15 fevereiro 2016

Receitas de Repelentes caseiros para mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya





Os repelentes devem ser aplicados no corpo, especialmente quando há epidemias de dengue, zika e chikungunya, porque eles previnem a picada do mosquito Aedes Aegypti que transmite estas doenças. A OMS e o Ministério da Saúde alertam para o uso de repelentes que contenham substâncias como DEET ou Icaridina acima de 20% para adultos, e de 10% para crianças com mais de 2 meses de vida.
No entanto, os repelentes caseiros também são ótimas opções para se proteger contra os mosquitos porque possuem aromas que são desagradáveis para estes e não contém substâncias tóxicas que possam prejudicar o organismo, sendo ótimas opções para adultos, crianças e gestantes.
Repelente para adultos e gestantes
Um excelente repelente caseiro para o mosquito da dengue, que pode ser usado por adolescentes e adultos, incluindo as mulheres grávidas é o de cravo-da-índia, muito utilizado por pescadores, porque o cravo da índia é rico em óleo essencial e em eugenol, uma propriedade inseticida que afasta mosquitos, moscas e formigas. Veja a receita:
Ingredientes
  • 500 ml de álcool de cereais;
  • 10 g de cravo-da-índia;
  • 100 ml de óleo de amêndoas, mineral ou outro qualquer.
Modo de preparo
Coloque o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por 4 dias. Mexa esta mistura 2 vezes por dia, de manha e à noite. Coe e junte o óleo corporal, agitando ligeiramente. Coloque o repelente num recipiente spray e aplique na pele diariamente.
Como usar repelente caseiro
Pulverize o repelente caseiro em toda região do corpo exposta ao mosquito, como braços, rosto e pernas, e reaplique o repelente sempre que praticar esporte, suar, ou molhar-se. O tempo de duração do repelente na pele é de 3 horas, após este período ele deve ser reaplicado em toda a pele sujeita à picadas.
Outra orientação importante é pulverizar este repelente também por cima das roupas porque o ferrão do mosquito pode atravessar tecidos muito finos, chegando a pele.
Aplicar esta loção nas superfícies que costumam ter formigas também é uma ótima forma de afastá-las. Mas, se as formigas costumam ficar no açúcar, o que se pode fazer é colocar algumas unidades de cravo da índia dentro do açucareiro.
Repelente caseiro para bebês e crianças
Outro ótimo repelente caseiro para bebês, a partir de 2 meses de vida, é o creme hidratante com óleo essencial de alfazema.
Ingredientes
  • 1 embalagem 150 ml do hidratante Proderm
  • ​1 colher de óleo essencial de alfazema
Modo de preparo
Num recipiente de vidro misture muito bem o conteúdo de cada uma destas embalagens e depois guarde-a novamente no frasco do Proderm. Aplique em todas as áreas do corpo expostas ao mosquito, diariamente, de 6 a 8 vezes por dia.
O complexo B possui um aroma que afasta os mosquitos, prevenindo suas picadas. Mas uma forma de complementar deste tratamento caseiro é acender uma vela de citronela, que também é um excelente repelente natural em cada cômodo da casa para manter os mosquitos afastados.
Repelente eletrônico contra mosquitos
Um ótimo repelente eletrônico contra mosquitos e outros insetos é colocar 1 fatia retangular da casca de limão ou de laranja dentro do local reservado para colocar o refil dos repelentes eletrônicos que se coloca nas tomadas e trocar a casca diariamente.
Repente caseiro para moscas
Um ótimo repelente caseiro para moscas é colocar de 15 a 20 cravos-da-índia espetados na metade de um limão ou de uma laranja.
Ingredientes
  • 1 pacote de cerca de 10 g de cravo-da-índia
  • 1 laranja ou 1 limão
Modo de preparo
Corte a laranja ou o limão no meio e espete os cravos da índia na parte interna da fruta e deixe ao ar livre. Para potencializar este repelente natural, pode-se espremer um pouco a fruta, para que o suco fique mais evidente e tenha maior ação em conjunto com os cravos.
O cravo da índia possui propriedades que irritam os insetos e estas propriedades ficam mais evidenciadas em contato com estas frutas cítricas.
Além destes repelentes naturais, existem também alguns repelentes comerciais como o Exposis ou o Off, que podem ser usados por grávidas e crianças e que ajudam a proteger contra a picada do mosquito. Saiba quais são os repelentes industriais que podem ser usados por grávidas e que foram aprovados pela Anvisa em 
Inseticida natural contra Dengue


Este inseticida natural à base de cravo-da-índia é indicado como forma de prevenção da dengue, através da eliminação do mosquito, e deve ser utilizado em pratos de vasos de plantas.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Bater os 2 ingredientes no liquidificador, coar e guardar num recipiente de vidro, escuro.
Colocar uma pequena quantidade em todos os pratos dos vasos de plantas. É eficaz por 1 mês.
O cravo-da-índia possui propriedades inseticidas, fungicidas, antiviral, antibacteriana, analgésica e antioxidante e quando utilizado desta forma mata as larvas do mosquito Aedes Aegypt que se proliferam nas águas dos vasos de plantas. Citronela
PUBLICIDADE
A citronela é uma planta medicinal muito utilizada como repelente para insetos, sendo muito eficaz contra moscas, mosquitos e formigas.
O seu nome científico é Cymbopogon nardus e pode ser comprada em algumas farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.
Para que serve a citronela
A citronela serve para tratar febres intestinais e distúrbios digestivos. Também é muito utilizada como repelente para insetos e na aromaterapia.
Propriedades da citronela
As propriedades da citronela incluem sua ação insetífuga, calmante, bactericida, febrífugo, sudorífica e carminativa.
Modo de uso da citronela
A citronela pode ser usada em forma de pó, em folhas ou em óleos.
  • Repelente de citronela: Cortar pequenos pedaços da folha da citronela e colocar num prato. Trocar diariamente.
Efeitos colaterais da citronela
O efeito colateral da citronela é alergia na pele.
Contraindicações da citronela
Não foram encontradas contraindicações para a citronela.

Conheça 3 Repelentes Naturais para afastar os mosquitos


As picadas de mosquitos são desagradáveis e podem causar doenças como dengue, Zika e Chikungunya que podem comprometer a saúde e o bem-estar. Além disso, o uso de repelentes e inseticidas em spray estão relacionados ao aumento de casos de alergias, asma, rinite e urticária.
Assim, o que se pode fazer para se proteger é usar repelentes naturais diariamente e adotar plantas que afastam os insetos e investir nos alimentos que contém vitamina B1, que também atua como repelente.
3 repelentes naturais que afastam os mosquitos
Veja quais são e como usar estes repelentes.
1. Alimentos ricos em vitamina B1
Um ótimo repelente natural é consumir alimentos ricos em vitamina B1 como carne de porco, sementes de girassol ou castanha do pará. Esta é uma ótima alternativa de repelente natural, especialmente para as pessoas que têm alergia às picadas de insetos ou mesmo aos repelentes industrializados.
Os alimentos ricos em vitamina B1 incluem:
  • Levedura de cerveja em pó, gérmen de trigo;
  • Sementes de girassol, castanha-do-pará, amendoim;
  • Presunto, lombo de porco cozido, carne de porco assada;
  • Flocos de cereais, ovomaltine.
Outra forma de garantir a ingestão de vitamina B1 é recorrer a um suplemento vitamínico orientado por um nutricionista. Assista ao vídeo e confira como consumir:
2. Óleos essenciais que protegem a pele
Uma outra excelente opção de repelente natural para aplicar na pele a cada 3 ou 4 horas são os óleos essenciais de citronela, copaíba e andiroba.
  • Óleo de citronela: colocar entre 6 a 8 gotas do óleo de citronela na água do banho, ou aplicá-lo diretamente sobre a pele, diluído com óleo de amêndoa, uva ou camomila.
  • Óleo de copaíba: adicionar 6 gotas do óleo essencial de copaíba a 2 colheres de sopa de óleo de calêndula e aplicar na pele.
  • Óleo de andiroba: aplicar o óleo diretamente na pele, até ser totalmente absorvido.
Estes óleos devem ser usados em conjunto com a alimentação rica em vitamina B1, para afastar os mosquitos e podem ser usados em crianças com mais de 2 meses de vida e gestantes, sem prejudicar a saúde.
3. Velas e plantas que afastam os mosquitos
As velinhas de citronela e os vasos de plantas que tem cheiros mais intenso como hortelã, alecrim, manjericão, além de poderem ser usados para temperar os alimentos, também ajudam a afastar os mosquitos. Por isso ter sempre em casa vasinhos de plantas que são naturalmente repelentes pode ajudar a manter o Aedes Aegypti afastado, se protegendo contra doenças.
O uso destes repelentes naturais é uma excelente estratégia para manter os mosquitos longe, sem causar danos ao ambiente ou problemas de saúde, podendo inclusive substituir o uso de inseticidas industrializados que geralmente são usados para combater os mosquitos e outros insetos de dentro de casa.
  • http://www.tuasaude.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre