Nas redes públicas, é comum os familiares matricularem os filhos na instituição mais próxima de casa. Portanto, eles não optam necessariamente pela proposta pedagógica ou pelos espaços e serviços oferecidos, algo bastante comum no caso da rede particular. Por conta disso, pode acontecer de muitos pais terem uma ideia estereotipada do dia a dia da escola de Educação Infantil, vendo-a como um lugar que vai apenas cuidar dos pequenos. Além dessa visão equivocada, alguns familiares acreditam que os professores devem dar tarefas ou que as crianças podem entrar e sair no horário que quiserem.
Para esclarecer qual é o papel, a proposta pedagógica e o funcionamento diário da instituição, é interessante reunir os responsáveis após o fim do período de matrícula. A divulgação do encontro fica mais fácil se, no ato da matrícula, for entregue a todos um impresso com os dias e horários disponíveis para a reunião e qual será a pauta abordada. Dessa maneira, os responsáveis podem se organizar para participar de alguma delas.
Quando bem planejada, essa ação contribui muito no acolhimento e na construção de um relacionamento com as famílias, além de, é claro, ajudar na adaptação dos pequenos no início do próximo ano.
A pauta do encontro
O ideal é que a reunião de pais não ultrapasse uma hora de duração – mais que isso fica cansativo e difícil, já que a maioria das famílias leva as crianças na reunião. Portanto, é preciso planejar e priorizar quais são os aspectos mais importantes a serem tratados naquele momento. Na escola onde eu trabalhava, por exemplo, já teve um ano que fez parte da pauta orientar a família a não comprar lancheira ou mochila. Os pais, muito empolgados, compravam bolsas enormes mesmo não havendo necessidade de as crianças levarem materiais ou trocas de roupa, já que elas permaneciam apenas meio período na escola.
Abaixo, listo alguns assuntos fundamentais, por ordem de prioridade:
- Apresentar a equipe da escola;
- Mostrar os diferentes espaços e as salas de aula, preferencialmente num dia de aula para que os pais vejam os professores e as crianças em ação;
- Explicitar qual será a rotina das crianças. Na escola que coordenei, fiz um vídeo de 10 minutos mostrando um dia de aula com cenas de diferentes momentos: a entrada dos pequenos, o momento do diversificado, as atividades coletivas, a merenda, o parque e a saída. Com um vídeo como esse, é possível esclarecer muitas coisas, inclusive que os alunos ficam muito felizes no novo ambiente, e, assim, diminuir grande parte da ansiedade dos pais de primeira viagem, que ficam muito inseguros em deixar os filhos na escola;
- Falar sobre o processo de adaptação, explicitando os cuidados e a experiência da escola, assim como orientar todos para esse período;
- Apresentar, rapidamente e com clareza, quais são os eixos de trabalho e os objetivos de cada um. Faz muita diferença as famílias conhecerem a proposta pedagógica e saber que o filho terá experiências e aprendizagens em Língua Oral, Leitura e Escrita, Artes Visuais, Matemática, Movimento, Música e Natureza e Sociedade na Educação Infantil;
- Outros assuntos, como lista de material, uniforme e as formas de comunicação entre escola e família;
- Tirar dúvidas dos pais.
Na minha experiência, fazer essa reunião antes do fim do ano vale muito a pena, porque o início do ano seguinte fica mais organizado e as famílias ficam mais confiantes. Além disso, tudo se reflete na sala de aula e na aprendizagem das crianças, que é o mais importante de tudo, não é mesmo?
http://gestaoescolar.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre