14 março 2015

Como articular toda a escola para a criação de grupos de apoio


O planejamento e a formação dos envolvidos irão garantir um trabalho bem organizado e contribuir com ações de melhoria na aprendizagem dos alunos. (Foto: Manuela Novais)
O planejamento e a formação dos envolvidos irão garantir um trabalho bem organizado e contribuir com ações de melhoria na aprendizagem dos alunos. (Foto: Manuela Novais)
Finalizando a reflexão sobre o funcionamento dos grupos de apoio, destaco a importância do coordenador envolver toda a equipe da escola no planejamento e na realização dessa estratégia.
Em primeiro lugar, a criação dos grupos requer o levantamento de dados para justificar as necessidades de aprendizagem e a elaboração de um plano de intervenção. Para criar esse plano, devem ser feitos encontros com os docentes, aplicação de atividades diagnósticas nas classes, organização e tabulação do resultado dos alunos e levantamento dos conteúdos que precisam ser estudados. Na minha cidade, seguimos as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Educação, como você pode conferir neste arquivo.
Os critérios devem ser bem planejados e o funcionamento dos grupos deve ser acompanhado de perto pelo coordenador. Instrumentos de avaliação precisam ser aplicados periodicamente para que os avanços na aprendizagem dos alunos possam ser avaliados e eventualmente seja feito um replanejamento. Assim, o coordenador consegue defender a necessidade dos grupos junto à gestão da escola.
Além de acompanhar a dinâmica dos grupos, o coordenador é responsável pela formação dos professores e o aprimoramento da prática. Por isso, ele precisa levantar as necessidades de aprendizagem da equipe e utilizar estratégias metodológicas diversificadas, como a observação de aulas, a análise de planejamentos elaborados por eles, a filmagem de atividades, o estudo de casos de questões apresentadas pelos alunos, entre outros. Algo que pode ajudar nessa organização é a elaboração de um cronograma para os educadores. Nós também contamos com orientações da Secretaria para isso. Veja aqui.
O planejamento do processo e a formação dos envolvidos irão garantir um trabalho bem organizado e contribuir com ações preventivas de melhoria na aprendizagem dos alunos. E, como você pode notas nos documentos, o apoio da direção e da Secretaria de Educação são essenciais para que essa intervenção pedagógica aconteça de fato.http://gestaoescolar.abril.com.br/

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