11 setembro 2024

Dicas para trabalhar cores no maternal

 

Como para trabalhar cores com maternal

Esta é uma proposta pedagógica bem fácil de ser aplicada com turmas pequenas, nos projetos de educação infantil... Que tal adaptar para sua turma? A proposta vai trabalhar concentração, coordenação motora e conhecimento das cores. Vamos aprender?
 dica para trabalhar cores no maternal
A dica é super simples e econômica: pegue uma caixa e pinte ou encape nas cores sugeridas. Compre prendedores de roupa plásticos nas mesma cores ou pinte prendedores de madeira. Coloque os prendedores na caixa e tampe, esta será uma caixa surpresa. Na sala de aula convide os alunos a olhar dentro da caixa. Pergunte a eles se conseguem abrir e fechar os prendedores. Faça isto com eles, ajudando-os neste movimento. Depois, convide-os a colocar os prendedores em suas cores indicadas.

10 setembro 2024

Atividades para trabalhar identidade com berçário

 


A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais. Ora as crianças imitam o outro, ora diferenciam-se dele. Para ajudar os bebês nesse processo, você pode criar situações nas quais eles se comuniquem e expressem desejos, necessidades, preferências e vontades. 

Brincadeiras feitas em frente do espelho ajudam a criança a reconhecer suas características físicas. Já o desenvolvimento da auto-estima se dá conforme a criança incorpora a afeição que os outros têm por ela e a confiança da qual é alvo. Confiram 05 atividades pra ajudar a desenvolver a identidade!!!

TODO MUNDO NA JANELINHA
IDADE De 9 meses a 2 anos.
TEMPO 30 minutos.
ESPAÇO Sala de atividades.
MATERIAL Cartolina, caneta hidrocor, cola e uma foto de cada criança.
OBJETIVO Favorecer o reconhecimento da própria imagem e da dos colegas.
PREPARAÇÃO Em uma cartolina, desenhe um trenzinho com o número de vagões correspondente à quantidade de crianças. Pendure o cartaz na parede da sala antes de elas chegarem. No dia da brincadeira, peça aos pais que mandem uma foto do filho ou da filha. Peça aos pequenos que sentem em roda e coloquem a foto no meio do círculo. Aconchegue os bebês no grupo e converse com todos. Comente uma foto por vez. Mostre a imagem e diga: “Olha a Aninha!”, “Onde você estava?”, “Na praia, não é?”, “O seu biquíni era azul?”, “Quem já foi à praia?” Chame as crianças pelo nome, pois é muito comum na Educação Infantil o uso de apelidos. Depois dos comentários, cole as fotos nos vagões e deixe elas apreciarem. Inclua uma foto sua também. O trenzinho fica na classe até as férias. Você vai perceber que, sempre que possível, as crianças vão chamar as pessoas que se aproximam da sala para ver as fotos.

VAMOS AO BAILE?
IDADE A partir de 2 anos.
TEMPO 40 minutos.
ESPAÇO Sala ampla.
MATERIAL Espelho de corpo inteiro, aparelho de som, tecidos, fantasias e maquiagem (testada dermatologicamente, antialérgica e sem álcool).
OBJETIVO Favorecer a construção da identidade com o uso do espelho.
COMO BRINCA Leve as crianças para uma sala que tenha um ou vários espelhos grandes para que todas consigam se ver ao mesmo tempo. Deixe as fantasias e os tecidos à disposição delas. Comece a atividade avisando que vai haver um grande baile e, por isso, elas precisam colocar uma roupa especial e se maquiar. Faça você a pintura no rosto das crianças ou peça ajuda a outro educador. Quando a turma estiver pronta, coloque músicas animadas e comece o baile. Depois que as crianças dançarem livremente, conduza a atividade sugerindo que façam caretas em frente do espelho, dobrem os joelhos, levantem os braços, expressem tristeza, balancem a cabeça e movimentem os tecidos que seguram. Sugestão: maquie-se e fantasie-se você também para curtir junto.

CADA UM DO SEU JEITO
IDADE 3 anos.
TEMPO Uma hora.
ESPAÇO Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL Papel Kraft, tesoura, canetas hidrocor e fita adesiva.
OBJETIVOS Construir a imagem do próprio corpo e trabalhar a auto-estima.
COMO BRINCA Cada criança deita sobre uma folha de papel para que você possa desenhar a silhueta dela. Recorte o contorno, escreva o nome da criança e entregue a ela para completar o desenho com olhos, mãos, joelhos etc. Nesse momento, incentive a criança a observar o próprio corpo. Não espere nada figurativo. Quando todos concluírem o trabalho, cole as silhuetas lado a lado na parede e estimule a observação: “Olha! A Iara é mais alta que o Pedro”. Converse bastante sobre as particularidades de cada uma. Esse diálogo contribui para a construção da auto-imagem e da auto-estima, pois a criança interioriza o afeto que você e os colegas têm por ela, expresso na conversa.

CADÊ MINHA FOTO?
IDADE A partir de 1 ano e meio.
TEMPO Uma hora.
ESPAÇO Todos os espaços da escola e o tanque de areia.
MATERIAL Fotos das crianças, cola e plástico adesivo.
OBJETIVO Reconhecer a própria imagem e a dos colegas.
PREPARAÇÃO Encape as fotos com o plástico adesivo para que não estraguem. Elas devem ser as que estavam no trenzinho, descrito na atividade Todo Mundo na Janelinha. Esconda-as no tanque de areia. Quando as crianças entrarem na sala, comente: “Onde estão as fotos do painel? Sumiram! Alguém viu? Não? Vamos procurar? Devem estar em algum lugar na escola...” Indique alguns espaços para elas procurarem as imagens, deixando o tanque de areia por último. Se a foto encontrada não for a da própria criança, peça que ela a entregue ao dono. Quando todos estiverem com as próprias fotos, podem voltar para a sala e colá-las novamente no painel.

CAIXINHA SURPRESA
IDADE A partir de 2 anos.
TEMPO 30 minutos.
ESPAÇO Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL Caixas de sapatos e espelhos pequenos protegidos por uma moldura resistente. Se não houver espelhos na escola, peça aos pais para providenciarem.
OBJETIVO Brincar com a própria imagem.
PREPARAÇÃO Peça aos pais que enviem uma caixa de sapatos enfeitada de casa. Antes de a atividade começar, cole o espelho no fundo de cada caixa. Reúna as crianças em círculo e entregue a cada uma sua caixa. Primeiro, peça a elas que apenas segurem. Comente as diferenças entre elas. Fale das cores, dos desenhos, se têm brilho... E avise: “Sempre que vocês abrirem a caixa encontrarão uma surpresa”. A primeira “surpresa” será a criança se ver dentro da caixa, refletida no espelho. Mantenha o espelho na caixa e, a partir da segunda vez, cada uma deve ter algo diferente, como maquiagem, escova de cabelo, sachês ou
outros objetos que façam parte do acervo da creche. 

09 setembro 2024

Atividade Primavera

 

Plano de aula - A borboleta levada

Objetivos
Associar número e quantidade; proporcionar momentos de descoberta e criação, a fim de acelerar o processo cognitivo do aluno; explorar a capacidade criativa do educando; interpretar o texto oralmente e trabalhar conceito de amizade entre as crianças.
plano de aula para primavera
Aconchego
Receber os alunos com música animada e cenário alegre. Pode-se utilizar balões e simular um jardim com um tapete verde e flores artificiais.

Hora da Novidade
Leia pra eles algumas curiosidades do dia. Faça um quadro com EVA ou papel pardo, cole grama e flores de E.V.A de modo a deixá-lo atraente.
- Você sabia que a borboleta já foi uma lagarta?
- Você sabia que muitas borboletas vivem apenas algumas semanas?

1º momento
História - A borboleta levada
''Era uma vez, em um reino muito distante uma borboletinha chamada __________________.

borboletas com rolo de papel higiênico
(Apresentar uma borboleta feita com material reciclado (rolo de papel higiênico) e pedir que eles lhe deem um nome. Falar sobre o que acham dela, suas cores, características e qualidades).

Ela vivia muito feliz no jardim da casa de dona Joana. __________ era muito levada e vivia fazendo careta pra todo bichinho que encontrava. Sua mamãe _______________ vivia dizendo pra ela:
- ____________ deixa de ser levada menina!
Um dia, enquanto passeava pelo jardim ela viu dentro da água da fonte uma linda borboleta, mas levada como era tratou logo de fazer uma careta pra ela. Qual não foi sua surpresa quando a borboletinha lhe fez uma careta tão assustadora que _____________ saiu voando rapidinho pro colo de sua mamãe gritando:
- Mamãe, mamãe, tem uma borboleta muito feia lá na fonte fazendo careta pra mim.
Mamãe ________ que já sabia do que se tratava levou ________ até a fonte e explicou pra ela que aquele era apenas seu reflexo  e lhe disse como ela ficava bem mais bonita sem fazer careta pra ninguém.
Desde aquele dia ____________ apenas sorri e trata com muita gentileza e carinho todos os bichinhos do jardim. Foi assim que aconteceu e fim.

2º Momento
Falar sobre a história e reforçar a importância de ser sempre gentil e não fazer travessuras. Perguntar o que eles acharam da história e se teriam outro fim pra ela.

3º Momento
Cantar com as crianças, brincar de roda e imitando as possíveis caretas que a borboletinha possa fazer.


Música: Ciranda, cirandinha

♫ No jardim da minha casa,
Tem uma linda borboleta...
É levada e sapeca,
E adora uma careta! ♪

4º Momento
Desenhar e carimbar borboletas com carimbo das mãos e dos pés. Dicas e ideias para fazer este trabalho aqui.
5º Momento
Trabalhar com a turma com produção de várias borboletas, tanto para decorar a sala como para levar pra casa. Aqui pode-se também falar sobre a transformação das borboletas. Tem ideias de decoração da sala com borboletas feitas de guardanapo de papel aqui e aqui com passo a passo, são lindas!

6º Momento
Fazer com as crianças a recontação da história, com dedoches de borboletinhas de papel feitas pelas crianças, aprenda a fazer aqui.
Finalização
Realizar oficinas para produzir lembrancinhas de borboletas e presentear os alunos. Sugestão: borboletas com corações de EVA e palito de picolé e borboletas com corações de EVA e pirulitos! 

08 setembro 2024

Receita de massinha de modelar comestível


Vamos aprender a fazer massinha de modelar comestível!!!

É... eu sei que quando a turma parar de brincar não vai ter massinha para o dia seguinte...rs... esta delícia de receita além de servir para se divertir, ainda dá pra fazer docinhos super coloridos e saborosos para festas!

Tome nota!
Vamos precisar de 01 caixa de leite condensado, 125 gramas chocolate branco ao leite e uma gelatina de sabor e cor preferida. 

Como que faz? Primeiro coloque o leite condensado em uma panela e despeje o chocolate ralado ou picadinho. Leve ao fogo e misture bem de forma que o leite condensado derreta o chocolate e atinja o ponto de brigadeiro. Depois é só acrescentar a gelatina e misture bem. Agora é só misturar até o ponto de massinha, lembrando de passar manteiga nas mãos para facilitar a modelagem. Pronto!!!
Gente fica perfeito!!!

06 setembro 2024

ATIVIDADE DIA DA ÁRVORE

 



O Dia da Árvore é uma data celebrada em muitos países ao redor do mundo, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância das árvores e da preservação ambiental. No Brasil, essa data é comemorada em 21 de setembro, marcando o início da primavera e reforçando a relevância das árvores para a vida no planeta.

O Dia da Árvore foi criado em 1969, pelo Decreto  Federal nº 55.795, como parte de uma campanha de  conscientização ambiental no Brasil. A data foi escolhida em razão do início da primavera,  quando as árvores renovam suas folhas e florescem. Desde então, o Dia da Árvore se  tornou uma oportunidade para educar as pessoas sobre a importância das árvores na manutenção da vida no planeta.

As árvores desempenham um papel vital no equilíbrio ecológico da Terra. Elas absorvem dióxido de carbono da atmosfera, fornecendo oxigênio, regulam o ciclo da água, abrigam uma rica biodiversidade e protegem o solo contra erosão. Além disso, as árvores são fonte de alimentos, madeira, medicamentos e diversos outros produtos essenciais para a vida humana.

Para preservar as árvores, é fundamental adotar medidas conscientes. Plantar  árvores em áreas urbanas, evitar o desmatamento ilegal, promover a reciclagem de papel e madeira, e apoiar organizações de conservação ambiental são algumas maneiras de contribuir. Também é importante educar a sociedade sobre a importância das árvores e os impactos negativos de sua destruição.

VERSÃO COLORIDA (EM FOLHA A4 E AMPLIADA):






VERSÃO PARA COLORIR (EM FOLHA A4 E AMPLIADA)






PARA BAIXAR VERSÃO COLORIDA CLIQUE AQUI

PARA BAIXAR VERSÃO PARA COLORIR CLIQUE AQUI

ATIVIDADES PRMAVERA

 






COROA E VISEIRA:



AVENTAL (EM FOLHA A4 E AMPLIADO):






PARA BAIXAR  CLIQUE AQUI