Sabemos que este ano não foi fácil para ninguém. E para quem é da área da educação, foi um pouco mais puxado e cansativo, haja vista toda mudança e reorganização que tivemos que adaptar no nosso trabalho e na maneira de ensinar.
Transmitir os conteúdos, em meio a uma pandemia e ainda sincronizá-los com a tecnologia, deu um trabalhão não é mesmo?
Esse ano por ter sido diferente e peculiar, é necessário fechá-lo com algo concreto que nos dê respaldo, que seja palpável e que externe nossas angústias, transtornos e também alegrias que vivenciamos com as aulas remotas, síncronas ou assíncronas no ano em curso.
Para que nossa experiência não se perca em falácias, organizei para mim, e externo aqui compartilhando com vocês um relatório, com observações para fechar as experiências trabalhadas nas nossas turmas.
O relatório, se resume em um texto descritivo, mas substancial que comtempla todos os aspectos que foram planejados. Vale ressaltar, que nem sempre o que serve para mim, é bom para você. Portanto este PDF, servirá como subsídio de conteúdos e narrativas para que possam ajudar você a formular e criar o seu próprio.
Não listei habilidades específicas da BNCC no relatório, por se tratar de uma condensação geral da turma, essa opção poderá ser descrita quando por ventura vocês fizerem seus relatórios individuais, assim as habilidades abraçará especificamente cada criança na sua particularidade.
Como avaliar a aprendizagem durante o ensino remoto? Uso de recursos de tecnologia para aproximar a turma, aplicação de técnicas de avaliação das atividades realizadas em casa e priorização da avaliação qualitativa são essenciais para entender o processo de evolução dos alunos
Tudo começa com uma boa adequação do plano de aula, seguida pela preparação de vídeo aulas e, por fim, a seleção de materiais e conteúdos qualificados para servir de base de estudo. Mas todo esse trabalho pode não alcançar o efeito desejado se o aprendizado do estudante não tiver sendo acompanhado e avaliado da maneira correta.
Para fazer isso de forma organizada e eficiente, no entanto, é preciso considerar alguns pontos de reflexão e orientação que podem guiar os educadores e gestores escolares na repentina missão de avaliar.
Em meio a esse panorama inesperado e inédito para a maioria dos profissionais da Educação Básica, é normal surgirem muitas dúvidas. Mas, mesmo que as condições atuais imponham o isolamento social e o ensino a distância, o processo avaliativo, assim como o todo das práticas pedagógicas, precisa continuar sendo realizado.
Em tempos de restrição à circulação de pessoas e da busca por medidas para manter a educação em funcionamento, pensar nos processos de avaliação da aprendizagem no ensino remoto é tão importante quanto as demais etapas de preparação e execução das aulas.
BAIXE AQUI O MODELO DE RELATÓRIO E ADAPTE-O PARA A SUA REALIDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre