Toda criança com a síndrome autista deve ter um acompanhamento especial caso seja comprovada a necessidade, de acordo com a regulamentação da lei de proteção ao autista. Isso cria a necessidade da especialização dos professores para receber esses alunos especiais.
Por isso, listamos algumas dicas que irão te ajudar no ensino e desenvolvimento dos alunos autistas. Confira:
1 – Muitas pessoas com autismo são pensadores visuais, pois pensam por imagens e não por linguagem. Por isso, o ensino se torna mais fácil quando associadas palavras com imagens.
2 – Evite séries de instruções verbais longas. Autistas tem dificuldade em lembrar sequências, portanto, escreva as instruções em um papel. Lembre-se que é bom evitar números.
3 – Autistas são bons desenhistas, pois conseguem imaginar imagens com mais facilidade. A solução é encorajar essahabilidade, dando mais ênfase em atividades que envolvam esse talento.
4 – Muitas crianças autistas possuem fixações em certos assuntos, como trens, carros ou mapas. A melhor forma de trabalhar essas fixações é usá-las como motivos de trabalhos escolares. Por exemplo, se a criança gosta de carros, use-os para ensiná-la a fazer cálculos, leia um livro sobre o assunto e faça problemas matemáticos com carros.
5 – Para ensinar números e cálculos é recomendado associar os números à imagens. Existem brinquedos que fazem essa associação para facilitar o ensino.
6 – Geralmente, crianças com autismo possuem dificuldades em escrever devido a problemas com controle motor de suas mãos. Isso pode deixar o aluno frustrado. Uma boa solução é optar pela datilografia, pode ser pelo computador ou tablets.
7 - Algumas crianças aprenderão a ler mais facilmente por métodos fônicos, já outras aprenderão com a memorização das palavras. Observe e aprenda qual o melhor método.
8 – Sons altos como campainha da escola, zumbidos no quadro ou, até mesmo, o som das cadeiras pelo chão, machucam os ouvidos de crianças autistas. Em muitos casos, a criança pode tolerar o barulho se usar algo que abafe o som em seus ouvidos. O som de arrastar cadeiras pode ser silenciado com colocação de borracha nos pés dos móveis.
9 – Evite colocar a criança perto de distrações visuais ou luzes fluorescentes, pois elas conseguem ver a pulsação do ciclo 60 Hz de eletricidade. Coloque o aluno perto da janela ou tente evitar luzes fluorescentes. Se as luzes não podem ser evitadas, use as lâmpadas mais novas, pois elas “tremem menos”.
10 - Em crianças não-verbais, o tato é seu sentido mais confiável. Por exemplo: letras podem ser aprendidas de maneira mais fácil ao deixá-las tatear letras plásticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre