13 julho 2015

PROJETO DIDÁTICO : RECEITAS




Pé-de-moleque, canjica e outras receitas juninas: um jeito gostoso de aprender a ler e escrever




Justificativa


Todos os anos, invariavelmente, as escolas se ocupam da festa junina: organizar a quermesse com suas barraquinhas, ensaiar a quadrilha, providenciar os comes e bebes, cortar e colar bandeirinhas e lanternas. Por que então não aproveitar este momento que invade com força total o cotidiano da escola e colocá- lo a favor da aprendizagem da leitura e da escrita?
Dentre as muitas possibilidades de abordagem deste tema, optamos por enveredar pelas receitas, pois permitem a aprendizagem de práticas de leitura e escrita relacionadas aos textos instrucionais, sobre os quais ainda não nos detivemos.
As receitas são um gênero textual muito adequado para incluir na rotina das turmas que estão na fase inicial do processo de alfabetização. É um gênero de circulação social bastante corrente, presente em todas as classes sociais (mesmo nas cozinhas mais precárias se podem encontrar receitas que estão impressas nas embalagens de produtos básicos como o óleo ou o arroz). Sua estrutura – uma pequena fi cha (tempo de preparo, rendimento e grau de dificuldade, em alguns casos), uma lista e depois um parágrafo, geralmente com os verbos nos modos imperativo ou infinitivo – facilita as antecipações e permite que se coloque em prática uma série de comportamentos de leitor relacionados a ler para fazer alguma coisa, um dos importantes propósitos sociais de leitura que nossos alunos precisam aprender.




Produto finalUm livro de receitas de comidas típicas de festa junina para entregar para alguma instituição próxima à escola, com a qual haja algum tipo de parceria – lar de idosos, associações comunitárias, CEIs ou instituições que atendam portadores de deficiências.



Objetivos
*Escrever receitas – do próprio punho ou oralmente, partes ou todo – avançando em suas hipóteses com relação ao sistema de escrita.
*Participar de situações que envolvam comportamentos de escritor relacionados à produção de textos e à produção de uma pequena publicação.
*Apreciar e valorizar receitas típicas.




O que se espera que os alunos aprendam
*Uma diversidade de receitas, para se familiarizar com este gênero textual, e conhecer os comportamentos de leitor relacionados a ele.
*A utilizar informações disponíveis nos textos relacionadas à diagramação e outros recursos das receitas para fazer antecipações e verifi cá-las.
*A seguir uma receita.
*A ditar receitas para o professor ou para o colega, controlando o que deve e o que não deve ser registrado pelo escriba.
*A interagir nas situações de produção de textos, coletivas, em duplas ou em grupos.
*A preocupar-se com seus leitores tanto na escolha das receitas para o livro como na forma de apresentação, ilustrações etc.
*A conhecer um pouco a origem das receitas e suas relações históricas e culturais com a festa junina.



Etapas previstas*Um projeto como este pode levar todo o mês de junho e culminar na época da festa junina. A preparação, entretanto, pode começar antes. Pesquise as origens de diferentes receitas e já tenha, antecipadamente, algumas informações.
*No início do mês de junho, converse com seus alunos sobre o projeto. Compartilhar com eles o que será feito, por que e como é fundamental para envolvê-los e comprometê-los desde o início. O tema festa junina e, ainda mais, os deliciosos doces e salgados que encontramos nelas certamente são um assunto que os alunos vão apreciar. Aproveite para explorá-lo bastante.
*Os alunos devem pensar em como escolher as receitas mais adequadas, considerando o seu público leitor – ou seja, as pessoas da instituição para quem doarão o livro. Coloque este problema para eles: como fazer para saber quais as receitas que eles gostariam de ter? As respostas devem variar – mandar uma carta, perguntar a eles pessoalmente, telefonar. De qualquer modo, a idéia é que esta conversa ressalte a necessidade de vocês organizarem algum tipo de pesquisa entre seus leitores.
*As perguntas da pesquisa devem ser elaboradas coletivamente e podem ser bastante simples: quais as comidas de festa junina vocês conhecem? Quais as de que mais gostam? Nesse ínterim, traga alguns livros de receitas e mostre-os a eles para que saibam como são organizados. Se possível, faça algo simples – como gelatina ou pipoca, seguindo a receita com eles.
*Quando eles já tiverem alguma familiaridade com as receitas, proponha uma atividade em que tenham de colocar esses conhecimentos em jogo para encontrar uma determinada receita

*Depois que obtiverem as respostas da pesquisa, você pode fazer na lousa uma lista de todas e sugerir que façam uma organização: por ordem alfabética, separando em doces e salgados ou em frios e quentes, por exemplo. Depois de decidir os critérios, proponha uma atividade em que
eles tenham de reorganizar a lista, copiando.
*Agora é hora de coletar as receitas. Muitas são as possibilidades. Pedir -lhes que comecem por suas casas é um jeito interessante de envolver a família. Escreva coletivamente um bilhete solicitando aos pais (ou outros familiares) que puderem e souberem que enviem uma receita de doce ou salgado de festa junina.
*Quando os alunos trouxerem as receitas, a primeira coisa que podem fazer é tentar localizar na lista (que deverá estar no mural) aquele prato. Caso não seja parte da lista, você pode guardá-la e dizer que esta receita poderá, futuramente, ser incluída na coletânea.
*Na medida do possível, pesquise a origem das receitas e curiosidade ligadas a elas e compartilhe-as com eles. Por exemplo, você sabia que “pé-de- moleque” não tem este nome apenas porque lembra um pé descalço (e sujo)? O nome também remete às situações em que as cozinheiras, mexendo o tacho, tinham uma platéia de meninos que ficavam assistindo com aquele olhar “pidão” e elas lhes diziam: “pede, moleque!”. Essas informações podem ser colocadas no mural da classe.
*Antes de escolher quais receitas comporão o livro é possível compará-las, ver quais as diferenças entre duas receitas de um mesmo prato, seguí-las para escolher qual a melhor.
*Depois de selecionar as receitas que deverão compor o livro, discuta com os alunos a respeito de como deve ser estruturado:
-Sumário
-Ilustrações
-Apresentação
- Capa
- Contracapa
- Créditos
- Agradecimentos
*Combine com eles uma estrutura igual para todas as receitas. Discuta com eles qual a mais comum e, coletivamente, faça as adaptações das receitas que estiverem fora do padrão estipulado.
*O ideal é que o número de receitas seja aproximadamente a metade do número de alunos, de tal modo que cada dupla de crianças fique responsável por copiar uma das receitas.
*Prepare junto com eles um papel especial, no qual deverão copiar as receitas. As cópias deverão ser feitas em duplas. Escolha duplas que interajam bem e ajude-os a fazer o trabalho em equipe: enquanto um escreve, o outro vai ditando e acompanhando – depois, inverte-se. É interessante
também que cada um possa fazer uma ilustração.
*Os demais textos (apresentação, sumário, agradecimentos etc.) podem ser feitos coletivamente e com você como escriba.
*Quando o livro ficar pronto, é interessante fazer algumas cópias: para ficar na classe, para doar para a sala de leitura e para entregar para a APM,por exemplo.
*O livro pode ser entregue nos festejos juninos ou ter um evento especialmente organizado para isso. O importante é que haja algum tipo de cerimônia, com a presença de algum representante da instituição para a qual o livro foi feito.



Ao planejar atividades que envolvam receitas, é importante considerar...



*As receitas contêm listas e fichas. Use e abuse de situações de análise e reflexão sobre o sistema utilizando estes textos. Sempre que possível, entregue cópias de receitas (de pratos típicos de festa junina) para eles e peça que tentem adivinhar quais ingredientes são utilizados, o número
de porções e o tempo de rendimento. Isso os coloca no papel de leitores antes de saber ler, além de ser um procedimento bastante comum de quem segue receitas, que procura primeiro essas informações para depois decidir se irá utilizar a receita ou não.
*A Internet tem uma infinidade de receitas e muitas curiosidades. Entretanto, nem todas as informações são corretas. Se possível, confronte e compare informações retiradas de livros, enciclopédias, revistas e da Internet. Assim, você estará formando um leitor que não apenas percebe que pode buscar informações em diferentes meios, mas também que é preciso estar atento, analisar e comparar.
*Receitas culinárias são textos feitos para transformar ingredientes em quitutes – é um tipo de texto que se lê com propósitos bem práticos e objetivos. Muitas receitas de festa junina são relativamente simples.
*Converse com seu coordenador pedagógico, com seu diretor e com as pessoas responsáveis pela cozinha para tentar viabilizar momentos de culinária com a sua turma.
*Você pode aproveitar para ler para eles textos informativos sobre os pratos e colocar no mural. Pode também produzir, coletivamente, alguns textos do tipo “Você sabia que...” para colocar no mural para as turmas com as quais vocês dividem a sala nos demais turnos.
*O fato de o livro ter destinatários reais é fundamental e deve balizar todas as decisões relativas à sua produção. Por exemplo, se os destinatários forem idosos, é preciso que a letra seja grande – caso contrário eles não conseguirão ler.
* fonte: TOF (Toda força ao Primeiro Ano) - SMESP

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