29 dezembro 2021

Como elaborar Relatório ou Parecer Descritivo

 

Relatório ou Parecer Descritivo – Maiores Desafios

Quais são os maiores desafios na hora de fazer o (Relatório Descritivo ou Parecer Descritivo) ?

  • Prestar atenção em todos os alunos e em cada aluno;
  • Reunir o máximo de informações possíveis sobre o aluno, tanto no contexto individual quanto nas suas relações com o meio;
  • Considerar os instrumentos de avaliação;
  • Priorizar as produções;
  • Explicitar o desenvolvimento do aluno, considerando os aspectos sociais, cognitivos e psicomotores;
  • Priorizar os aspectos cognitivos e comportamentais;
  • Vincular o parecer à proposta pedagógica, aos planos de estudo e aos planos de trabalho;
  • Indicar estratégias para a superação das dificuldades;
  • Apontar a participação, a interação, a colaboração;
  • Refletir profundamente sobre a ação educativa;
  • Despir-se de concepções sócio-afetivas e emocionais sem desumanizar-se.

“A escrita – representação da fala, re-apresenta o que nossa consciência pedagógica se deflagra”. (Freire, M. 1989, p.5).


O QUE NÃO DEVEMOS FAZER NA HORA DO RELATÓRIO DESCRITIVO?

  • Listar apenas algumas habilidades aleatoriamente sem uma conexão;
  • Enfatizar apenas as habilidades que o aluno ainda não adquiriu, aparentando muitas vezes, que o “problema” é irreversível.

EX. “o aluno não conhece”, “não sabe”, “não realiza”, etc…

Modelo de Relatório da turma para Educação Infantil

A turma do _______° período, turma _______ , turno _______ – revelou-se bem disposta a aquisição cognitiva das atividades propostas no Ensino Infantil.
São crianças gentis, criativas e que estão desenvolvendo-se bem de acordo com sua maturação.
Começamos o segundo semestre trabalhando as diversas áreas do conhecimento com o auxilio de multiplos matérias confeccionados pela professora Simone Helen Drumond (Planejamento, projetos e atividades interdisciplinares), porém dois temas latentes no contexto desta turma. Os temas foram: EM BOCA SAUDAVEL NÃO ENTRA CARIE e HIGIENE.
As crianças apresentaram-se naturalmente curiosidades sobre o novo contexto de trabalho, participaram com afinco das atividades e foi latente a diferença entre a aprendizagem por meio do contexto lúdico e a aprendizagem linear. Friso que verdadeiramente o lúdico encanta, aflora e contextualiza o conhecimento de mundo, tornando a aprendizagem verdadeiramente SIGNIFICATIVA e CONCRETA ao contexto infantil.
Com relação à linguagem oral os alunos apresentaram um ótimo desenvolvimento na dicção e também não tiveram dificuldade para expressar suas necessidades. A timidez ao compartilhar seus saberes aos colegas e expor-se, eram latentes nos alunos ……………….., ……………….. e ………………………
Outro aspecto que foi bastante relevante no desenvolvimento dos alunos foi o desenvolvimento das habilidades gráficas (escrita, desenho e pintura). As crianças usam os lápis de cores com autonomia e criatividade. E já possuem uma coordenação motora fina mais desenvolvida.
Reconhecem todas as letras do alfabeto de A a Z, assim como os numerais e formas geométricas.
Os insetos da escola sempre geravam entusiasmos nas atividades de pintura, recorte e colagem. Em 60% dos desenhos livres, este tema foi fator relevante, podemos assim, perceber que o conhecimento cientifico se dá nas bases do Ensino Infantil.
Nas atividades de artes visuais que acontecem geralmente nas sextas-feiras e percebe-se que os alunos, já exploram, com certa habilidade, manipulam e utilizam meios, materiais e variados suportes gráficos como pincel, telinha de e pote de tinta. Criam desenhos e pinturas livres ou dirigidos. Percebe-se que a aluna já apresenta garatujas ordenadas.
Demonstram cuidado com os materiais, trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
Conseguem observar elementos da linguagem visual: forma, cor, volume e textura, no entanto sem muita precisão, pois conceitos como macio, áspero ou liso, ainda estão sendo construídos.
Com relação à psicomotricidade que engloba esta faixa etária, a música e o movimento, foram fatores relevantes ao desenvolvimento da coordenação global dos educandos. É possível, perceber que os alunos, já fazem uso do equilíbrio, o que vem ampliando progressivamente a destreza para deslocarem-se no espaço em atividades que exijam movimentos como, correr, pular, engatinhar, arrastar, rolar e etc.
Os alunos apresentam concentração normal em atividades de percepção auditiva, visual e oral. Gostam de ouvir histórias, assistir filmes educativos, teatro de fantoches, além de dançar, cantar e dramatizar.
São crianças que socializam suas tarefas e fazem comentários com o grupo de colegas.

Confira o Modelo de Relatório da turma para Educação Infantil mostrado acima em WORD:

27 dezembro 2021

Relatório final alfabetização

 


Orientações
Naturalmente, o (a) professor (a) irá precisar muito da ajuda dos responsáveis para fazer avaliação do desenvolvimento do aluno durante esse período de isolamento social O interessante é que o professor mantenha um diálogo com a família do aluno (a), mesmo que esse diálogo seja por telefone ou através de comunicação por mensagem. O (A) professor (a) poderá desenvolver uma ficha de avaliação em que o responsável poderá responder sobre a participação, as dificuldades e o desempenho do (a) filho (a) nas atividades propostas e o professor poderá completar com as devolutivas das atividades feitas pelo aluno (a). As atividades práticas propostas pelo professor poderão ser feitas pelos alunos (as) através de pequenos vídeos onde os alunos demonstrarão as realizações dessas atividades. Os vídeos são uma ótima ferramenta de avaliação, onde será observada a compreensão do aluno (a) sobre determinado tema. Poderá ser usado também os áudios do Whatsapp para que o aluno conte sua experiência.  

As fichas de avaliação são ferramentas de ajuda ao professor assim como os canais de  comunicação onde os responsáveis são coadjuvantes para ajudarem os professores a "medir" o desempenho dos alunos. A ficha de avaliação é uma ideia que o professor poderá aperfeiçoar de acordo com as necessidades e preferências de suas aulas. 

Sugestão de ficha de avaliação das atividades remotas  para que os responsáveis possam preencher, ajudando assim o trabalho do professor na tarefa de  avaliar. Estamos abertos à sugestões! Deixe nos comentários suas sugestões sobre o modelo de ficha para avaliação. Gratidão!
Exemplos de relatórios de aulas remotas 

Aulas gravadas e exercícios enviados de modo assincrônico, comunicação por meio de mensagens via Whatsapp. 

1- Introdução 
O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento do aluno (a) _____________________ em relação às aprendizagens e as participações nas aulas remotas. Devidas as atuais necessidades impostas pelo isolamento social que se encontra toda a comunidade escolar, faz se necessário que a avaliação seja feita com a participação dos responsáveis e em conjunto com professor . Quando as aulas aplicadas são gravadas e os exercícios feitos são enviados de modo assincrônico. Avaliação do aluno se deu através das feituras das atividades e devolutivas das mesmas. 


Participação do aluno em relação às aulas remotas assincrônicas

2- Apontar as dificuldades e também os avanços do aluno em lidar com o novo jeito de aprender. Segue exemplos de algumas considerações: 
  • Avaliação quanto à participação em relação às aulas remotas assincrônicas 
  • Demonstrou interesse por desenvolver as atividades propostas pelo professor nas aulas remotas. 
  • Apresentou interesse em fazer as atividades mesmo não tendo domínio das refermentas digitais. 
  • Demonstrou dificuldades no inicio em dominar as ferramentas digitais, mas superou essas dificuldades e segue avançando e se adaptando ao novo jeito de aprender. 
  • Apresentou entusiasmo em participar das aulas gravadas, interagindo com o tema da aula: ouvindo atentamente e perguntando sobre o tema apresentado. 
  • Desenvolveu as atividades com segurança com/ou sem ajuda dos responsáveis. 
  • Apresentou dificuldades para resolver os exercícios sem ajuda do professor presencialmente.  
  • Apresentou dificuldades de concentração para assistir as aulas gravadas e fazer os exercícios enviados pelo professor. 

Aulas ao vivo com aplicativos sincrônicos Web conferências e Chat 
1- Introdução 
O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento do aluno (a) _____________________ em relação às aprendizagens e as participações nas aulas remotas. Devidas as atuais necessidades impostas pelo isolamento social que se encontra toda a comunidade escolar, faz se necessário que a avaliação seja feita através da observação do desempenho do aluno nos exercícios e nas interações das aulas remotas sincrônicas pelo professor. Além das feituras das atividades e devolutivas das mesmas. 

Participação do aluno em relação às aulas remotas sincrônicas 
2- Apontar as dificuldades e também os avanços do aluno em lidar com o novo jeito de aprender. Segue exemplos de algumas considerações: 

  • Demonstrou interesse por desenvolver as atividades propostas pelo professor nas aulas remotas. 
  • Apresentou interesse em fazer as atividades mesmo não tendo domínio das refermentas digitais. 
  • Apresentou entusiasmo em participar das aulas e interagir com os colegas e professores. 
  • Desenvolveu as atividades com segurança com/ou sem ajuda dos responsáveis. 
  • Apresentou dificuldades de concentração para assistir as aulas ao vivo e fazer os exercícios propostos pelo professor. 
  • Participou das aulas de forma parcial não demonstrando interesse pelo tema apresentado.

Aprendizagens alcançadas pelo aluno (a) em relação aos objetivos propostos para o período, tendo como referencial a BNCC. 

Orientações 
1 Proposta de aprendizagem e desenvolvimento: o que foi avaliado, como foi avaliado. 

2- Apresentação do aluno: Apresentar o aluno de forma positiva ( isso mostra que você vê o potencial do aluno, mesmo que ele, ainda, não tenha desenvolvido todas as habilidades e competências para aquele período).

3- Desenvolvimento do relatório: nesta parte você vai relatar as aprendizagens alcançadas (habilidades desenvolvidas no período e aquelas aprendizagens que ainda não foram alcançadas dentro daquele período) Você descreverá essas habilidades relacionando-as a cada componente curricular.     

4- Fechamento: Você ressaltará o desenvolvimento conceitual do aluno, indicando a possibilidade de adquirir novos aprendizados ou  conceitos que não foram assimilados pelo aluno no período corrente.

Observação 
As habilidades descritas neste relatório são apenas exemplos. O professor fará seu relatório de acordo com o desenvolvimento do seu aluno, assim como  as necessidades e preferências sua instituição escolar.   
 
3- Desenvolvimento do relatório em relação ao desenvolvimento e aprendizagem 

A avaliação do desenvolvimento das capacidades e competências dentro dos estudos realizados em cada componente curricular tendo como referência a BNCC. Relatando assim as experiências e  desempenho do aluno __________________________________________ baseado nas observações e registros do desenvolvimento e aprendizagem durante o (bimestre, trimestre, semestre) dentro do ano corrente. 
É uma criança carismática e bastante sociável. Manteve um ótimo relacionamento com os colegas e professores. Mostrou-se falante e curioso. Gosta de participar das atividades e brincadeiras. Desenvolveu  as atividades com autonomia. Assimilou os conceitos apresentados dentro dos componentes curriculares estudados dentro período. Em Língua Portuguesa, o aluno identificou e reconheceu as letras trabalhadas. (EF01LP06). Foi capaz de segmentar as palavras em sílabas oralmente. (EF01LP05) Identificou  fonemas e sua representação por letras (EF01LP07). Distinguiu as letras do alfabeto de outros sinais gráficos (EF01LP04) Foi capaz de Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social (EF15LP01). Demonstrou ser capaz de escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando (EF15LP10). Foi capaz e recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor (EF15LP19) O aluno se encontra no nível silábico alfabético começando a compreender que as sílabas pode ter mais que uma letra.  Em Matemática, o aluno utilizou números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas (EF01MA01). Utilizou diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos para contar de maneira exata ou aproximada (EF01MA02). Usou estratégias para estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (EF01MA03). Em Arte explorou e reconheceu os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).  Em Ciências Localizou, nomeou e representou  graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicou suas funções. (EF01CI02). Demonstrou interesse em discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde (EF01CI03). Em Geografia descreveu as características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificou as semelhanças e diferenças entre esses lugares (EF01GE01) . Identificou semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares (EF01GE02). Em História Identificou os aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade (EF01HI01). Identificou a relação entre a sua história e as histórias de sua família e de sua comunidade. (EF01HI02) Em Ensino Religioso Identificou e acolheu as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós (EF01ER01) Reconheceu que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam (EF01ER02). Em Educação Física demonstrou interesse por experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas. (EF12EF01). Podemos concluir que para esse período o aluno demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo período. 

 Modelo de relatório Individual das aulas  remotas Ensino Fundamental Alfabetização de acordo com a BNCC
Relatório individual das aulas remotas na alfabetização

26 dezembro 2021

Modelo de relatório Ensino Fundamental

 

Escola:

Nome:

Turma:

Professor(a):

Análise Geral

Durante esse período de adaptações, devido à pandemia, que acarretou no isolamento social levando à inúmeras medidas para manter a segurança de todos, incluindo o fechamento das escolas, buscamos manter da melhor maneira tudo o que fora possível para continuar fortalecendo o processos de ensino e aprendizagem de todos os alunos.
Compreendemos que a Avaliação tem várias interfaces e é processual, o que nos levou a conduzir as avaliações mediante observações da participação e envolvimento da turma, como um todo, e das devolutivas individuais bem como as realizações dos trabalhos solicitados e envolvimento familiar, que neste momento, ressaltamos a valiosa contribuição para validar esse processo.

▪ PARTICIPAÇÃO DAS AULAS REMOTAS

S – SEMPRE     N-NÃO    AV- AS VEZES

1.Participa das aulas síncronas com pontualidade e assiduidade. (    )
2.Realiza as atividades propostas durante a aula.(    )
3.Manteve atualizado as devolutivas solicitadas.(    )
4. Respeita os combinados da aula.(    )
5.Demonstra interesse e participação.(    )
6.Mantem bom relacionamento com os colegas e o(professor(a).(    )
7. Interage, mostrando-se atento(a) nos momentos.(    )
8. Participa das aulas assíncronas, realizando as atividades solicitadas e realiza as devolutivas nas datas marcadas.(    )

Neste momento, queremos ressaltar e valorizar a importância do envolvimento da família durante as aulas. Prosseguimos na certeza de que Família e Escola caminham juntas para o desenvolvimento e crescimento saudável das crianças.

Avaliações Individual de acordo com as Competências e Habilidades previstas na BNCC para as turmas de 1º ano

▪ LÍNGUA PORTUGUESA

HABILIDADES DESENVOLVIDAS
S – SIM N-NÃO EP- EM PROCESSO NT – NÃO TRABALHADO

1. Reconhece, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

2.Reconhece o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.

3.Reescreve textos narrativos literários lidos pelo professor.

4. Lê e compreende, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

5.Explora, com a mediação do professor, textos informativos de diferentes
ambientes digitais de pesquisa, conhecendo suas possibilidades.

6. Planeja e produz, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, notícias curtas para público infantil, para compor jornal falado que possa ser repassado oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

7. Escreve, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

8. Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã,
considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

9. Identifica e reproduz, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.

10. Canta cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.

11. Planeja e produz, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação
comunicativa e a finalidade do texto.

12. Lê e compreende, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua
finalidade.

13. Forma o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/- zinho.

14. Usa adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

15. Segmenta corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

17. Escreve palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

18. Lê e escreve corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).

19. Lê e escreve corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas. Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

20. Segmenta palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

21. Copia textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as
palavras, escrita das palavras e pontuação.

22. Utiliza, ao produz o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de
interrogação e ponto de exclamação.

▪ MATEMÁTICA:

HABILIDADES DESENVOLVIDAS

S – SIM N-NÃO EP- EM PROCESSO NT – NÃO TRABALHADO

  • Realiza pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.
  • Compara informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.
  • Classifica resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.
  • Estabelece a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
  • Mede a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.
  • Estima, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma)
  • Reconhece, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
  • Reconhece, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.
  • Identifica e registra, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
  • Descreve os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
  • Descreve um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.
  • Constrói sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
  • Resolve e elabora problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias
    pessoais.
  • Resolve e elabora problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de
    adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
  • Resolve e elabora problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar,
    utilizando estratégias pessoais.
  • Constrói fatos básicos da adição e subtração e utiliza-os no cálculo mental ou escrito.
  • Compõe e decompõe números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

    Compara quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso,
    quantos a mais e quantos a menos.

  • Faz estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).
  • Compara e ordena números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

    ❖ EXEMPLOS DE PARECERES QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA COMPLETAR O RELATÓRIO.

▪ Está no nível silábico alfabético, consegue realizar a leitura de algumas palavras de duas sílabas. Nas demais disciplinas não apresenta dificuldade e tem facilidade de compreender o que está sendo proposto nas atividades. Relaciona-se bem com todos e em determinados momentos é necessário chamais sua atenção para que não exceda nas brincadeiras na hora das atividades.

▪ Apresenta dificuldades na escrita e leitura e essa dificuldade está diretamente relacionada ao fato do aluno não ter estudado a primeira unidade. Mas demostra interesse e busca realizar as atividades propostas, solicitando ajuda sempre que sente dificuldades. Relaciona-se bem com os colegas e aceitou de forma tranquila esse momento de aulas não presenciais.

▪ Tem avançado a cada dia no processo de aquisição de leitura e escrita, apresentando mais atenção às atividades propostas tanto em relação à leitura e escrita, quanto de matemática, demostrando mais segurança em relação ao período anterior. Notamos muitas ausências nas aulas síncronas e isso dificulta o processo de aprendizagem. O fato de não entregar as atividades solicitadas demonstra que a criança precisa de maior apoio para esse momento para que possamos auxiliar seu desenvolvimento cognitivo.

▪ Tem avançado a cada dia no processo de aquisição de leitura e escrita, já escrevendo e lendo algumas palavras com sílabas complexas. Não apresentou dificuldades nas relações matemáticas. Está sempre atenta ao que lhe é proposto e realiza as atividades com grande satisfação. Passou a utilizar letras manuscritas sem dificuldade. Sua participação e interesse para as atividades propostas e adaptação a esse processo de aulas remotas tem sido excelentes, o que tem facilitado o desenvolvimento de sua aprendizagem.

▪ Permanece avançando em suas aprendizagens. Apresentando mais segurança nas leituras de palavras com sílabas complexas. Passou a utilizar letras cursivas sem dificuldade.

Nesta unidade apresentou um comportamento mais agitado e inquieto, ficando disperso durantes as lives e não seguindo aos combinados simples como: Usar o chat apenas para dúvidas no momento da aula ou usar o microfone quando solicitado, sendo assim necessita sempre ser chamado a atenção para que reflita sobre as regras de convivência do grupo.

▪ Nesta unidade não apresentou nenhum progresso cognitivo. Permanece fazendo rabiscos primitivos, não realiza a maioria das atividades propostas e claramente demonstra não compreender o que está sendo estudado. Relaciona-se bem com os colegas. Nas lives mostra-se inquieto e desatento. Precisa de atenção mais especifica e um maior apoio e participação familiar.

▪ Encontra-se em processo de aquisição de conhecimentos apresentando dificuldades na produção escrita e lendo com dificuldades. Necessitará de maior acompanhamento para um melhor avanço no processo de letramento.

Domina o que lhe foi proposto em matemática, relacionando número/quantidade e resolvendo pequenas situações- problema utilizando diversas estratégias. Em relação às demais disciplinas do nosso currículo, demonstrou construir as competências instituídas através das situações didáticas durante o processo ensino-aprendizagem.

▪ Vem atingindo satisfatoriamente os objetivos propostos para o ano letivo, lendo com fluência palavras e textos. Domina o que lhe foi proposto em matemática, relacionando número/quantidade e resolvendo pequenas situações- problema utilizando diversas estratégias. Em relação às demais disciplinas do nosso currículo, demonstrou construir as competências instituídas através das situações didáticas durante o processo ensino- aprendizagem.

▪ Encontra-se em processo de aquisição de conhecimentos: reconhece as letras do alfabeto, relaciona diversos tipos de letras e reconhece a maioria das sílabas, porém, ainda não lê com autonomia.

Teve uma avanço nas demais disciplinas, passando a realizar as atividades propostas com mais segurança.