amigo é”;
*      Brincadeiras com brinquedos de largo alcance, pedagógicos e outros;
*      Passeio com o objetivo: o cuidado com o coleguinha onde cada um
cuidou do outro;
*      Culminância do projeto Afetividade, “uma lição de carinho”: amigo 
 secreto entre as crianças e educadores e lanche especial, exposição das
atividades realizadas, música ambiente, TV com fotos das crianças,
cantinho da leitura e a presença dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre