Crianças vivenciam situações-problema simulando a rotina de vendas, compras e marketing
|
A |
A escola é um ambiente em que se encontram situações que proporcionam o desenvolvimento da criança, tornando-a capaz de aprender e interagir com as outras, e que a utilização de brincadeiras, bem como o lúdico, tornam-se ferramentas imprescindíveis nesse processo de desenvolvimento. Assim, estabelecer uma relação entre brincar e aprender pode tornar o processo de aprendizagem prazeroso, motivador e enriquecedor para a criança, pois ao mesmo tempo em que brinca, ela interage e se socializa com outras.
Pensando nisso, as professoras e pedagogas, Ana Caroline Loureiro e Cleiciane Gomes, elaboraram um projeto que envolve todas essas possibilidades: o Mercado Jardim. O projeto foi realizado na escola Art Educar Kids, em Atibaia, SP, e seu público-alvo foram crianças na faixa etária de 4 e 5 anos.
Com duração de três meses, o referido projeto contribuiu na evolução da vida escolar e social dos alunos, uma vez que a escola é responsável pela mediação de atividades significativas que favoreçam a vida em sociedade, preparando os alunos e tornandoos cidadãos qualificados para o mundo globalizado, onde conhecimentos adquiridos dentro da escola sejam importantes e suficientes para ultrapassarem seus muros. Veja as atividades realizadas:
Escrito em versos, este livro é um conto de fadas sobre duas irmãs, Laura e Lizzie, que se unem para não ceder às tentações de seres terríveis, os goblins, que vendem frutas suculentas – mas malignas – na floresta. Os goblins são criaturas lendárias, típicas das histórias folclóricas europeias. São pequenos como anões, mas têm nariz longo, orelhas pontudas e geralmente aparecem para instaurar maldade e bagunça. Nesta história forte, marcada por descrições naturais que aguçam os nossos cinco sentidos, só o amor entre as irmãs pode protegê-las contra os goblins. Autora: Christina Rossetti Editora: Cia das Letrinhas Preço: R$ 23,90 |
Os livros desta coleção procuram ressaltar a importância da inserção das crianças na cultura escrita, uma vez que a alfabetização resulta de um longo processo que começa bem cedo. Os cenários focalizados – sítio, praia e mercado – estão próximos do universo infantil, assim como a ação das personagens nas narrativas. As histórias, atendendo aos interesses dos pequenos leitores, buscam deixar ver o impulso crescente da adaptação ao meio físico e o interesse pela comunicação verbal. Autora: Silvana Rando Editora: Abacate Preço: R$ 34,00 Onde encontrar: www.livrariacultura.com.br Crianças vivenciam situações-problema simulando a rotina de vendas, compras e marketing
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre