Brasileirinho - História de Amor do Brasil
E de outras nações
Autor: Ieda de Oliveira
A formação do povo brasileiro é um assunto que está sempre em discussão e que muitas vezes não está esclarecido para alguns adultos.
Foi pensando nisso que Ieda de Oliveira escreveu Brasileirinho – História de Amor do Brasil. A autora pretende contribuir, de forma bem-humorada, por meio da música e da poesia, para uma viagem por nossas raízes culturais.
Além de o leitor reconhecer um pouco do jeitinho do brasileiro em cada etnia que ajudou a formar a “cara” do Brasil, vai poder dançar e cantar ao ritmo de melodias que remetem a essas múltiplas culturas.
Em 1500, quando os portugueses desembarcaram no Brasil, encontraram os índios.
Depois disso, nunca mais os estrangeiros pararam de chegar ao país.
Essa história, a formação cultural do povo brasileiro, é contada em versos e música, com humor e apresentando as características de cada região do mundo.
Ao final, a autora ensina a fazer um instrumento e a tocar as músicas do livro
Com muita fantasia, criatividade e humor, a autora reconta a história dos 500 anos do Brasil.Brasileirinho - História de Amor do Brasil retrata a mistura de várias raças e culturas que culminaram no surgimento do brasileiro.
Um excelente livro, com canções que remetem à origem dos grupos humanos que ao longo desses 500 anos formaram a população brasileira.
Nossos novos índios
Sempre morei por aqui
Forte feliz e pelado
Vivendo na grande selva
Entre dormindo e acordado.
A terra aqui era grande,
muito verde, muito espaço,
mas o tempo foi passando
e até hoje não entendi,
se a terra foi sumindo
ou se fui eu que encolhi!
Vou vivendo no que resta
Enfrentando a situação
Dando bronca até paulada
Pra defender o meu chão.
Mas a coisa só piora
E do jeito que está indo
Se não gritar pra valer
Acabo mesmo é sumindo.
E aí, bye, bye, Brasil
Brasil de fraca memória,
Tenho medo até que esqueças
Que faço parte da história.
Justificativa
Ainda na carona do ilustre personagem "O Pequeno Príncipe", as crianças do Jardim "A" viajam pelo espaço e conhecem diferentes planetas e aterrissam na Terra, o "Planeta Água".
E não é que fomos parar bem no Brasil!?!
Um país com diferentes grupos étnicos, sendo esta pluralidade cultural a nossa característica mais marcante.
"No cenário mundial, o Brasil representa uma esperança de superação de fronteiras e de construção de uma relação de confiança na humanidade". (Pluralidade Cultural - Parâmetros Curriculares). A diversidade ou pluralidade está presente nos traços fisionômicos, nas tradições, nos regionalismos, nas variantes lingüísticas, nas manifestações de arte popular, nas visões de mundo, nos projetos de vida, nas crenças religiosas... É importante que as crianças conheçam, respeitem e valorizem cada história, os costumes, crenças e tradições, desde o princípio com os índios.
"...que o sujeito é determinado pelo organismo e pelo social que estrutura sua consciência, sua linguagem, seu pensamento, a partir da apropriação ativa das significações histórico-culturais..." (VIGOTSKY, 1998).
"O Pequeno Príncipe rumo ao Brasil", de forma lúdica e informativa, traz a história do mais: mais pessoas, mais rostos, mais traços, mais cores, mais cheiros, mais gostos mais poesias, mais canções, mais danças, mais festas populares e mais sonhos.
Objetivos gerais
Percorrer o caminho da história do Brasil e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, assim como suas características, costumes, valores e etnias que formam a identidade brasileira.
Trabalhar também com os princípios fundamentais da ética: convívio social, diálogo, justiça e solidariedade que serão a base da personalidade de adultos conscientes e comprometidos com o meio e com o outro.
Objetivos específicos
Observar a existência dos planetas e sistema solar;
Conhecer a história do país em que vivemos;
Evitar qualquer forma de preconceito, ao apresentar a história dos grupos humanos, suas diferentes culturas de origem, crenças e tradições;
Utilizar a linguagem poética e literária (poemas, poesias e prosas), oral (anedotas, piadas, brincadeiras, expressões pitorescas, canções populares...) e artística;
Oportunizar momentos de socialização e pesquisa envolvendo escola / família sobre histórias, lendas, idiomas, danças, comidas típicas...;
Buscar fatos ou curiosidades para reflexão a fim de desenvolver estruturas de pensamento;
Estimular o raciocínio lógico matemático;
Explorar os movimentos corporais através de danças, cantigas de roda e do jogo simbólico (ao assumir e representar papéis sociais).
"Desde a infância, através do processo de desenvolvimento e interação social, os seres humanos aprendem a discriminar e a estabelecer comparações e conceitos que corresponderão aos comportamentos aprovados socialmente. Ao mesmo tempo, vão aprendendo a empregar tais conceitos a si mesmos". (SILVA, 1999)
Procedimentos
Conversas em roda;
Contações de histórias;
Construções tridimensionais, bidimensionais e planas;
Atividades que desenvolvam a psicomotricidade;
Ampliação das relações sociais em trabalhos coletivos ou em pequenos grupos;
Saco-surpresa.
Referências Bibliográficas
ROCHA, Ruth. Faz muito tempo.
MACEDO, Aroldo e FAUSTINO, Oswaldo. A menina que viu o Brasil neném.
OLIVEIRA, Ieda de Brasileirinho.História de amor do Brasil.
Vejam mais aqui
Olha o Linguagem aqui de novo....
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