Bolas de sabão
Os alunos podem fazer suas próprias bolas coloridas com água, sabão e corante alimentar para brincarem e se divertirem.
Abaixo, seguem algumas sugestões de atividades para o Dia Mundial da Água:
Esta atividade disponibilizei com a sugestão em aberto, pois se trata da montagem de um móbile no qual se pode escrever tanto no guarda-chuva como nas gotas, mensagens sobre o consumo consciente da água, sobre sua utilidade, sobre o reaproveitamento da água da chuva, e mais o que a sua criatividade permitir.
Nesta atividade de coordenação motora, fica aberta para várias possibilidades: recortar, cobrir com tinta, colar bolinhas de papel crepom, cobrir com giz de lousa molhado, etc.
Esta atividade da nuvem sobreposta, o texto fica embaixo e a nuvem com os desenhos em cima. Não esqueça de solicitar que os alunos recortem as linhas pontilhadas.
Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.
Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:
- A água faz parte do patrimônio do planeta;
- A água é a seiva do nosso planeta;
- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
- A utilização da água implica respeito à lei;
- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
- Sobre a atividade:
Coletânea de 12 páginas de atividades sobre a água com diversos gêneros texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre