O que fazer no primeiro dia de aula?
Escrevemos um roteiro com 10 passos a seguir no primeiro dia de aula.
O professor poderá modificá-lo de acordo com sua necessidade e adaptá-lo ao seu contexto
Lembre-se que imprevistos ocorrerão, principalmente se sua turma for de crianças muito pequeninas. Vale neste momento ter jogo de cintura e equilíbrio para agir de maneira adequada e não perder o controle.
Programe suas boas vindas com antecipação, preparando o ambiente para a escuta dos pais e aconchego das crianças.
2° Apresentações
ROTEIRO
1° Receber pais e alunos.Programe suas boas vindas com antecipação, preparando o ambiente para a escuta dos pais e aconchego das crianças.
2° Apresentações
Apresente-se e em seguida peça que a mãe, pai ou responsável apresente-se junto com sua criança e conte aos demais algo que a criança gosta e algo que ela não gosta.
3° Roda musical
Solicite que os pais façam uma grande roda com as crianças no colo e cantem juntos algumas cantigas de roda.
4° A hora do cantinho
Cada pai deverá levar sua criança até o cantinho com brinquedos e informar que precisa dar uma pequena saída e voltará logo para buscá-las.
Coloque uma música animada e procure envolver cada criança com os brinquedos.
5° Acalanto e contação de história
Aproveite este momento para acalentar as crianças que estão chorando e após o ambiente estar tranquilo comece a contar uma história curta com ajuda de um fantoche no espaço do cantinho mesmo.
5° Acalanto e contação de história
Aproveite este momento para acalentar as crianças que estão chorando e após o ambiente estar tranquilo comece a contar uma história curta com ajuda de um fantoche no espaço do cantinho mesmo.
Neste ponto vale improvisar e começar a pedir cooperação das crianças no sentido de responderem perguntas do fantoche.
6° Tour escolar
Convide as crianças para um tour pela escola e apresente para eles cada espaço.
Respondas às perguntas e aproveite para mostra-lhes o sanitário e perguntar quem deseja usar quem já consegue ir sozinho, etc.
Ensine-os a lavarem as mãos e siga para o refeitório onde farão o lanche e em seguida a higiene bucal.
7° Chamada interativa
Ensine-os a lavarem as mãos e siga para o refeitório onde farão o lanche e em seguida a higiene bucal.
7° Chamada interativa
Em sala, solicitar que as crianças façam um semi-círculo e dispor os crachás com os nomes no chão. Pedir que cada criança ( em sua vez) pegue um crachá que será lido pela professora e cada criança ao ouvir seu nome irá buscá-lo.
Importante que o professor saiba de antemão os nomes das crianças, pois algumas podem ainda não reconhecer o nome de registro.
Se sentir que as crianças estão agitadas em algum momento convide-as a cantar.
8° Atividade sensorial.
Se sentir que as crianças estão agitadas em algum momento convide-as a cantar.
8° Atividade sensorial.
Dispor papel metro no chão, pedir que espalhem tintas de variadas cores e depois façam pintura com os pés ou com as mãos.
9° Exposição
Após ensiná-las a lavar os pezinhos ou as mãozinhas solicitar que juntas fixem a obra de arte na parede.
10° Brincadeiras livre e saída
Por fim,as crianças brincarão enquanto aguardam os responsáveis.
Blocos de encaixe costumam ser os preferidos
PS: Certifique-se de que eles mostrarão a tela exposta aos responsáveis
VEJA O A LIVE QUE GRAVAMOS COM ESTE TEMA NO GRUPO PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
PS: Certifique-se de que eles mostrarão a tela exposta aos responsáveis
VEJA O A LIVE QUE GRAVAMOS COM ESTE TEMA NO GRUPO PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
O que fazer no primeiro dia de aula?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre