21 janeiro 2015

Plano de aula:Iniciação científica: os segredos do pão

Entender como o fermento age para fazer o pão crescer.
Ano(s) 
Tempo estimado 
Oito semanas
Material necessário 
Fermentos (biológico e químico), açúcar, dois pires, colher, três vidros de boca larga e um cartaz.
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Pergunte: "Como o pão cresce?". Encare as respostas como uma sondagem de conhecimento. Se alguém disser que o fermento é o responsável, lance outra questão: "Como ele faz o pão crescer?". Para continuar, peça que cada aluno leve para a sala diferentes receitas de pão.
Flexibilização para alunos com deficiência auditiva 
Solicite ao AEE que providencie fotografias das etapas de produção do pão e apresente essas imagens na hora de lançar as perguntas.
2ª etapa 
Monte uma tabela classificatória dos tipos de receita que as crianças pesquisaram, pedindo que indiquem a função de cada ingrediente. Você pode isolar os usados na massa (farinha, ovo, leite etc.) e solicitar que elas se concentrem nos demais. Guarde esse quadro, pois ele será completado no fim da sequência.
3ª etapa 
Para testar a hipótese de que o fermento é o responsável pelo crescimento, faça um pão adicionando esse ingrediente apenas à metade da massa. Em seguida, peça que os alunos observem e anotem o que aconteceu. Chame a atenção para o procedimento de preparo, que diz: "Misture o fermento ao açúcar e à água morna". Por que isso é necessário?
Flexibilização para alunos com deficiência auditiva 
Organize um grupo menor e peça que os colegas o auxiliem em sua participação.
4ª etapa 
Para investigar o papel da água morna e do açúcar, divida a classe em dois grupos. Cada equipe vai preparar um dos experimentos descritos abaixo. Oriente-os, porém, a observar e registrar a aparência dos ingredientes antes e depois de misturá-los (estados inicial e final). O relato deve mencionar o que ocorre em relação a cor, textura, consistência e cheiro. A turma provavelmente concluirá que, no experimento 1, o fermento se torna líquido. No experimento 2, entretanto, há mudanças no cheiro (explique que é um gás liberado na reação) e na textura da mistura (que fica mais espessa). Organize um grupo menor e peça que os colegas o auxiliem em sua participação, conversando sempre de frente para ele e respeitando sua autonomia. 
Flexibilização para alunos com deficiência auditiva 
Se for possível, filme a 4ª etapa e encaminhe para um trabalho junto ao AEE, de modo que o aluno com deficiência possa rever o processo.

EXPERIMENTO 1 
Ingredientes: fermento e açúcar. Modo de preparo: coloque uma colher de sobremesa de fermento em dois recipientes. Num deles, acrescente uma pequena colher de açúcar. Aguarde aproximadamente três minutos, observando possíveis alterações. Ao final desse período, misture com uma colher o fermento e o açúcar. Observe.

EXPERIMENTO 2 
Ingredientes: fermento, água fria, água morna e água bem quente. Modo de preparo: coloque uma colher de sobremesa de fermento em três copos diferentes e enumere-os. No copo 1, adicione 50 ml de água fria. Observe e anote o resultado. Repita a operação nos outros dois copos (com água morna e água bem quente, respectivamente).
5ª etapa 
Converse com a turma sobre o que foi observado. Tanto a mudança de estado (sólido para líquido) como a formação de espuma e a liberação de gás indicam que houve transformação ou reação química. Faça uma nova mistura adicionando os três ingredientes investigados (fermento, água morna e açúcar). O que acontece? Leve os alunos a perceber que a quantidade de espuma e gás é maior que nos experimentos em que a água e o açúcar estavam separados.
6ª etapa 
Apresente um novo problema para a garotada: "De onde vem o gás liberado durante a fermentação?". Informe que é preciso consultar o rótulo do fermento. Destaque a expressão "fermento biológico", explicando que a palavra "biológico" indica a presença de seres vivos (micro-organismos). Proponha aos estudantes uma pesquisa sobre o tema em livros, enciclopédias, revistas e sites. Faça perguntas que orientem o trabalho: "O que são micro-organismos? De que eles precisam para viver? Como se reproduzem?". Você pode solicitar um registro coletivo ou individual.
7ª etapa 
Sistematize o conhecimento com uma explicação sobre leveduras, o tipo de micro-organismo que faz a massa crescer. Informe que, em contato com o açúcar, a levedura começa a se reproduzir, e que a água morna cria as condições ideais para isso. Explique ainda que, para a reprodução ocorrer, os micro-organismos liberam dióxido de carbono (CO2), o gás que cria bolhas na massa e a faz inchar. Retome a tabela construída na 2ª etapa e, com a ajuda dos alunos, complete-a com as funções de cada ingrediente.
Avaliação 
Verifique a evolução de cada aluno tendo como parâmetro principal a participação nas atividades. Uma possibilidade é montar uma tabela para avaliar os seguintes itens: envolvimento nas experimentações, iniciativa de buscar fontes nas pesquisas em casa, observação atenta e registro completo.
Deficiências 
Auditiva
http://www.gentequeeduca.org.br/

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