20 dezembro 2014

Todos os funcionários precisam de um momento de reflexão e planejamento


.Leninha Ruiz com a equipe de funcionários da EMEI Maria Alice Pasquarelli (Foto: Gabriela Portilho)
Como todos sabem, uma escola vai muito além da sala de aula. Ao longo dos meses, realizamos atendimentos, fazemos matrículas, planejamos eventos institucionais, cuidamos da infraestrutura, servimos a merenda… Todas essas atividades envolvem secretárias, cozinheiras, pessoal da manutenção e da limpeza e porteiros. Portanto, é muito pertinente organizar uma reunião para analisar as ações que envolveram todos, ainda que tenha sido apenas por um dia, como exposições, mostras culturais ou festas. Muitas vezes, é apenas nesse encontro que temos a oportunidade de ouvir uns aos outros e elencar metas para o ano seguinte coletivamente.
Como organizar a reunião
O objetivo desse momento é considerar o que deve continuar e o que precisa ser aperfeiçoado para o ano seguinte. O foco do que e como será discutido deve ser definido de acordo com a realidade de cada escola.
Vou dar um exemplo. Ajudei uma instituição a organizar a hora do lanche para que as crianças se servissem com autonomia. Então, nesse encontro de avaliação, que ainda está para acontecer, a ideia é conversar se a organização do espaço físico e a dinâmica do autosserviço funcionaram bem e refletir sobre o papel de cada um para deixar o lugar sempre limpo e organizado.
Para nortear a discussão, elenquei alguns indicadores (você pode vê-los aqui) a serem comentados pelos funcionários presentes – entreguei o documento com antecedência, assim, todos poderão antecipar as reflexões que serão expostas na reunião. Entre eles, estão itens como cronograma, divulgação do cardápio e definição das atribuições.
Cada um poderá expor suas ideias e ouvir o outro lado, apontando o que está bom, o que deve permanecer e dando sugestões de adequação. Teremos, ao todo, 40 minutos para, democraticamente, encontrar a melhor logística para o momento do lanche e a melhor divisão das responsabilidades. Assim, garantimos que todos entendam os motivos de eventuais mudanças e se engajem na melhoria da ação no ano que vem.
Como as avaliações estão incluindo todos na sua escola?
http://gestaoescolar.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre