É importante lembrar que um projeto didático é uma forma de ação pedagógica. Para colocá-la em prática é preciso ter um planejamento pedagógico, isto é, fazer escolhas sobre o que será ensinado, como se dará esse processo e como será a avaliação – mesmo que o desenrolar dos acontecimentos transforme as propostas originais.
O professor deve definir os passos necessários ao planejamento e implementação do projeto didático junto com os seus alunos. É esse exercício de criação que permite saber quais definições serão compartilhadas com a classe. É necessário ressaltar que, quando o professor decide tudo, não há projeto didático.
Ø Etapas de elaboração e execução de um projeto didático[1]:
1. Escolha o tema.
2. Estabeleça o objetivo ou os objetivos.
¾ Pense no que você pretende conseguir com esse projeto. Provavelmente, surgirão muitas metas. Para não se perder em meio a tantos objetivos, você pode se perguntar: "O que gostaria que meus alunos aprendessem com ele?"
3. Pesquise.
4. Planeje o projeto.
¾ Que atividades você vai propor aos alunos? De que materiais ou ferramentas vocês vão precisar? Isso vai gerar algum custo (para a escola e/ou para os alunos)? Como você vai conduzir o projeto? Que áreas serão abordadas? Quantas aulas você usará para executá-lo? Que estratégias vai usar para incentivar os alunos e manter o interesse deles? Como será a finalização do Projeto?
5. Sensibilize seus alunos.
¾ Converse abertamente com sua turma e fale sobre o projeto. Exponha seus planos. Planeje as atividades de forma a permitir que eles escolham aquelas em que preferem participar e prepare-se para alterar atividades de que eles possam não gostar. Lembre-se que, se eles não se entusiasmarem com a ideia do projeto, o resultado poderá ser comprometido.
6. Mostre os resultados.
¾ À medida que o projeto for "caminhando", ajude a classe a expor os resultados em sua escola, esta é uma forma interessante para estimular o envolvimento dos alunos.
Sugestão: organize um registro escrito, coletivo ou individual, que represente o resultado final do projeto. Esse registro deverá se pautar em práticas sociais reais de leitura e escrita pelos alunos, como por exemplo, murais, livros, jornais, folhetos, cartazes, álbuns, uma página no portal da escola...
7. Avalie o projeto com a turma.
¾ Organize um painel em que a classe possa expor o que mais agradou e o que não foi tão bom. Dê seu parecer e ouça o que os alunos têm a dizer. Você alcançou seus objetivos (ou pelo menos um deles)? Aproveite críticas e sugestões para aperfeiçoar os projetos futuros.
8. Estruture seu projeto.
a. Tema
b. Ano de ensino a que se destina
c. Duração
d. Justificativa (explique por que você escolheu esse tema)
e. Objetivos gerais da proposta elaborada
f. Objetivos específicos (cite que áreas e assuntos serão abordados)
g. Estratégias/procedimentos (explique como você pretende alcançar os objetivos)
h. Material necessário (relacione que recursos serão necessários)
i. Produto final próximo das práticas sociais reais de leitura e escrita
j. Avaliação (cite como você pretende avaliar os alunos)
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