A Educação Infantil durante muitos anos foi embasada apenas na ideia assistencialista, ou seja, era apenas focada em oferecer os cuidados básicos, no qual as crianças eram deixadas nas creches, para que os pais pudessem ir trabalhar.
No entanto, com o passar do tempo, a educação infantil foi ganhando uma nova roupagem, aonde se começou a abordar práticas pedagógicas mais integradoras, sendo que o cuidar e o educar dentro da Educação infantil passaram a ser compreendidos de forma articulada.
Assim, diversos estudiosos e pesquisadores da educação infantil afirmam que, nos primeiros anos de vida, os desenvolvimentos dos aspectos cognitivo, afetivo, físico e emocional das crianças precisam ser estimulados, o que não acontece quando apenas se realiza os cuidados básicos com higiene e alimentação, sendo esse um dos principais motivos que o educar foi incorporado ao sistema de Educação infantil.
Qual a diferença e porque tanto o “cuidar” quanto o “educar” são importantes
É incontestável que, quando falamos de educação infantil existe uma verdadeira relação entre o cuidar e o educar, sendo que ambas, trabalhadas em conjunto, implicam em um melhor atendimento às crianças nos espaços escolares.
No entanto, apesar de essa ser uma verdade, sempre encontramos alguns conflitos dos professores na educação infantil, no que se refere ao cuidar e educar. Neste sentido, alguns educadores defendem que cuidados básicos não são atividades pedagógicas e se sentem desvalorizadas ao realizarem tarefas relacionadas ao cuidar. Enquanto outros acreditam justamente ao contrário, que cuidar e educar na educação infantil são indissociáveis e por isso devem caminhar juntos.
Assim, para tentarmos entender melhor estes conflitos que permeiam os educadores, cabe explicar ambas as funções em separado.
O “Cuidar” na educação infantil
É importante sempre ressaltar que o cuidar é um dos elementos mais importantes da educação infantil, sendo esse uma parte necessária e importante quando se trata da formação de professores para o trabalho com crianças pequenas.
Assim, essa atividade requer habilidades e conhecimento específico da parte de quem cuida, já que cuidar de crianças pequenas é mais complexo do que se pode supor. Ainda mais, quando esse cuidar está dentro de um contexto educativo, aonde além dos conhecimentos também são necessários à cooperação de profissionais das diferentes áreas.
[…] O cuidado está pautado na necessidade do outro. Isso significa que quem cuida não pode estar voltado para si mesmo, mas deve estar receptivo, aberto, atento e sensível para perceber aquilo de que o outro precisa. Para cuidar, é necessário um conhecimento daquele que necessita de cuidados, o que exige proximidade, tempo, entrega. (KRAMER, 2005, p. 82).
Portanto, antes de qualquer conhecimento o cuidar requer comprometimento com o outro, além de ter uma maior sensibilidade às necessidades das crianças, que devem ser sempre observadas, ouvidas e respeitadas.
Além disso, todos os procedimentos relacionados ao cuidado devem seguir os preceitos básicos em relação à saúde, sobre o desenvolvimento biológico, emocional e intelectual das crianças, levando em consideração as diferentes realidades socioculturais do outro.
O “Educar” na educação infantil
De acordo com as Diretrizes Curriculares para Educação Infantil, educar é propiciar situações, brincadeiras orientadas de forma integrada, a fim de gerar aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis e das relações interpessoais.
Além disso, educar é criar capacidade da criança entender o que é ser em uma atitude básica de aceitação e criação de identidade e ainda, desenvolver a capacidade de estar com os outros, estimulando o respeito e confiança.
Educar é uma a forma das crianças terem acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural, auxiliando no desenvolvimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, visando construir crianças felizes e futuros adultos conscientes.
Dessa forma, cabe ao educador entender que é fundamental que a formação de qualquer criança seja vista como um projeto inacabado e expansão, no qual sempre estará aberto a novas possibilidades.
Como cuidar e educar na educação infantil?
Conforme visto acima, é impossível tentar dissociar o cuidar do educar, visto que ao educar se cuida e ao cuidar se educa, ou seja, são atividades que não podem andar separadas, por mais que muitas vezes isso incomode alguns educadores. Assim, para desenvolver um plano de trabalho que englobe as duas funções é preciso buscar o equilíbrio entre ambos, não apenas realizando os cuidados especiais, mas as reconhecendo como pessoas pequenas com sua personalidade e capacidade intelectual.
Ainda de acordo com Piaget, é necessário conhecer os níveis de desenvolvimento de cada criança, para que assim, identifique a capacidade de cada um e poder realizar as adaptações que são necessárias em seus processos de aprendizagem. Por esses motivos é fundamental que os profissionais desta área, sejam flexíveis, para que possam realizar as adaptações que forem necessárias em seus planos de trabalho para melhor atender as suas crianças.
Essas atividades podem ser trabalhadas de melhor maneira quando selecionamos estratégias e plenejamos. Para isso selecionar ferramentas didáticas que possam te auxiliar faz com que se consiga ter sucesso nos desafios docentes.
Pensando nisso, para fechar o artigo, trago um modelo de desenvolvimento de trabalho pedagógico, dividido em três etapas principais e que podem ser desenvolvido para crianças de ensino infantil. Neste exemplo, podemos verificar como as funções de cuidar e educar caminham lado a lado na educação infantil.http://educacaoinfantil.net.br
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