11 abril 2018

Meu filho não gosta de ler! Dicas para os pais!

Se você se preocupa com que seu filho(a) leia, veja os conselhos que trazemos hoje para os pais! Incentivar a leitura não é tarefa apenas da escola. Os pais precisam também auxiliar em casa.
Neste artigo daremos dicas de como os pais podem auxiliar em casa para que os filhos gostem de ler!
Muitas vezes em sala de aula escutamos essa pergunta: “Como eu consigo fazer com que meu filho leia?” A pergunta não é para que o filho “leia mais”, mas que meramente “leia”.
O tempo passa e os desafios em relação à leitura continuam os mesmos. Mesmo o maior acesso à mídia e a expansão da tecnologia não mudaram muito a paisagem: Ainda há crianças que resistem à leitura. Isso é um fato.

Meu filho não gosta de ler!
Dicas para os pais!

Criar um Hábito

O que precisamos entender é que a leitura é um hábito que precisa ser nutrido, incentivado e desenvolvido. Sem o apoio dos pais – os livros em casa são um privilégio para alguns, para outros, uma parte dos móveis – isso é difícil de alcançar. No entanto, a inspiração mais poderosa para as crianças lerem é verem adultos fazendo isso. E isso significa que vocês devem ler para que seus filhos vejam!
Oh, eu sei que você provavelmente já leu, mas você conversa com seus filhos sobre o que você está lendo? Você fala com eles sobre seus livros, sobre sua própria leitura, sobre o que você está achando da história, do autor, do enredo, dos personagens? Você lê quantos livros, ao mesmo tempo? Você já começou um livro e parou? Já disse aos seus filhos que isso é possível de fazer? Que existe a liberdade leitora? Que ler é um prazer? E que também, às vezes precisa ler por necessidade de trabalho, para se qualificar, para aprender mais, para dar significado? Pois é…
Precisamos convencer as crianças de que a leitura é algo de valor, e que a fazemos todos os dias. E apenas dizer sem mostrar pelo exemplo não é significativo para alguns. Precisamos mostrar a eles como é a vida com a leitura.
É preciso tempo para formar o melhor hábitos de todos, mas vale a pena!
Como todos os pais, temos tendência a comparar nossos filhos com os outros, e somos tentados a comparar sua leitura com a das outras crianças que conhecemos. Se você faz isso, pare agora! Entenda que toda criança é diferentes e progredirão em ritmos muito diferentes.

Tenha uma experiência física com livros

Visite livrarias ou bibliotecas com seus filhos. Nesses lugares, as prateleiras estão sendo preparadas com livros novos, lindamente desenhados e escritos. Juntos, escolha algo que toda a família possa ler. Leiam juntos, com a televisão desligada por pelo menos meia hora – ou comece com quinze minutos de leitura. Discuta os personagens e a trama. Faça previsões juntos sobre o que você acredita que irá acontecer no livro e incentive seus filhos a fazerem perguntas para você. O mais importante é estabelecer um diálogo, que pode se tornar uma rotina, que poderá se tornar um hábito. E os bons leitores geralmente irão melhores na escola, não há dúvida sobre isso.

Possua Livros

Possuir livros é uma coisa maravilhosa: ver uma estante cheia de de livros foi um dos meus grandes prazeres quando era criança, e sabendo que eu também leria essas histórias – fez com que eu desenvolvesse minha própria relação especial com vários personagens das histórias e as tornaram ainda mais especial. Não subestime o prazer estético que percebemos ao visualizar livros.

Faça assinatura de revista

Por que não comprar uma assinatura de uma revista da escolha do seu filho, algo que pode ser apenas dele? No mundo infantil e juvenil temos vários tipos de leituras interessante e divertidas. Qualquer tipo de leitura vale! Quando a primeira revista chegar do correio com o nome do seu filho impresso, você ficará surpreso com o impacto que isso terá. Não, eles podem não se tornar leitores da noite para o dia, mas a “coleção” que eles terão, a maneira como as revistas se acumularão na prateleira, a maneira como ele as manterá em ordem, é parte do que faz um leitor.
“Precisamos convencer as crianças de que a leitura é algo de valor, e que a fazemos todos os dias.”  – Kenny Pieper

Seja parceiro da escola

Faz parte do trabalho da professora de Língua Portuguesa ensinar seus filhos a ler bem. Mas não só a ela. Outros professores podem e devem também incentivar a leitura. Dessa forma, acompanhe as atividades de seus filhos. saiba as leituras que os professores deles estão incentivando na escola. Seja participativo! Apoie os professores! Lembre-se de que vocês estão juntos nesse relacionamento!

Compartilhe seus pensamentos

De que outra forma você pode se envolver na leitura do seu filho? Bem, por que não tentar blogar? É grátis e fácil de configurar e gerenciar. Poderia ser um esforço conjunto com o professor, um blog de classe que todos usam. Mas, mais importante, deve se tornar um lugar para leitores “publicarem” pensamentos sobre leitura, recomendações de livros, discussões de livros.
Isso ajuda a criar uma cultura onde uma comunidade de leitura é uma comunidade positiva e você, o pai/mãe/responsável, pode se envolver também. Os blogs podem criar um público genuíno para a escrita de uma criança/jovem e, se você pode responder às suas postagens, você pode começar a desenvolver algumas oportunidades fascinantes de consciência leitora.
Por que a sugestão de ser on line? Porque seu filho pode se sentir mais confortável falando sobre livros on line,  é claro, pois a garotada hoje é toda conectada, tem Facebook, Whatszap… Se não for através de blogs, uma outra opção é criar grupos de leitura de livros no Facebook ou no Whatszap, funcionaria da mesma forma.
Mas é claro, se você estiver mais confortável com o lápis e o papel antigos, por que não começar então um diário de leitura com seu filho? Você pode começar com algumas perguntas simples sobre o título e os primeiros capítulos do livro, então, à medida que ele começa a responder-lhe, você pode aumentar o grau de desafio das perguntas progressivamente, gradativamente. Torna-se uma conversa contínua (semanalmente? Que tal?) o que, mais uma vez, permite que você desenvolva uma cultura de leitura em casa.
A chave do sucesso é que a leitura deve se tornar uma coisa que TODOS vocês fazem na família – e o hábito começa a se formar. Pense nas mudanças e nas experiências de seus filhos mais tarde, se eles crescerem para serem leitores para a vida toda. É extremamente importante que não deixemos nossos filhos ao acaso. O hábito de leitura com certeza será um dos presentes mais importantes que lhes daremos.
Então pense o que você pode fazer em sua casa para incentivar a leitura dentro das dicas que demos e Boa sorte! Lembre-se! A escola ensinará o seu filho a ler, mas só você poderá fazer a leitura se tornar um hábito para toda a vida!
Autoria: Professora Vânia – https://atividadesparaprofessores.com.br
Especialista em Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com o Auxílio de Novas Tecnologias PUC-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre