Aula 01
Campo de experiência: O eu, o outro e o nós
Conteúdo: minha escola
Objetivo: Conhecer as pessoas que trabalham na escola e sua função para que tudo funcione bem
Habilidades da BNCC – (EI02EO01) demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI02EO04) comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender
(EI02EF09) manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
Instrumentalização: (1ª Atividade). Roda de conversa sobre a escola. Explicar para os pequenos qual a função da escola, porque eles passam o dia todo nela. Em primeiro lugar, trabalhar a função das professoras e cuidadoras. Para eles, não há diferença entre as funções, explicar que essas pessoas adultas que passam o dia com eles, estudaram para aprender a cuidar e a ajuda-los a aprender uma porção de coisas. Cada uma delas deve falar um pouquinho sobre ela e sua profissão para eles. Explicar para eles o que é profissão (é uma determinada atividade que a pessoa faz por um tempo e recebe dinheiro para pagar suas contas) e que existem outras profissões tanto dentro quanto fora da escola e nós vamos estudar algumas delas. Caminhar pela escola, visitando sala por sala e apresentando as outras professoras e cuidadoras para a turma (avisar com antecedência as outras professoras. A professora ensina muitas coisas para os seus alunos e cuida deles durante o tempo que está na escola. Nesse ano, para a turma do Infantil III, já ensinou letras, números, cores, brincadeiras. A palavra PROFESSORA começa com a letra P. Perguntar/falar quais palavras cujos nomes começam com essa letra.
Fazer o traçado dessa letra no chão, utilizando fita crepe. Um por um dos alunos passará andando no contorno dessa letra.
Aula 02
Campo de experiência: O eu, o outro e o nós
Conteúdo: minha escola
Objetivo: Conhecer as pessoas que trabalham na escola e sua função para que tudo funcione bem
Habilidades da BNCC – (EI02EO01) demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI02EO04) comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender
(EI02EF09) manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
Instrumentalização: agora, falar sobre as pessoas que ficam na recepção da escola (Camila e Daniely), falando sobre as funções delas na escola (recepcionar os pais, recebe-los e entrega-los na entrada e na saída, medicar). Leva-los até a sala delas e pedir que elas conversem um pouco com eles.
Aula 03
Campo de Experiências: corpo, gestos e movimentos
Conteúdo: procurando palavras com a letra P
Objetivo: desenvolver a coordenação motora através de atividades manuais
Habilidade da BNCC: (EI02CG05) desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.Instrumentalização: os alunos, juntamente com a professora, deverão procurar em revistas e encartes palavras que tenham a letra P. A professora deverá recortar e guardar num pote. Depois, no caderno, os alunos colarão de 3 a 5 palavras das que foram encontradas. Enunciado: HOJE NÓS PROCURAMOS PALAVRAS COM A LETRA P PARA COLAR NO CADERNO
Aula 04
Campo de experiência: O eu, o outro e o nós
Conteúdo: minha escola
Objetivo: Conhecer as pessoas que trabalham na escola e sua função para que tudo funcione bem
Recursos:
Habilidades da BNCC – (EI02EO01) demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI02EO04) comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender
(EI02EF09) manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.Instrumentalização (1ª atividade): nessa aula, a professora falará sobre a equipe da cozinha e lactário, seus nomes e um pouco sobre a sua profissão e o que elas fazem no espaço escolar. Leva-los até o refeitório e pedir para que essas profissionais se apresentem e falem um pouco com as crianças(combinar essa conversa com antecedência). Pedir autorização para a direção escolar se os pequenos podem entrar na cozinha e no lactário para conhecerem o ambiente. De volta à sala, a professora perguntará sobre coisas que são feitas na cozinha, o que os pais fazem na cozinha que eles gostam de comer, se ajudam os pais na preparação de algum alimento. A palavra COZINHA começa com a letra C. Perguntar/falar palavras cujos nomes começam com essa letra.
Aula 05
Campo de Experiências: corpo, gestos e movimentos
Conteúdo: palavras com a letra C
Objetivo: desenvolver a coordenação motora através de atividades manuais
Habilidade da BNCC: (EI02CG05) desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Instrumentalização: para exposição: no Kraft escrever HOJE NOSSA TURMA CONHECEU AS FUNCIONÁRIAS DA COZINHA E DO LACTÁRIO. APRENDEMOS QUE A PALAVRA COZINHA COMEÇA COM A LETRA C. No cartaz, os alunos desenharão comidas que comecem com a letra c, e a professora escreverá abaixo desses desenhos o nome da criança e o que desenhou, sempre com caixa alta (CHOCOLATE, CARAMELO, CAQUI, COCO, CAJU, CENOURA, CREME DE LEITE, CEBOLA, CASTANHA, COGUMELO, CACHORRO-QUENTE, CUSCUZ, CARNE, COXINHA)
Aula 06
Campo de Experiências: corpo, gestos e movimentos
Conteúdo: treino da grafia da letra C
Objetivo: desenvolver a coordenação motora através de atividades manuais
Habilidade da BNCC: (EI02CG05) desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Instrumentalização: no caderno, os alunos treinarão a grafia da letra C.
Aula 07
Campo de experiência: O eu, o outro e o nós
Conteúdo: minha escola
Objetivo: Conhecer as pessoas que trabalham na escola e sua função para que tudo funcione bem
Recursos:
Habilidades da BNCC – (EI02EO01) demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI02EO04) comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender
(EI02EF09) manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
Instrumentalização: a professora falará sobre as funcionárias da limpeza, seus nomes e sua função na escola. Precisamos ter uma escola bem limpa e organizada, para que ninguém fique doente e é muito bom ter tudo muito bem cuidado e arrumado. Chamar as profissionais para se apresentarem e conversarem um pouco com as crianças. Como as mulheres da limpeza limpam e organizam a escola, nós devemos manter essa organização. Por isso, toda vez que fazemos uma atividade em qualquer ambiente da escola, devemos deixar esse lugar da mesma maneira que encontramos: todo organizado.
Aula 08
Campo de experiência: O eu, o outro e o nós
Conteúdo: minha escola
Objetivo: Conhecer as pessoas que trabalham na escola e sua função para que tudo funcione bem
Recursos:
Habilidades da BNCC – (EI02EO01) demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI02EO04) comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender
(EI02EF09) manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
Instrumentalização: a professora falará sobre as coordenadoras e a diretora pedagógica, quais são as suas funções na nossa escola. As crianças serão levadas até as salas delas para um bate-papo com os pequenos. Assim como a regente da sala, as coordenadoras e a diretora também são professoras, já trabalharam dentro de uma sala de aula e hoje elas ensinam e auxiliam as professoras em suas aulas.
Aula 09
Campo de experiência: O eu, o outro e o nós
Conteúdo: minha escola
Objetivo: Conhecer as pessoas que trabalham na escola e sua função para que tudo funcione bem
Recursos:
Habilidades da BNCC – (EI02EO01) demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI02EO04) comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender
(EI02EF09) manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
Instrumentalização: a professora falará sobre o pessoal do administrativo, seus nomes e função na escola. As crianças serão levadas até a sala deles para um bate-papo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre