ESTUDO DE CASO para elaboração de um Plano de AEE
Etapas:
1ª Apresentação do problema
2ª Esclarecimento do problema
3ª Identificação da natureza do problema
4ª Resolução do problema
· Elaboração do Plano de AEE
· Avaliação do Plano de AEE
1ª Etapa – Apresentação do problema
O professor diante do problema:
· Ouve as razões que motivaram o encaminhamento do estudante ao AEE;
· Anota a queixa trazida pelo professor do estudante, por ele próprio e/ou sua família;
· Identifica o(s) elemento(s) central(is) do problema – o que precisa ser resolvido do ponto de vista do AEE.
2ª Etapa - Esclarecimento do problema
O professor identifica:
· O tipo do problema: cognitivo, de linguagem, do contexto escolar, familiar, cultural, de saúde, de desenvolvimento físico, afetivo, social, de aprendizagem...
· A origem do problema se é: da escola, da sala de aula comum, da relação com o professor, relacionado à família, de material pedagógico, falta de equipamento, socialização; comunicação...
· Quem são as pessoas envolvidas no problema?
· Busca e recolhe informações sobre o estudante e seu meio, destaca seus pontos fortes e fracos e suas dificuldades.
O professor pode precisar:
· Fazer pesquisa bibliográfica para enriquecer seus conhecimentos;
· Fazer observações na sala de aula do estudante;
· Observar o estudante nos demais espaços da escola;
· Fazer entrevista com o professor e com a família;
· Fazer uma avaliação do estudante na sala de recursos multifuncionais.
3ª Etapa – Identificação da natureza do problema
· O professor diante da natureza/tipo do problema:
· Analisa o conjunto de dados e busca relações entre eles;
· Estuda a situação problemática vivida pelo estudante;
· Formula suas hipóteses sobre a natureza do problema;
· Avalia os conhecimentos de que dispõe para entender o problema e dar início à resolução;
· Escreve as suas conclusões sobre o que está provocando o problema .
4ª Etapa - Resolução do problema
· O professor questiona:
· Que recursos humanos e materiais são necessários para resolver o problema?
· Onde encontrá-los? Estão disponíveis na comunidade?
· Quais os parceiros e colaboradores que podem contribuir? Onde encontrá-los?
· Que potencialidade (s) do estudante e do seu meio social e familiar pode (m) ajudar na resolução do problema?
F Fonte: 7ª DIRED-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre