É muitíssimo importante que o ser humano desde os primeiros anos de vida tenha contato com desenhos, pinturas, esculturas, músicas, danças, teatro, isto é, com a arte e suas diferentes linguagens. Já na escola, o contato com a arte, além de ser conhecimento, também é fonte de inspiração para a expressão da criança.
Aos poucos, elas vão se familiarizando com as cores, com as linhas, as formas, o sons, os movimentos, enfim, com os conteúdos das artes plásticas e visuais, música, teatro e dança e, com esse conhecimento, com essa alimentação estética, sonora, visual e interpretativa, as crianças estão aptas realizarem suas criações artísticas.
O importante é que em qualquer linguagem a criança consiga se expressar de forma criativa e própria e, para que isso aconteça, o papel do professor é fundamental.
|
I - Artes plásticas e visuais – Arte das linhas, das formas e das cores
Modalidades: Desenho, pintura, gravura, escultura, artesanato, cerâmica, tapeçaria, cestaria, colagem, histórias em quadrinhos, fotografia, instalações, arquitetura, imagens por computador, etc. Conteúdos: pontos, linhas, formas, texturas, cores, composição, peso, ritmo, volume, relevo, harmonia, etc.
| |
|
II – Teatro – Arte da representação
Modalidades: Teatro infantil, juvenil, adulto, tragédia, comédia, teatro de fantoches, teatro de bonecos, mímica, pantomina, circo, cinema, teatro mambembe, televisão (novelas, propagandas, mini-séries, e outros).
Conteúdos: texto teatral, jogos, improvisações, movimentos, gestos, espaços cênicos, época, trilha sonora, maquiagem, adereços e vestimentas.
| |
|
III – Música – Arte dos sons
Modalidades: música como forma de comunicação, gêneros musicais, voz humana, sons corporais, sons produzidos, sons agradáveis, desagradáveis, poluição sonora, improvisação, interpretação e possibilidades de composição musical.
Conteúdos: Propriedades dos sons (altura, intensidade, duração e timbre). - Elementos da música (melodia, dinâmica, ritmo, timbre, harmonia e textura musical). - Vozes (femininas, masculinas, infantis, grupos musicais, etc). - Instrumentos (corda, sopro, percussão e elétricos). - Notação musical (convencional e não convencional.
| |
|
IV – Dança – Arte dos movimentos
Modalidades: dança como forma, como expressão, como narração, como manifestação social, danças populares, etc.
Conteúdos: movimentos, espaço para a dança, espaço pessoal (kinesfera), níveis (baixo, médio e alto), relação corpo x objeto, estilos, coreografia, coreologia.
| |
Fontes:
- Martins, Mirian Celeste Dias – Aprendiz da arte – 1998 - Martins, Mirian Celeste Dias – Proposta pedagógica para o Ensino da Arte na Ed. Fundamental – SEESP – 1985 / Atualização 2007. - Raffa, Ivete – Fazendo arte com os mestres – Ed. Escolar – 2006 - Raffa, Ivete – As linguagens da arte – Pref. Municipal de Paraguaçu Pta - 2008
Ivete Raffa Arte educadora e pedagoga
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre