18 setembro 2022

Atividades Primavera

 

1. Atividade de Colagem

 A atividade de colagem pode ter muitas variações, sendo realizada em papéis de ofício, em painéis ou na confecção de artesanatos simples.

Por exemplo, é possível formar uma árvore ou uma flor no papel, colando papeis picotados ou bolinhas de crepom para preencher um desenho impresso.

atividades sobre a primavera para educação infantil

Outras opções podem ser: a criação de uma flor em EVA, colando as suas partes recortadas de um molde; ou a produção de um painel com essa mesma técnica.

Sem falar que é possível trabalhar com recorte de imagens de revistas e livros, usando tesoura sem ponta, para que as crianças as colem nas atividades

atividades sobre a primavera para educação infantil flor

Isto desenvolve o sistema motor e cognitivo da criançada, principalmente, pensando nessa fase inicial tão importante para o desenvolvimento infantil.

2. Atividade de Artes

 As atividades de artes para primavera na Educação Infantil também formam um conjunto de muitas possibilidades.

atividades sobre a primavera para educação infantil colorir

Afinal, a arte para crianças podem envolver pintura a dedo, com pincel, lápis de cor, giz de cera, entre outras opções de material.

atividades sobre a primavera para educação infantil pintura

atividades sobre a primavera para educação infantil rosas

Pode-se experimentar a construção de esculturas de flores, animais ou árvores,

atividade primavera educação infantil

A ideia é brincar com as cores, sentindo o aroma dos materiais, além das suas texturas.

Veja outras ideias de atividades para fazer com alunos da educação infantil

3. Atividades lúdicas

As atividades lúdicas podem despertar o interesse nos cuidados com o meio ambiente, vivenciando a presença da primavera de maneira prazerosa e educativa.

Desse modo, pode-se criar muitas vivências criativas com as crianças, no meio da natureza, em lugar seguro e adequado para a idade delas.

Crianças da educação infantil em floricultura

Então, que tal deixar que as crianças cuidem de algumas mudas de plantas ou passeiem nas floriculturas ou parques para desfrutar dos sentidos, vendo, cheirando e/ou sentido as texturas?

Atividade passeio em floricultura

Caso isto não seja possível, leve diferentes tipos de flores para a escola, até mesmo em telas de pintura, criando uma exposição criativa e lúdica para as

Criança da educação infantil pintando primavera

Assim, as atividades lúdicas podem estimular a convivência harmônica com a natureza através da contemplação das suas maravilhas, trazendo bem-estar e alegria para o corpo.

4. Contação da história “A Primavera da Lagarta”

A contação dessa história que envolve a lagarta, a formiga e outros animais, se tornou popular na primavera.

Sendo assim, é possível criar um espaço com as crianças para contar essa história da maneira que achar melhor, usando músicas, fantoches, imagens ou outros elementos.

Essa história fala de uma reunião na floresta, convocada pela formiga, para criticar e tomar decisões em relação a lagarta, que para os animais presentes era considerada preguiçosa.

No entanto, eles descobrem que a lagarta se transforma em borboleta com o passar do tempo e acham isso um milagre!

Sendo assim, aprendem a ter paciência com as lagartas para poderem conhecer e aproveitar as borboletas.

5. Jogos pedagógicos

Os jogos pedagógicos são brincadeiras acessíveis e práticas, sobre o tema da primavera.

É possível criar ou usar jogos que possuam figuras representativas dessa estação, como amarelinha, bingo, quebra-cabeça e jogo da memória com desenhos de plantas e flores.

Atividade de primavera amarelinha

Além disso, os jogos podem servir para ensinar matemática, português, entre outras disciplinas, trabalhando com ilustrações e histórias que representem a primavera.

Por exemplo, brincadeiras de adivinhações podem ser estimuladoras, assim como a contagem numérica de determinadas quantidades de flores, pétalas, frutas ou sementes.

Quebra cabeça de natureza educação infantil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre