03 março 2023

Sugestões para o dia Internacional da mulher

 

1. Organize palestras no estilo TED talks inspirando mulheres

Com certeza, existem várias mulheres na sua empresa que enfrentaram bravamente os desafios da nossa sociedade. Muitas dessas mulheres levantaram suas vozes sobre violência doméstica, diversidade de gênero, poder feminino, machismo, autoestima e muitas outras questões que precisam ser discutidas. 

Nesse dia, pode-se organizar conversas para ouvir essas histórias. Porque apenas ouvi-las cria um círculo de energia positiva ao nosso redor.

Essas conversas inspiradoras e histórias da vida real fornecem muita energia e motivação que permanecem conosco por muito tempo depois que as conversas ou palestras terminam.

Igualmente, os homens também podem participar do Dia da Mulher no trabalho trazendo exemplos inspiradores de mulheres em suas vidas.

Como fazer na prática? Ofereça aos colaboradores uma plataforma para compartilhar histórias sobre as mulheres em suas vidas, que têm sido seus pilares de força e figuras inspiradoras.

Aliás, isso pode ser feito por meio de uma chamada no fim do dia com todo mundo ou até mesmo por meio de texto, onde cada pessoa envia a história para um canal específico.

 

2. Jogue o bingo do Dia Internacional da Mulher

O Bingo do Dia Internacional da Mulher incentiva todo mundo da equipe a aprender mais sobre as mulheres com quem trabalham, tanto no contexto pessoal quanto profissional.

Como fazer na prática? Primeiro, envie a cada pessoa uma cartela de Bingo (pode ser feito virtualmente). Em seguida, planeje um horário para jogar o bingo com todo mundo junto.

Se não for possível reservar um horário para todo mundo se reunir, os cartões podem ser enviados pela manhã e os colegas de trabalho conversam durante o dia em momentos livres.

Nós preparamos um modelo de cartela para o seu bingo:

cartela de bingo do dia da mulher

Em vez de marcar cinco quadrados consecutivos, recomendamos que os participantes marquem todos os quadrados para ganhar.

 

3. Dê presentes para o dia da mulher na empresa

Uma forma de expressar agradecimento às colaboradoras é dar presentes. Assim, se você trabalha em um escritório tradicional, distribua os presentes na mesa de cada colega de trabalho. Por outro lado, se sua equipe for remota, envie os presentes para suas colegas.

Ideias de bons presentes para o dia da mulher no trabalho:

  • Artigos de decoração para escritório;
  • Livros;
  • Suculentas ou plantas;
  • Itens de papelaria personalizada;
  • Camisetas, pijamas ou bonés;
  • Chinelos ou pantufas;
  • Garrafas de água ou canecas de café;
  • Lanches ou refeições gratuitas;
  • Cartões de presente.

Assim, para um gesto ainda mais significativo, compre os presentes de uma empresa de propriedade de mulheres.


Se você quer ações para o dia da mulher que saiam da caixa, evite distribuir presentes “femininos” estereotipados, como maquiagem, produtos para o corpo ou itens totalmente rosa. Ainda que, flores, vinho e chocolates sejam um pouco mais aceitáveis. 

Inclusive, não é preciso presentear apenas as mulheres. Pelo contrário, todos os colaboradores podem receber um presente como um gesto de agradecimento em homenagem ao dia.

 

4. Evidencie as mulheres que se destacam em sua empresa

Você provavelmente já está distribuindo prêmios mensais e anuais como parte de seu programa de gamificação e reconhecimento. Então, por que não organizar um prêmio especialmente para o Dia das Mulheres também?

Como fazer na prática? Realize uma cerimônia de premiação específica para homenagear as mulheres excepcionais de sua empresa.

Exemplos de categorias que podem ser premiadas para o Dia da Mulher no trabalho:

  • Mulher do ano
  • Melhor mentora
  • Melhor jogadora em equipe
  • Mais adaptável
  • Novata em ascensão
  • Líder extraordinária
  • Heroína humilde
  • Melhor conselheira

Lembre-se, o objetivo da premiação é chamar a atenção para a qualidade do trabalho de suas colegas de equipe, não para o gênero.

Leia também: 10 ideais para reconhecimento de funcionários

 

5. Crie o mural da igualdade de gênero para o Dia da Mulher na empresa

Incentive todos os colaboradores a se comprometer com uma ação para tornar o mundo e a empresa um lugar com maior igualdade de gênero, criando um mural com essas propostas. 

Como fazer na prática? 

  1. Escolha um lugar para o mural ficar fixado. 
  2. Explique o que é igualdade de gênero e por que um mundo com maior igualdade é importante.
  3. Incentive que todos se perguntem: “Que ação eu posso tomar para ajudar a criar um mundo com maior igualdade de gênero?”
  4. Diga para que todos escrevam seus nomes em um cartão, junto com a ação que ele/ela deseja realizar para ajudar a criar um mundo com maior igualdade de gênero. Por exemplo, “Vou ser o mentor de uma mulher e ajudá-la a organizar suas finanças”.
  5. Cole os cartões no mural.
  6. Incentive que todos tenham esse cartão em mente como um lembrete diário de sua promessa de ação.

Este ano, faça as coisas de forma um pouco diferente na sua empresa. Comemore as mulheres poderosas em seu meio por serem exatamente isso — poderosas.

 

6. Apoie projetos sociais 

Que tal aproveitar a data para incentivar boas ações?

Procure ONGs e projetos voltados a mulheres que estejam alinhados aos valores da empresa e coloque em prática ideias como:

  • Rifas beneficentes;
  • Arrecadação de alimentos, doações e itens de higiene pessoal;
  • Promoção de palestras sobre temas como educação financeira, dicas para criar um currículo bem estruturado;
  • Oferta de minicursos gratuitos sobre a área de atuação da sua empresa.

Incrível, né? Encontre um projeto próximo de você e incentive a participação de todos os funcionários. Afinal, a luta pelos direitos das mulheres deve ser coletiva.

 

7. Incentive o cuidado com a saúde mental das mulheres

Quando se fala em saúde da mulher, é comum associarmos isso a temas como prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero, mas pouco se debate sobre a saúde mental das mulheres. 

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Oxfordas mulheres têm 40% mais chances do que os homens de sofrer algum transtorno mental. E quando o assunto é depressão, as chances aumentam para 75%. 

Levando esse contexto em consideração, é importante promover ações que incentivem o cuidado com a saúde da mente, como: rodas de conversas, debates com profissionais da área e momentos de autocuidado voltados à prática de atividades físicas, meditação e o incentivo à procura de ajuda médica.

Como profissionais da área de gestão de pessoas, é fundamental incentivar ações que promovam o bem-estar dos funcionários.


 

8. Ofereça sessões de mentoria

Crie oportunidades para mulheres em sua equipe serem mentoradas por outras pessoas em posições de liderança.

As sessões de mentoria são uma forma valiosa de desenvolvimento pessoal e profissional, especialmente para mulheres que buscam avançar em suas carreiras.

 

9. Faça uma sessão de treinamento sobre preconceito inconsciente

O preconceito inconsciente é uma forma de discriminação que muitas vezes passa despercebida.

Aqui estão algumas formas comuns de preconceito inconsciente que as mulheres podem enfrentar:

  1. Expectativas de gênero: as expectativas de gênero podem afetar a forma como as mulheres são percebidas no local de trabalho. Por exemplo, pode-se esperar que uma mulher seja mais emocional ou menos assertiva do que um homem, o que pode levar a julgamentos injustos e a uma menor consideração de suas habilidades e competências.
  2. Viés materno: o viés de maternidade é um tipo de preconceito inconsciente que pode afetar as mulheres no local de trabalho. Isso ocorre quando as mulheres são vistas como menos comprometidas com suas carreiras devido às suas responsabilidades familiares, como cuidar dos filhos.
  3. Suposições sobre habilidades: as mulheres podem enfrentar preconceitos inconscientes em relação às suas habilidades e competências. Isso pode levar a suposições injustas de que as mulheres não são tão boas em certas tarefas ou áreas de trabalho quanto os homens, mesmo que isso não seja verdade.
  4. Viés de afinidade: o viés de afinidade é um tipo de preconceito inconsciente que ocorre quando as pessoas se sentem mais inclinadas a apoiar e promover pessoas que se parecem ou se comportam como elas. Isso pode levar a uma maior promoção de homens e uma menor promoção de mulheres, especialmente em cargos de liderança.
  5. Estereótipos de gênero: os estereótipos de gênero podem afetar a forma como as mulheres são percebidas no local de trabalho. Por exemplo, pode-se esperar que as mulheres sejam mais amigáveis e mais propensas a trabalhar em equipe do que os homens, o que pode levar a uma menor consideração de suas habilidades individuais.

Esses são apenas alguns exemplos de preconceito inconsciente que as mulheres podem enfrentar no local de trabalho. É importante estar ciente dessas atitudes e trabalhar para superá-las, promovendo a igualdade de gênero e a inclusão no ambiente de trabalho.

Realizar uma sessão de treinamento sobre preconceito inconsciente pode ajudar a aumentar a conscientização sobre o assunto e incentivar a todos a serem mais conscientes e inclusivos.


 

10. Crie um grupo de afinidade

Crie um grupo de afinidade para mulheres em sua equipe.

Isso pode ser uma forma valiosa de construir uma comunidade de apoio e compartilhar experiências e recursos para o desenvolvimento profissional.


11. Fuja do óbvio: faça esse assunto ser uma pauta constante

Se a busca pela igualdade de gênero e o respeito às mulheres faz parte da cultura da sua empresa, não deixe essa temática ser abordada em uma data específica do ano. Você pode planejar e desenvolver ações que preencham todo o calendário, criando uma agenda que envolve os times em diferentes ocasiões no mês de março ou no decorrer do ano.

Com isso, você incentiva o engajamento dos colaboradores e fortalece o sentimento de valorização das mulheres não só no ambiente de trabalho, mas também fora dele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre