29 fevereiro 2024

ATIVIDADE PARA DIA DA MULHER - COLAGEM DE FLOR COM TAMPA DE GARRAFA PET

 






ATIVIDADE PARA DIA DA MULHER 

Essa atividade eu fiz para expor no mural da escola onde leciono, para comemorar o Dia da Mulher!

Primeiro marque onde as tampas devem ser posicionadas ( disponibilizei abaixo da postagem para imprimir) , pois como esta atividade será realizada com alunos bem pequeno, é necessário delimitar o espaço, para até mesmo percebermos o desenvolvimento da coordenação motora do aluno









Abaixo está disponível os moldes  em PDF para baixar.



No Planejamento



07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 PL
09:00 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
Direito de aprendizagens:      PARTICIPAR da organização de Mostra Culturais, festas, eventos e da decoração do ambiente, da escolha e do cuidado do material usado na produção e na exposição de trabalhos, utilizando diferentes linguagens que possibilitem o contato com manifestações do patrimônio cultural, artístico e tecnológico.
Experiências e conhecimentos: Decorar a sala e outros ambientes com suas produções;
Objetivos: Construir repertório gráfico, plástico e musical, a partir da exploração de diferentes formas, texturas, cores, sons e ritmos relacionadas as produções artísticas produzidas pela humanidade e por sua cidade.
Ações didáticas: Organizar Mostras de desenho, pintura, colagem, escultura e etc., das produções das crianças.
Procedimento: Os alunos serão convidados a colarem tampas de garrafa pet na folha a4, formando uma flor para montarmos um painel (Mural externo) para comemorarmos o Dia da Mulher.
09:40 massinha
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



28 fevereiro 2024

Projeto Identidade para Berçário

 


Mais uma vez, em minhas andanças e procuras, encontrei mais um ótimo trabalho. E este nem foi muito longe. Ao lado de minha sala de aula, encontrei o “Projeto  Identidade”, que a professora Cláudia Quiles e sua equipe, Eliene Pereira e Neusa Brandão do  CEIM Claudina estão realizando com seus alunos, na sala do Berçário II.
 Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem,  essas oportunidades de exploração vão ajudá-los a manter o contato com a própria imagem e a identificar a figura do outro. Além disso, você pode trabalhar características diversas, partes do corpo,  desenvolver a coordenação motora do aluno ao realizar as atividades e ao mesmo tempo em que estará também podendo explorar as cores.
Você vai precisar de:

Caixas de leite  ( mesma quantidade de alunos da sala)
Guache
Papel pardo
1 fotografia de cada aluno

Desenvolvimento:
Primeiramente é necessário encher as caixas com papel (qualquer tipo) para que elas fiquem firmes, então seus alunos podem ajudar você, rasgando papeis, fazendo bolinhas até cada um encher sua própria caixa. Feche a caixa e encape-as com papel pardo, assim os alunos poderão pintá-las com tinta guache com suas mãos ou pincéis.
Depois de secas cole a foto de cada um em sua caixa, (uma sugestão é encapá-las com fita transparente grossa ou papel contact, para conservar  mais seu material de trabalho)  e estará pronta a brincadeira!
Você poderá fazer brincadeira de adivinhar quem é,  falar sobre as partes do corpo, pode brincar como blocos de montar, explorar variadas cores conforme a pintura de cada caixa, e várias outras opções de brincadeiras, pode utiliza-lás ao longo do ano letivo, conforme o desenvolvimento de seus alunos.
Algo a mais: Você pode fazer também de alunos que não estão mais presentes na sala, que foram transferidos, que se mudaram de escola ou cidade, desenvolvendo conceitos iniciais de localização, ambiente, distância...

27 fevereiro 2024

SEQUENCIA DIDÁTICA TIPOS DE MORADIA - PLANEJAMENTO PARA SEMANA – AONDE EU MORO?

 


SEQUENCIA DIDÁTICA TIPOS DE MORADIA
PLANEJAMENTO PARA SEMANA – AONDE EU MORO?
IDADE 2 A 3 ANOS (MATERNAL)

SEGUNDA-FEIRA
07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de Música
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
Direito de aprendizagens:   
PARTICIPAR ativamente de rodas de conversas, de relatos de experiências, de contação de histórias, elaborando narrativas e suas primeiras escritas não convencionais ou convencionais, desenvolvendo seu pensamento, sua imaginação e as formas de expressá-los
Experiências e conhecimentos: Conto de Histórias; Descrição de situações e ambientes;
Objetivos: Contar e recontar histórias e narrar situações;
Ações didáticas: Conversar, fazer e responder perguntas.
Procedimento: Faremos uma roda e vamos lembrar a música “Fui morar em uma casinha”, cantaremos as três versões (lagartixa, bruxinha e princesa) e conversar com os alunos sobre a música, sobre onde moram os personagens da música depois iremos perguntar para cada um onde moram, casa, apartamento, etc.... Depois iremos fazer um desenho para retratarem a música.



09:30 massinha
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

TERÇA-FEIRA
07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de Música – João Trabalha com um Martelo e cantigas de roda.
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
Direito de aprendizagens:   
EXPLORAR variadas possibilidades de usos e combinações de materiais
Experiências e conhecimentos: Colagem
Objetivos: Construir repertório gráfico e plástico, a partir da exploração de diferentes formas e texturas.
Ações didáticas: Possibilitar a exploração e materiais, objetos e papeis.
Procedimento: Será contada a história “Os três porquinhos, depois será lembrado os tipos de moradias que os alunos viram na segunda-feira.
Perguntar sobre a casa dos três porquinhos, de que elas eram feitas, qual era a mais resistente, a mais fraca, se os alunos sabem da onde vem a palha (algumas plantas quando seca) a madeira (da arvore) e o tijolo que é feito (argila).
Depois convidar os alunos para fazer a casa dos porquinhos, de palha, madeira e tijolos.



 09:30 Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUARTA-FEIRA
07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de Música
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
CORPO, GESTO E MOVIMENTOS
Direito de aprendizagens:   
Conhecer-se nas diversas oportunidades de interações e explorações com seu corpo.
Experiências e conhecimentos: Esquema corporal.
Objetivos: Desenvolver progressivamente gestos e movimentos simbólicos e expressivos ligados ao faz de conta, bem como aqueles específicos apresentados nas brincadeiras cantadas;
Ações didáticas: Tomar a brincadeira de faz de conta como elemento privilegiado nessa faixa etária.
Procedimento: Será apresentada a Parlenda Janela, janelinha, porta, campainha, Dim Dom, cada parte da casa será mostrada no rosto do aluno, como janela e janelinha são os olhos, porta a boca, e campainha o nariz. Depois, com os alunos sentados em círculo será pedido para o aluno fazer com o colega do lado e assim por diante. Depois serão convidados a fazer o registro na folha a4.
em PDF abaixo




09:30 Blocos de Montar
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUINTA-FEIRA
07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de História
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos:
MUNDO SOCIAL E NATURAL: INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
Direito de aprendizagens:   
EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
Experiências e conhecimentos: Conhecer e explorar aspectos do meio social no qual estão inseridas;
Objetivos: identificar diversos elementos que permitem significar e ressignificar o mundo social;
Ações didáticas: Tipos de moradia.
Procedimento: Iremos assistir a videos bem curtos sobre os tipos de moradia e  depois procuraremos em revistas imagens de tipos de moradias que já vimos, como casa, apartamento/prédio/edifício, oca, iglu, castelo, palafita, sítio/fazenda, iremos aprender a rasgar a imagem da revista e vamos colar na folha para fazermos um desenho bem bonito.
Os videos estão disponíveis no youtube:



No endereço: https://www.youtube.com/watch?v=inb4iC9LvEQ
Canal da professora Cíntia


No endereço: https://www.youtube.com/watch?v=7pbqkm8QGUM&t=3s
Canal Cristiane bonfin



No endereço: https://www.youtube.com/watch?v=U6HuzL3CPLU&t=2s
Canal Nossa Vida com Alice



09:30 Brincadeira com brinquedos (Livre)
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SEXTA-FEIRA
07:00   Acolhida das crianças
07:30 Café da manhã
08:00 Rotina / chamada/ calendário/ quantos/ somos/aniversário/ números/alfabeto
08:15 Roda de História
08:30 Atividade
Campo de experiências e conhecimentos: O EU, O OUTRO, O NÓS
Direito de aprendizagens:    CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Experiências e conhecimentos: Conversar, fazer e responder perguntas gradativamente;
Ações didáticas: Vivenciar experiências com crianças e grupos sociais, que amplie suas referências sobre o outro e sobre si mesmo;
Procedimento:
Faremos uma roda de conversa e será perguntado no microfone (Pode ser de brinquedo ou de verdade) o nome do aluno, e quem mora em casa com ele.

08:40 Atividade

Campo de experiências e conhecimentos:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Direito de aprendizagens:    CONVIVER e explorar, com seus pares, diferentes objetos e materiais que tenham diversificadas propriedades e características físicas e, com eles, identificar, nomear, descrever e explicar fenômenos observados.  
Experiências e conhecimentos: Manipular, explorar, comparar, organizar, sequenciar e ordenar brinquedos e outros materiais;
Objetivos: Explorar propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensional idade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos, etc.
Ações didáticas: Participar de jogos que envolvam números, quantidades, medidas, formas;
Procedimento: Brincadeira com o jogo Engenheiro, cada um foi estimulado a fazer sua casa ou a vizinhança. (Blocos de Montar)

Resultado de imagem para jogo engenheiro

09:30 Brincadeira com panelinhas e comidinhas.
10:00 Almoço
10:30 Soninho
Avaliação:

26 fevereiro 2024

Plano de Aula Minha Escola – Alinhada à BNCC Educação Infantil

Aula 01

Campo de experiência: O eu, o outro e o nós

Conteúdo: minha escola

Objetivo: Conhecer as pessoas que trabalham na escola e sua função para que tudo funcione bem

Habilidades da BNCC – (EI02EO01) demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

(EI02EO04) comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender

(EI02EF09) manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Instrumentalização: (1ª Atividade). Roda de conversa sobre a escola. Explicar para os pequenos qual a função da escola, porque eles passam o dia todo nela. Em primeiro lugar, trabalhar a função das professoras e cuidadoras. Para eles, não há diferença entre as funções, explicar que essas pessoas adultas que passam o dia com eles, estudaram para aprender a cuidar e a ajuda-los a aprender uma porção de coisas. Cada uma delas deve falar um pouquinho sobre ela e sua profissão para eles. Explicar para eles o que é profissão (é uma determinada atividade que a pessoa faz por um tempo e recebe dinheiro para pagar suas contas) e que existem outras profissões tanto dentro quanto fora da escola e nós vamos estudar algumas delas. Caminhar pela escola, visitando sala por sala e apresentando as outras professoras e cuidadoras para a turma (avisar com antecedência as outras professoras. A professora ensina muitas coisas para os seus alunos e cuida deles durante o tempo que está na escola. Nesse ano, para a turma do Infantil III, já ensinou letras, números, cores, brincadeiras. A palavra PROFESSORA começa com a letra P. Perguntar/falar quais palavras cujos nomes começam com essa letra.

Fazer o traçado dessa letra no chão, utilizando fita crepe. Um por um dos alunos passará andando no contorno dessa letra.

Aula 02

Campo de experiência: O eu, o outro e o nós

Conteúdo: minha escola

Objetivo: Conhecer as pessoas que trabalham na escola e sua função para que tudo funcione bem

Habilidades da BNCC – (EI02EO01) demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

(EI02EO04) comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender

(EI02EF09) manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Instrumentalização: agora, falar sobre as pessoas que ficam na recepção da escola (Camila e Daniely), falando sobre as funções delas na escola (recepcionar os pais, recebe-los e entrega-los na entrada e na saída, medicar). Leva-los até a sala delas e pedir que elas conversem um pouco com eles.

Aula 03

Campo de Experiências: corpo, gestos e movimentos

Conteúdo: procurando palavras com a letra P

Objetivo: desenvolver a coordenação motora através de atividades manuais

Habilidade da BNCC: (EI02CG05) desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.Instrumentalização: os alunos, juntamente com a professora, deverão procurar em revistas e encartes palavras que tenham a letra P. A professora deverá recortar e guardar num pote. Depois, no caderno, os alunos colarão de 3 a 5 palavras das que foram encontradas. Enunciado: HOJE NÓS PROCURAMOS PALAVRAS COM A LETRA P PARA COLAR NO CADERNO

Aula 04

Campo de experiência: O eu, o outro e o nós

Conteúdo: minha escola

Objetivo: Conhecer as pessoas que trabalham na escola e sua função para que tudo funcione bem

Recursos:

Habilidades da BNCC – (EI02EO01) demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

(EI02EO04) comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender

(EI02EF09) manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.Instrumentalização (1ª atividade): nessa aula, a professora falará sobre a equipe da cozinha e lactário, seus nomes e um pouco sobre a sua profissão e o que elas fazem no espaço escolar. Leva-los até o refeitório e pedir para que essas profissionais se apresentem e falem um pouco com as crianças(combinar essa conversa com antecedência). Pedir autorização para a direção escolar se os pequenos podem entrar na cozinha e no lactário para conhecerem o ambiente. De volta à sala, a professora perguntará sobre coisas que são feitas na cozinha, o que os pais fazem na cozinha que eles gostam de comer, se ajudam os pais na preparação de algum alimento. A palavra COZINHA começa com a letra C. Perguntar/falar palavras cujos nomes começam com essa letra.

Aula 05

Campo de Experiências: corpo, gestos e movimentos

Conteúdo: palavras com a letra C

Objetivo: desenvolver a coordenação motora através de atividades manuais

Habilidade da BNCC: (EI02CG05) desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Instrumentalização: para exposição: no Kraft escrever HOJE NOSSA TURMA CONHECEU AS FUNCIONÁRIAS DA COZINHA E DO LACTÁRIO. APRENDEMOS QUE A PALAVRA COZINHA COMEÇA COM A LETRA C. No cartaz, os alunos desenharão comidas que comecem com a letra c, e a professora escreverá abaixo desses desenhos o nome da criança e o que desenhou, sempre com caixa alta (CHOCOLATE, CARAMELO, CAQUI, COCO, CAJU, CENOURA, CREME DE LEITE, CEBOLA, CASTANHA, COGUMELO, CACHORRO-QUENTE, CUSCUZ, CARNE, COXINHA)

Aula 06

Campo de Experiências: corpo, gestos e movimentos

Conteúdo: treino da grafia da letra C

Objetivo: desenvolver a coordenação motora através de atividades manuais

Habilidade da BNCC: (EI02CG05) desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Instrumentalização: no caderno, os alunos treinarão a grafia da letra C.

Aula 07

Campo de experiência: O eu, o outro e o nós

Conteúdo: minha escola

Objetivo: Conhecer as pessoas que trabalham na escola e sua função para que tudo funcione bem

Recursos:

Habilidades da BNCC – (EI02EO01) demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

(EI02EO04) comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender

(EI02EF09) manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Instrumentalização: a professora falará sobre as funcionárias da limpeza, seus nomes e sua função na escola. Precisamos ter uma escola bem limpa e organizada, para que ninguém fique doente e é muito bom ter tudo muito bem cuidado e arrumado. Chamar as profissionais para se apresentarem e conversarem um pouco com as crianças. Como as mulheres da limpeza limpam e organizam a escola, nós devemos manter essa organização. Por isso, toda vez que fazemos uma atividade em qualquer ambiente da escola, devemos deixar esse lugar da mesma maneira que encontramos: todo organizado.

Aula 08

Campo de experiência: O eu, o outro e o nós

Conteúdo: minha escola

Objetivo: Conhecer as pessoas que trabalham na escola e sua função para que tudo funcione bem

Recursos:

Habilidades da BNCC – (EI02EO01) demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

(EI02EO04) comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender

(EI02EF09) manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Instrumentalização: a professora falará sobre as coordenadoras e a diretora pedagógica, quais são as suas funções na nossa escola. As crianças serão levadas até as salas delas para um bate-papo com os pequenos. Assim como a regente da sala, as coordenadoras e a diretora também são professoras, já trabalharam dentro de uma sala de aula e hoje elas ensinam e auxiliam as professoras em suas aulas.

Aula 09

Campo de experiência: O eu, o outro e o nós

Conteúdo: minha escola

Objetivo: Conhecer as pessoas que trabalham na escola e sua função para que tudo funcione bem

Recursos:

Habilidades da BNCC – (EI02EO01) demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

(EI02EO04) comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender

(EI02EF09) manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Instrumentalização: a professora falará sobre o pessoal do administrativo, seus nomes e função na escola. As crianças serão levadas até a sala deles para um bate-papo.