Você pode aproveitar e fazer uma leitura, entre um passeio e outro! ou simplesmente anotar no bloquinho ou arquivar na memória para ler depois... Confira algumas passagens de cada livro.
1. LIVRO - “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes”. Autor - Augusto Cury, 4ª edição.
Editora - Sextante.
• Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
• Pais e filhos vivem ilhados, raramente choram juntos e comentam sobre seus sonhos, mágoas, alegrias, frustrações. Na escola, a situação é pior. Professores e alunos vivem juntos durante anos dentro da sala de aula, mas são estranhos uns para os outros.
• Nós nos tornamos máquinas de trabalhar e estamos transformando nossas crianças em máquinas de aprender.
• Os jovens conhecem cada vez mais o mundo em que estão, mas quase nada sobre o mundo que são!
• O aprendizado depende do registro diário de milhares de estímulos externos (visuais, auditivos, táteis) e internos (pensamentos e reações emocionais) nas matrizes da memória. Anualmente arquivamos milhões de experiências. Diferentemente dos computadores, o registro em nossa memória é involuntário, produzido pelo fenômeno RAM (Registro Automático de Memória). Tudo que é registrado não pode mais ser “deletado”, apenas reeditado através de novas experiências sobre experiências antigas. Outro papel importante da memória é que a emoção define a qualidade do registro. Todas as experiências que possuem um alto volume emocional provocam um registro privilegiado. O amor e o ódio, a alegria e angústia provocam um registro intenso.
• Educar não é repetir palavras, é criar idéias, é encantar. Mas insistimos em educar nossos filhos como se fossem aparelhos lógicos que precisam apenas seguir um manual de regras. Cada jovem é um mundo a ser explorado.
• Os jovens vivem a geração do “hambúrguer emocional”. Detestam a paciência. Não sabem contemplar o belo nas pequenas coisas da vida.
• Cada aluno não é mais um número na sala de aula, mas um ser humano complexo, com necessidade peculiares.
• Os professores fascinantes transformam a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência. Apenas a experiência é registrada de maneira privilegiada nos solos da memória.
• A SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado) é a principal causa da crise na educação mundial. Ela é coletiva, atinge grande parte da população adulta e infantil.
• SPA – excesso de estímulos provenientes do meio em que vivemos. Os portadores da SPA adquirem uma dependência por novos estímulos. Eles se agitam na cadeira, têm conversas paralelas, não se concentram, mexem com os colegas. Estes comportamentos são tentativas de aliviar a ansiedade gerada pela SPA.
• A SPA dos alunos faz com que as teorias educacionais e psicológicas do passado quase não funcionem, porque, enquanto os professores falam, os alunos estão agitados, inquietos, sem concentração e, ainda por cima, viajando nos seus pensamentos.
• A SPA gera uma hiperatividade não-genética.
• Excesso de estímulo visual e sonoro produzido pela televisão; excesso de informações e paranóia do consumo e da estética, que dificultam a interiorização, são as principais causas da SPA.
• Quem tem SPA não consegue gerenciar os pensamentos plenamente, não consegue tranqüilizar sua mente.
• O maior vilão da qualidade de vida do homem moderno não é seu trabalho, nem a competição, a carga horária excessiva ou as pressões sociais, mas o excesso de pensamentos.
• A SPA compromete a saúde psíquica de 3 formas: ruminando o passado e desenvolvendo sentimento de culpa, produzindo preocupações sobre problemas existenciais e sofrendo por antecipação!
• De acordo com pesquisas do Instituto Academia de Inteligência, no Brasil, 92% dos professores estão com 3 ou mais sintomas de estresse e 41% com dez ou mais. Que tipo de educação é esta que estamos construindo e que vem eliminando a boa qualidade de vida de nossos mestres?
• Não apenas os salários e a dignidade dos professores precisam ser resgatados, mas também a sua saúde. Professores e alunos estão coletivamente com a SPA.
• Um professor fascinante é mestre da sensibilidade. Não deixe que a agressividade e as atitudes impensadas dos seus alunos roubem sua tranqüilidade.
• Veja por vários ângulos a educação. Entenda que somos criadores e vítimas do sistema social que valoriza o ter, e não o ser, a estética e não o conteúdo, o consumo e não as idéias.
• Não esqueça que você não é apenas um pilar da escola clássica, mas um pilar da escola da vida.
• Os educadores, apesar das suas dificuldades, são insubstituíveis, porque a gentileza, a solidariedade, a tolerância, a inclusão, os sentimentos altruístas, enfim, todas as áreas da sensibilidade não podem ser ensinadas por máquinas, e sim, por seres humanos.
• Professores fascinantes ensinam os alunos a explorar o mundo que são, o seu próprio ser.
2. LIVRO - “Compêndio de Neurologia Infantil”. Autores - Jair Luiz de Moraes e Maria
Helena Lisboa Bartholo. Editora – Medsi, 2002.
• A aprendizagem está intimamente relacionada ao desenvolvimento da criança, às figuras representativas (professores), ambiente de aprendizagem formal (escola), condições orgânicas, emocionais e estrutura familiar. Logo, qualquer intercorrência em um ou mais desses fatores poderá influenciar direta ou indiretamente o processo de aquisição da aprendizagem.
• Os distúrbios de aprendizagem permanecem sendo, até os dias de hoje, um desafio enfrentado pelos sistemas educacionais.
• Por definição, os distúrbios de aprendizagem vem a ser um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de desordens, manifestadas por dificuldades específicas na aquisição e uso das habilidades de ouvir, falar, ler, escrever e raciocínio matemático.
• Essas desordens são intrínsecas ao indivíduo e presume-se serem uma disfunção (e não, lesão) do Sistema Nervoso Central (SNC). Entretanto, podem ocorrer concomitantemente com outras desordens, como distúrbio sensorial (visão, audição), retardo mental, distúrbio emocional e social, ou sofrer tanto influências ambientais como diferenças culturais, instruções inapropriadas ou insuficientes, ou fatores psicogênicos.
• O processo neuropsicológico do aprender sob o ponto de vista anatômico envolve a associação entre as estruturas e circuitos do SNC, indicando a integridade da interligação entre as áreas perceptomotoras, das vias aferentes sensitivo-sensoriais (audição-visão) e das funções corticais gnósicas e práxicas, fazendo ver que o aprender possui uma função cognitiva.
• Além do substrato neuroanatômico, há o envolvimento neuroquímico representado pelos neurotransmissores (dopamina e/ou noradrenalina), os quais estão relacionados com os processos fisiológicos e bioquímicos envolvidos na aquisição da aprendizagem.
• Nos dias de hoje, temos a plena convicção de que a abordagem terapêutica com os distúrbios de aprendizagem deve ser multidisciplinar, não só permitindo a troca de conhecimentos entre os profissionais envolvidos, como contribuindo para a aproximação entre as áreas da saúde e da educação.
3. LIVRO - “Quem vai educar seus filhos?”. Autor - Steve Biddulph. Editora - Fundamento.
• Embora os educadores façam o máximo pelo bem-estar e o progresso da criança, o que eles podem oferecer de amor e carinho não se compara à intensidade do amor dos pais.
• Recomendações para creches e escolinhas – evitar crianças antes de 1 ano de idade. Após 1 ano, só um dia por semana, durante poucas horas. Com 2 anos, 2 dias da semana, durante poucas horas. Com 3 anos, 3 dias da semana, durante poucas horas ou meio dia. Com 4 anos, 4 dias da semana, algumas horas ou meio dia. Após 5 anos, todos os dias da semana, meio período.
4. LIVRO - “O Segredo das Crianças Felizes”. Autor - Steve Biddulph. Editora -
Fundamento.
• Professor – como neutralizar a programação negativa das crianças que você ensina?
• Criança triste e solitária – precisa de mensagens positivas que não estejam ligadas à sua performance, mas simplesmente pelo fato de ela “existir”. Um toque amigável ou um abraço na criança também fazem com que ela se sinta mais segura.
• Criança cheia de auto-crítica que não tenta fazer nada – faça afirmações positivas e bastantes consistentes – mensagens positivas tanto para performances quanto para o simples fato de elas existirem.
• Criança agressiva com as outras e sarcástica com você – é preciso estabelecer uma ligação com um firme compromisso, sendo feito, é claro, sem usar críticas. A maneira de estabelecer um relacionamento benéfico e significativo com uma criança agressiva é a persistência: permaneça firme e não fique nervoso nem irritado! Uma vez que esse relacionamento tenha sido estabelecido, você pode acrescentar mensagens positivas pelo fato de a criança ter feito coisas positivas.
• Sarcasmo e humilhações vindas da equipe de professores – poucas pessoas têm idéia das dificuldades e do estresse que um professor do ensino médio enfrenta nos dias de hoje. Os professores ficam em 2º lugar, logo depois dos psiquiatras, nas estatísticas de estafa mental e física causada pelo trabalho.
• Todos nós perdemos a paciência e gritamos de vez em quando. Os alunos podem lidar com isso. É a agressão constante que machuca. Se você basicamente não gosta de crianças, por favor, não seja professor!
• Crianças solitárias tendem a passar despercebidas. Qualquer esforço para humanizar a experiência escolar como, excursões, acampamentos, trabalhar as áreas de habilidades sociais, relacionamentos e auto-estima, serão de imenso valor.
• A falha das escolas em ajudar as crianças problemáticas é raramente culpa do professor. A culpa recai em todo o método de ensino, mais voltado para a produção!
• Nenhum professor, por mais dedicado que seja, consegue dar o apoio emocional e o estímulo de que 30 crianças precisam para aprender bem.
• Professor, elimine as críticas e o sarcasmo da sua aula e use métodos firmes para manter o controle. Faça o possível para atender as suas próprias necessidades de positividade e afirmação. Você é uma espécie em extinção, e as crianças precisam de vocês!
• Não faça sermão, não julgue, não compare, não critique, não avalie nem generalize. Conselhos podem ser um golpe para a auto-estima da pessoa que ouve, principalmente se não forem pedidos.
5. LIVRO - “O sucesso não ocorre por acaso”. Autor – Dr. Lair Ribeiro. Editora - Objetiva.
• Pode ser difícil de enxergar as dificuldades, mas ficam fáceis depois que alguém as vê. As oportunidades estão na vida para serem vistas.
• Nosso cérebro precisa aprender a ver as oportunidades, pois na nossa educação não somos treinados para isto. Os atuais processos educativos focalizam os problemas e não as soluções! O comportamento muda o sentimento; o sentimento muda o pensamento. Intenção sem ação é ilusão. Ouse fazer e o poder lhe será dado.
• Existe uma grande diferença entre não ser doente e ser sadio. Ser sadio significa ter energia para fazer tudo o que se deseja na vida!
Estresse é uma coisa boa, está ligado à emoção de realizar coisas e traz energia. Entretanto, se eu ficar preocupado e ansioso para fazer algo, isto é “distresse”, que é prejudicial.
• Aprenda a codificar o futuro somente como uma possibilidade e não uma expectativa. Uma expectativa, quando não se realiza, gera frustração. Uma possibilidade, mesmo quando não acontece, continua sendo uma possibilidade.
• Enfocar o que você não quer, ao invés do que você quer, é como dirigir um carro olhando no espelho retrovisor. Você sabe de onde está vindo, mas, não sabe para onde está indo!
• A habilidade de se expressar é, provavelmente, a mais importante de todas as que uma pessoa pode possuir. Conhecimento sem ação não tem valor.
• Você só tem uma oportunidade para causar uma 1ª boa impressão no contato com alguém. O julgamento que se faz de uma pessoa depende dos primeiros 3 a 4 minutos. A imagem de uma pessoa feita nestes 3 minutos, dura 20 anos. Você nunca tem uma 2ª chance de causar uma boa 1ª impressão!
• Quando o único instrumento que você tem é um martelo, todo problema que aparece você pensa que é um prego.
• A vida é um problema atrás do outro. A diferença é como você encara o problema e como aprende com ele!
• O segredo da vida não é fazer o que você gosta; é gostar do que você faz!
• Eficiência é fazer bem feito. Eficácia é fazer o que precisa ser feito.
Ousadia tem genialidade, poder e mágica. Ouse fazer e o poder lhe será dado. Comece, comece, comece, aja, aja, aja....!
Você pode aproveitar e fazer uma leitura, entre um passeio e outro! ou simplesmente anotar no bloquinho ou arquivar na memória para ler depois... Confira algumas passagens de cada livro.
1. LIVRO - “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes”. Autor - Augusto Cury, 4ª edição.
Editora - Sextante.
• Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
• Pais e filhos vivem ilhados, raramente choram juntos e comentam sobre seus sonhos, mágoas, alegrias, frustrações. Na escola, a situação é pior. Professores e alunos vivem juntos durante anos dentro da sala de aula, mas são estranhos uns para os outros.
• Nós nos tornamos máquinas de trabalhar e estamos transformando nossas crianças em máquinas de aprender.
• Os jovens conhecem cada vez mais o mundo em que estão, mas quase nada sobre o mundo que são!
• O aprendizado depende do registro diário de milhares de estímulos externos (visuais, auditivos, táteis) e internos (pensamentos e reações emocionais) nas matrizes da memória. Anualmente arquivamos milhões de experiências. Diferentemente dos computadores, o registro em nossa memória é involuntário, produzido pelo fenômeno RAM (Registro Automático de Memória). Tudo que é registrado não pode mais ser “deletado”, apenas reeditado através de novas experiências sobre experiências antigas. Outro papel importante da memória é que a emoção define a qualidade do registro. Todas as experiências que possuem um alto volume emocional provocam um registro privilegiado. O amor e o ódio, a alegria e angústia provocam um registro intenso.
• Educar não é repetir palavras, é criar idéias, é encantar. Mas insistimos em educar nossos filhos como se fossem aparelhos lógicos que precisam apenas seguir um manual de regras. Cada jovem é um mundo a ser explorado.
• Os jovens vivem a geração do “hambúrguer emocional”. Detestam a paciência. Não sabem contemplar o belo nas pequenas coisas da vida.
• Cada aluno não é mais um número na sala de aula, mas um ser humano complexo, com necessidade peculiares.
• Os professores fascinantes transformam a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência. Apenas a experiência é registrada de maneira privilegiada nos solos da memória.
• A SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado) é a principal causa da crise na educação mundial. Ela é coletiva, atinge grande parte da população adulta e infantil.
• SPA – excesso de estímulos provenientes do meio em que vivemos. Os portadores da SPA adquirem uma dependência por novos estímulos. Eles se agitam na cadeira, têm conversas paralelas, não se concentram, mexem com os colegas. Estes comportamentos são tentativas de aliviar a ansiedade gerada pela SPA.
• A SPA dos alunos faz com que as teorias educacionais e psicológicas do passado quase não funcionem, porque, enquanto os professores falam, os alunos estão agitados, inquietos, sem concentração e, ainda por cima, viajando nos seus pensamentos.
• A SPA gera uma hiperatividade não-genética.
• Excesso de estímulo visual e sonoro produzido pela televisão; excesso de informações e paranóia do consumo e da estética, que dificultam a interiorização, são as principais causas da SPA.
• Quem tem SPA não consegue gerenciar os pensamentos plenamente, não consegue tranqüilizar sua mente.
• O maior vilão da qualidade de vida do homem moderno não é seu trabalho, nem a competição, a carga horária excessiva ou as pressões sociais, mas o excesso de pensamentos.
• A SPA compromete a saúde psíquica de 3 formas: ruminando o passado e desenvolvendo sentimento de culpa, produzindo preocupações sobre problemas existenciais e sofrendo por antecipação!
• De acordo com pesquisas do Instituto Academia de Inteligência, no Brasil, 92% dos professores estão com 3 ou mais sintomas de estresse e 41% com dez ou mais. Que tipo de educação é esta que estamos construindo e que vem eliminando a boa qualidade de vida de nossos mestres?
• Não apenas os salários e a dignidade dos professores precisam ser resgatados, mas também a sua saúde. Professores e alunos estão coletivamente com a SPA.
• Um professor fascinante é mestre da sensibilidade. Não deixe que a agressividade e as atitudes impensadas dos seus alunos roubem sua tranqüilidade.
• Veja por vários ângulos a educação. Entenda que somos criadores e vítimas do sistema social que valoriza o ter, e não o ser, a estética e não o conteúdo, o consumo e não as idéias.
• Não esqueça que você não é apenas um pilar da escola clássica, mas um pilar da escola da vida.
• Os educadores, apesar das suas dificuldades, são insubstituíveis, porque a gentileza, a solidariedade, a tolerância, a inclusão, os sentimentos altruístas, enfim, todas as áreas da sensibilidade não podem ser ensinadas por máquinas, e sim, por seres humanos.
• Professores fascinantes ensinam os alunos a explorar o mundo que são, o seu próprio ser.
2. LIVRO - “Compêndio de Neurologia Infantil”. Autores - Jair Luiz de Moraes e Maria
Helena Lisboa Bartholo. Editora – Medsi, 2002.
• A aprendizagem está intimamente relacionada ao desenvolvimento da criança, às figuras representativas (professores), ambiente de aprendizagem formal (escola), condições orgânicas, emocionais e estrutura familiar. Logo, qualquer intercorrência em um ou mais desses fatores poderá influenciar direta ou indiretamente o processo de aquisição da aprendizagem.
• Os distúrbios de aprendizagem permanecem sendo, até os dias de hoje, um desafio enfrentado pelos sistemas educacionais.
• Por definição, os distúrbios de aprendizagem vem a ser um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de desordens, manifestadas por dificuldades específicas na aquisição e uso das habilidades de ouvir, falar, ler, escrever e raciocínio matemático.
• Essas desordens são intrínsecas ao indivíduo e presume-se serem uma disfunção (e não, lesão) do Sistema Nervoso Central (SNC). Entretanto, podem ocorrer concomitantemente com outras desordens, como distúrbio sensorial (visão, audição), retardo mental, distúrbio emocional e social, ou sofrer tanto influências ambientais como diferenças culturais, instruções inapropriadas ou insuficientes, ou fatores psicogênicos.
• O processo neuropsicológico do aprender sob o ponto de vista anatômico envolve a associação entre as estruturas e circuitos do SNC, indicando a integridade da interligação entre as áreas perceptomotoras, das vias aferentes sensitivo-sensoriais (audição-visão) e das funções corticais gnósicas e práxicas, fazendo ver que o aprender possui uma função cognitiva.
• Além do substrato neuroanatômico, há o envolvimento neuroquímico representado pelos neurotransmissores (dopamina e/ou noradrenalina), os quais estão relacionados com os processos fisiológicos e bioquímicos envolvidos na aquisição da aprendizagem.
• Nos dias de hoje, temos a plena convicção de que a abordagem terapêutica com os distúrbios de aprendizagem deve ser multidisciplinar, não só permitindo a troca de conhecimentos entre os profissionais envolvidos, como contribuindo para a aproximação entre as áreas da saúde e da educação.
3. LIVRO - “Quem vai educar seus filhos?”. Autor - Steve Biddulph. Editora - Fundamento.
• Embora os educadores façam o máximo pelo bem-estar e o progresso da criança, o que eles podem oferecer de amor e carinho não se compara à intensidade do amor dos pais.
• Recomendações para creches e escolinhas – evitar crianças antes de 1 ano de idade. Após 1 ano, só um dia por semana, durante poucas horas. Com 2 anos, 2 dias da semana, durante poucas horas. Com 3 anos, 3 dias da semana, durante poucas horas ou meio dia. Com 4 anos, 4 dias da semana, algumas horas ou meio dia. Após 5 anos, todos os dias da semana, meio período.
4. LIVRO - “O Segredo das Crianças Felizes”. Autor - Steve Biddulph. Editora -
Fundamento.
• Professor – como neutralizar a programação negativa das crianças que você ensina?
• Criança triste e solitária – precisa de mensagens positivas que não estejam ligadas à sua performance, mas simplesmente pelo fato de ela “existir”. Um toque amigável ou um abraço na criança também fazem com que ela se sinta mais segura.
• Criança cheia de auto-crítica que não tenta fazer nada – faça afirmações positivas e bastantes consistentes – mensagens positivas tanto para performances quanto para o simples fato de elas existirem.
• Criança agressiva com as outras e sarcástica com você – é preciso estabelecer uma ligação com um firme compromisso, sendo feito, é claro, sem usar críticas. A maneira de estabelecer um relacionamento benéfico e significativo com uma criança agressiva é a persistência: permaneça firme e não fique nervoso nem irritado! Uma vez que esse relacionamento tenha sido estabelecido, você pode acrescentar mensagens positivas pelo fato de a criança ter feito coisas positivas.
• Sarcasmo e humilhações vindas da equipe de professores – poucas pessoas têm idéia das dificuldades e do estresse que um professor do ensino médio enfrenta nos dias de hoje. Os professores ficam em 2º lugar, logo depois dos psiquiatras, nas estatísticas de estafa mental e física causada pelo trabalho.
• Todos nós perdemos a paciência e gritamos de vez em quando. Os alunos podem lidar com isso. É a agressão constante que machuca. Se você basicamente não gosta de crianças, por favor, não seja professor!
• Crianças solitárias tendem a passar despercebidas. Qualquer esforço para humanizar a experiência escolar como, excursões, acampamentos, trabalhar as áreas de habilidades sociais, relacionamentos e auto-estima, serão de imenso valor.
• A falha das escolas em ajudar as crianças problemáticas é raramente culpa do professor. A culpa recai em todo o método de ensino, mais voltado para a produção!
• Nenhum professor, por mais dedicado que seja, consegue dar o apoio emocional e o estímulo de que 30 crianças precisam para aprender bem.
• Professor, elimine as críticas e o sarcasmo da sua aula e use métodos firmes para manter o controle. Faça o possível para atender as suas próprias necessidades de positividade e afirmação. Você é uma espécie em extinção, e as crianças precisam de vocês!
• Não faça sermão, não julgue, não compare, não critique, não avalie nem generalize. Conselhos podem ser um golpe para a auto-estima da pessoa que ouve, principalmente se não forem pedidos.
5. LIVRO - “O sucesso não ocorre por acaso”. Autor – Dr. Lair Ribeiro. Editora - Objetiva.
• Pode ser difícil de enxergar as dificuldades, mas ficam fáceis depois que alguém as vê. As oportunidades estão na vida para serem vistas.
• Nosso cérebro precisa aprender a ver as oportunidades, pois na nossa educação não somos treinados para isto. Os atuais processos educativos focalizam os problemas e não as soluções! O comportamento muda o sentimento; o sentimento muda o pensamento. Intenção sem ação é ilusão. Ouse fazer e o poder lhe será dado.
• Existe uma grande diferença entre não ser doente e ser sadio. Ser sadio significa ter energia para fazer tudo o que se deseja na vida!
Estresse é uma coisa boa, está ligado à emoção de realizar coisas e traz energia. Entretanto, se eu ficar preocupado e ansioso para fazer algo, isto é “distresse”, que é prejudicial.
Estresse é uma coisa boa, está ligado à emoção de realizar coisas e traz energia. Entretanto, se eu ficar preocupado e ansioso para fazer algo, isto é “distresse”, que é prejudicial.
• Aprenda a codificar o futuro somente como uma possibilidade e não uma expectativa. Uma expectativa, quando não se realiza, gera frustração. Uma possibilidade, mesmo quando não acontece, continua sendo uma possibilidade.
• Enfocar o que você não quer, ao invés do que você quer, é como dirigir um carro olhando no espelho retrovisor. Você sabe de onde está vindo, mas, não sabe para onde está indo!
• A habilidade de se expressar é, provavelmente, a mais importante de todas as que uma pessoa pode possuir. Conhecimento sem ação não tem valor.
• Você só tem uma oportunidade para causar uma 1ª boa impressão no contato com alguém. O julgamento que se faz de uma pessoa depende dos primeiros 3 a 4 minutos. A imagem de uma pessoa feita nestes 3 minutos, dura 20 anos. Você nunca tem uma 2ª chance de causar uma boa 1ª impressão!
• Quando o único instrumento que você tem é um martelo, todo problema que aparece você pensa que é um prego.
• A vida é um problema atrás do outro. A diferença é como você encara o problema e como aprende com ele!
• O segredo da vida não é fazer o que você gosta; é gostar do que você faz!
• Eficiência é fazer bem feito. Eficácia é fazer o que precisa ser feito.
Ousadia tem genialidade, poder e mágica. Ouse fazer e o poder lhe será dado. Comece, comece, comece, aja, aja, aja....!
Ousadia tem genialidade, poder e mágica. Ouse fazer e o poder lhe será dado. Comece, comece, comece, aja, aja, aja....!
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