31 julho 2020

Discursos para formandos




Texto Individual 1 - Autor: Augusto Junior


O momento da formatura não é o ponto final, na verdade é uma virgula na trajetória de vocês, a verdade é que foi vencida uma etapa, mas outras etapas estão logo na frente aguardando para serem superadas, o tempo de aprendizado foi importante mas o que vai valer mesmo é o que vai ser feito daqui para frente, por isso temos um desafio de continuar nossa trajetória em direção ao sucesso.

Existe uma historia bem interessante, conta-se que um jovem concluiu seu curso de graduação em uma escola Americana, ao receber o canudo ele correu eufórico para o pátio deu um grande salto e gritou "VIDA AI VOU EU", a vida sorriu para ele e disse: PODE VIM QUE EU TE ENSINO O RESTO, acredito que esse deve ser o sentimento que está em nossos corações neste momento, é hora de sair e colocar em prática o que se aprendeu.

Em segundo lugar quero Parabenizar pela escolha, eu realmente acredito na EDUCAÇÃO e vejo que a Educação é o caminho para se transformar a sociedade.

Quero citar 3 frases que gosto muito:

"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda."Paulo Freire

"Educar é semear com sabedoria e colher com paciência"Augusto Cury

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele".Immanuel Kant

Quero afirmar que trabalhar com educação é um grande desafio, as vezes não existe facilidade mas se prosseguirmos será gratificante.

O caminho do sucesso para um professor, é o que disse o Filósofo Mario Sergio Cortella.

Generosidade Mental – ensinar o que se sabe; Coerência ética – praticar o que se ensina;Humildade intelectual – perguntar o que se ignora.

Para concluir quero dizer que nosso grande modelo de educador é Jesus, ele foi sem sombra de dúvida o maior educador de todos os tempos, ele mostrou que o bom educador não é o que tem muito conhecimento mas aquele que consegue tornar este conhecimento acessível para quem está ouvindo.

A segunda característica de Jesus que precisamos aprender é que, ele ensinava para transformar vidas, as pessoas que tiveram contato com ele nunca mais foram as mesmas, suas vidas mudaram para sempre, desejo que você tenha este sonho dentro do seu coração.

A terceira característica de Jesus como Professor era que ele enxergava as pessoas como pessoas, ele conseguia enxergar as necessidades existentes em cada ser que ele encontrava, não era formula secreta, ele amava as pessoas.

a quarta característica que quero transmitir aqui é que Jesus fazia o que podemos fazer, ele dava atenção as pessoas, ele ouvia as pessoas e ele tocava nas pessoas, acredito que este deve ser objetivo dos educadores.

Jesus disse que ele nos deu o exemplo para que seguíssemos, e também falou aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.

Encerro minhas palavras com dois trechos Bíblicos.

1- Rm 12:7b Se é ensinar que haja dedicação ao ensino

2- Dn 12:3 Os entendidos pois resplandecerão, como o resplendor do firmamento, e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente.

Por Augusto Junior, 8 de novembro de 2012



Texto Individual 2 

Á Deus, rendemos sinceros agradecimentos por este momento especial em nossas vidas, um tempo aguardado com paciência, trabalho e dedicação. 
Agradecemos a Deus por ter nos sustentando em todas as circunstâncias ao longo destes 4 anos do curso de Pedagogia.

Temos ciência o quanto alguns momentos foram árduos para realização deste sonho, todavia, o amor incondicional de Deus nos preencheu de fé e esperança para enfrentarmos todas as dificuldades e prosseguirmos sempre em frente. 

Certamente amadurecemos ao enfrentarmos esses desafios, e agora, neste dia especial, viemos colher os frutos de nossos esforços, certamente com as benção de Deus, atingimos nosso alvo e finalmente chegou o dia de nossa formatura.

Agradecemos ao Criador que nos presenteou com o bem mais precioso que poderíamos receber, o dom da vida, e com ela, algumas dádivas oportunas, tal como a liberdade, que nos proporcionou fazer ‘escolhas’, e uma destas escolhas nos fizeram chegar até aqui, de igual forma a dádiva da perseverança que nos permitiu lutarmos pela conquista de nossos ideais.

Somos gratos também à Deus, por ter colocado pessoas maravilhosas em nossas vidas, tais como familiares, professores e amigos que nos incentivaram e nos fizeram compreender o quanto é gratificante encontrar apoio diante de decisões importantes de nossas vidas.
Agradecemos ainda pelos laços de amizade firmados em convívio estudantil, pois, aprendemos que no trabalho em equipe, nossos talentos e conhecimentos só fazem sentido quando são compartilhados em benefício do próximo, ou seja, em prol de uma sociedade justa e fraterna! A Deus nossa gratidão, por sua inesgotável fidelidade e bençãos derramadas sobre nós! 

30 julho 2020

Como fazer Portfólio acadêmico



Resumo geral do portfólio Acadêmico

É um instrumento pedagógico de identificação da qualidade do ensino-aprendizagem mediante a avaliação do desempenho do aluno e do professor.  Caracteriza-se por uma Lista de Trabalhos de um estudante onde apresenta registros em ordem cronológica, relativos aos construtos de aprendizagem estabelecidos, visando estabelecer uma reflexão crítica sobre o processo acadêmico em busca da melhoria das competências, atitudes e conhecimentos que irão estabelecer sua valoração acadêmica. O Portfólio Acadêmico é então a coleção de todos os títulos educacionais de um indivíduo podendo ser considerados os cursos de longa, média e curta duração, textos, artigos, citações, trabalhos profissionais, ou seja, toda a história da vida acadêmica e profissional.

ORIGEM DA PALAVRA PORTFÓLIO
O termo Portfólio tem origem anglo-saxônica e designa o conjunto de títulos e ações de um investigador, individual ou institucional, ou ainda, documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem, sendo utilizado para solicitar reconhecimento acadêmico da aprendizagem experimental.

FUNÇÃO DO PORTFÓLIO
É uma é uma estratégia, é um diário de aprendizagem onde registramos, constantemente, a partir da pesquisa, uma seleção de amostras do nosso trabalho, nossas dúvidas e nossas conquistas.  Ele nos leva à descoberta do mundo do conhecimento propiciando ajuda ao estudante, para o desenvolvimento da habilidade de avaliar seu próprio trabalho e desempenho, podendo estabelecer uma estreita relação com a trajetória do seu desenvolvimento profissional, além de oportunizar a documentação e os registros e, de forma sistêmica e reflexiva, de sua evolução. Ainda permite ao estudante, uma análise comparativa quando aprecia portfólios de outros estudantes, companheiros ou não, de jornada acadêmica.  Através do Portfólio, o professor instaura diálogo com cada aluno de forma individualizada, pois cada estudante deve estar sempre com seus registros acadêmicos e complementares atualizados, como forma de validar a aprendizagem de conhecimentos.

OBJETIVOS DO PORTFÓLIO ACADÊMICO

• Aprender a aprender;

• Conhecer o aprender;

• Aprender a aprender, fazendo;

• Levantar hipóteses buscando alternativas e soluções possíveis para as questões do mundo, aparentemente, desconhecido;

• Levar o aluno ao universo da pesquisa;

• Desenvolver o gosto pela leitura;

• Propiciar o registro, análise e acompanhamento das ações cotidianas no diário de aprendizagem.

ESTRUTURA DO PORTFÓLIO

Normalmente tem uma estrutura que compreende: capa, índice, introdução, desenvolvimento pessoal, desenvolvimento social, desenvolvimento acadêmico, conclusão e anexos. No Portfólio Acadêmico é possível postar uma coletânea de aulas, trabalhos, provas, exercícios (contidos na pasta individual), anotações que permitem construir entre outras coisas, o perfil acadêmico do aluno. Desta forma irá refletir o ritmo e a direção de seu crescimento, os temas de seu interesse, suas dificuldades e o potencial a ser desenvolvido. 

QUANDO DESENVOLVER O PORTFÓLIO

Deve ser desenvolvido no início de cada ano, semestre, período letivo e/ou atividade acadêmica estabelecida. Pode ser até mesmo um Projeto ou um curso. É interessante que o Portfólio contenha um diário reflexivo onde o aluno possa registrar, diariamente, suas reflexões, pensamentos, sentimentos, auto- avaliações de crescimento ao longo de sua experiência, em determinada disciplina, naquele espaço de formação. 

APLICAÇÃO DO PORTFÓLIO

Deve conter os registros de todas as disciplinas cursadas e as que estão em andamento, de forma cronológica, de maneira a construir o “Caderno Virtual” que perpetuará no Universo da informação e que poderá servir de subsídios para outros estudantes/indivíduos. Representa a Responsabilidade Universitária que compreende o compartilhamento de conhecimentos com a comunidade de seu contexto. Considerando a “Missão” do Portfólio Acadêmico é importante lembrar que todo o contexto produzido, para registro deve ser revisado e analisado, sob a ótica da língua vernácula, ou seja, da língua portuguesa

ESTRUTURA FUNCIONAL DO PORTFÓLIO

Consiste na criação de uma pasta física individual, ou o conteúdo poderá ser hospedado em plataforma web (sites, blogs ou conforme a escolha do estudante). Para ambos deve contemplar um índice sequencial do material que serve de aporte para o seu desenvolvimento estruturado. Assim, sugere-se que seja estabelecida uma Folha de Abertura para cada item abaixo relacionado:

• Nome do aluno(a), do professor(a) da disciplina, curso, disciplina, série, módulo, ano e instituição de ensino;

• Índice remisso de assuntos;

• Justificativa do seu portfólio (texto redigido pelo aluno, utilizando a criatividade na comunicação, de maneira agradável);

• Textos (artigos) lidos com registros de intervenções pessoais como: fichamentos orientados pelo professor(a) da disciplina;

• Anotações/registros de aulas compreendendo o objetivo de cada aula e o que aprendeu (rotina realizada diariamente);


Referências
VILLAS BOAS, B. M. F. Portifólio, Avaliação e Trabalho Pedagógico. 1ª Edição, 2004.

Artigo: ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O Portifólio no curso de 

Pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Revista Educação & Sociedade, vol. 26 no.90 Campinas Jan./Apr. 2005.

Artigo: PORTFÓLIO. Parte @ Sua Revista Virtual. Edição de 11 de abril de 2008. Disponível em http://www.partes.com.br/educacao/portfolio.asp - Acesso em 21/03/2009, Às 23 horas e 50 minutos.

29 julho 2020

TCC de pedagogia



O curso de Pedagogia aparece entre os cursos superiores mais procurados do Brasil. Essa graduação, que dura de 3 a 4 anos, habita profissionais para trabalhar como professores de educação infantil e também para ocupar outros cargos em escolas, como coordenador e diretor.

O aluno de Pedagogia frequenta as aulas de várias disciplinas, como História da Educação, Alfabetização e Fundamentos e Práticas do Ensino. Ele também precisa cumprir uma carga horária de estágio supervisionado. No último ano da formação, eis que surge um grande desafio na sua vida acadêmica: o temido TCC  ou monografia

TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e instrumento de avaliação final de um curso superior.

É elaborado em forma de dissertação, visando a iniciação e envolvimento do aluno de graduação no campo da pesquisa científica.

Em geral, a aprovação do TCC é um critério para o aluno obter o diploma do curso de graduação. O "Trabalho de Conclusão de Curso" também é requesito obrigatório para outros cursos que não sejam de gradução, como, por exemplo, cursos de pós-graduação, MBA, cursos técnicos, entre outros.

Para iniciar o TCC o aluno deve ter um tema para o trabalho, que deverá ser escolhido com base em determinados critérios que incluem: afinidade com o tema; relevância para a comunidade científica e para a sociedade; existência de bibliografia suficiente; inovação, resposta a uma questão / dúvida que ainda persiste.

O trabalho escrito deve ser entregue pelo aluno em tempo hábil, sob pena de ser reprovado. A avaliação do TCC escrito é feita por uma Banca Examinadora, composta por professores que assistem e avaliam também a apresentação oral e os argumentos usados pelo aluno às questões colocadas. A comprovação de plágio (cópia) é considerada fraude.

A estrutura do TCC deve apresentar detalhes específicos para introdução, desenvolvimento, metodologia e conclusão. Segue ainda rigorosas normas para a citação das fontes bibliográficas que foram consultadas para a fundamentação teórica do texto. No Brasil, o estudante deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Dicas para montar o TCC de Pedagogia

Você tem dúvidas sobre como montar o TCC de Pedagogia? Então veja as dicas a seguir e aprenda o passo-a-passo para elaborar uma boa estrutura de trabalho de conclusão de curso.

1 – Defina um tema
O primeiro passo é escolher o tema do TCC, ou seja, o assunto da sua pesquisa. O aluno deve sempre pensar em algo capaz de despertar o interesse e proporcionar satisfação.

2 – Selecione conteúdo para o referencial teórico
Não dá para desenvolver um trabalho de conclusão de curso sem contar com um bom referencial teórico. Portanto, procure materiais que possam ser úteis durante a pesquisa e alimente a sua base teórica com autores com credibilidade na área. Use livros, artigos científicos e dissertações para tornar o seu TCC mais completo.

3 – Peça ajuda ao orientador
O orientador tem papel decisivo no TCC. É ele quem ajuda a definir o tema e sugere materiais para a fundamentação teórica. Em caso de dúvidas durante a elaboração do TCC, peça ajuda ao professor responsável pela orientação.

4 – Estude as normas da ABNT
As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) devem ser estudadas antes de elaborar o TCC. Elas definem como um trabalho acadêmico deve ser estruturado e quais são os elementos fundamentais. Na estrutura, o TCC deve contar com capa, folha de rosto, resumo, sumário, introdução, desenvolvimento e conclusão. O aluno também deve prestar muita atenção na hora de formatar o conteúdo, principalmente no que diz respeito às citações, numeração de páginas, margens e notas de rodapé.

5 – Cuidado com plágios
Os alunos do curso de Pedagogia devem tomar muito cuidado para não cometer plágio de outros trabalhos. Na hora de citar uma outra pesquisa, é muito importante dar créditos à fonte.

6 – Não deixe o TCC para última hora
Esta história de deixar o TCC para a última hora não funciona. O ideal é formular o conteúdo ao longo de pelo menos 5 meses, pois assim há tempo para pesquisar, ler livros, tirar dúvidas com o orientador, aplicar questionários e escrever o texto oficial do trabalho. Quem deixa para fazer o TCC um mês antes da entrega corre o risco de ser reprovado e ficar sem o tão desejado diploma.

7 – Não compre o TCC pronto
Muitas pessoas procuram TCC de pedagogia pronto à venda na internet. No entanto, este não é o melhor caminho para quem deseja concluir o curso com mérito e muito aprendizado. O ideal é iniciar a elaboração do trabalho com antecedência e encontrar um tema que desperte empatia.

Sugestão de temas para TCC de Pedagogia: Inspire-se

Jogos e brincadeiras na educação infantil

A importância da música no aprendizado

Inclusão digital nas escolas

Melhorias no sistema de ensino

Uso da internet nas práticas didáticas

Relações de gêneros nas escolas

Uso da televisão no ensino das crianças

A carreira do professor no século XXI

Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita

Evasão escolar

Violência nas escolas

Reduzir o bullying nas escolas através de práticas pedagógicas

Contribuição dos contos de fada nas práticas pedagógicas

Relação professor-aluno: a importância da afetividade

A importância da aproximação entre os pais e a escola

Estudo de línguas na pré-escola

A tecnologia na educação de alunos deficientes auditivos

O Papel do Psicopedagogo Educacional

O papel do pedagogo nas organizações

Pedagogia Hospitalar

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Deixar o TCC ou monografia dentro das normas da ABNT  não é tarefa fácil. Além de conhecer as regras gerais, o estudante também precisa se informar sobre as exigências da sua universidade. Acesse aqui para baixar as regras

* Manual de orientações elaborado pela equipe de bibliotecárias da Biblioteca Setorial de Educação, com base nas normas da ABNT, e destinado a graduandos de Pedagogia:  Acesse clicando aqui para baixar o manual

* Modelo do template para Monografia: Acesse clicando  aqui para baixar

* Temas, Sugestões e Dicas para TCC de Pedagogia: Acesse clicando aqui

Estrutura do trabalho
Capa: deve conter o nome da instituição, curso, autor, título do trabalho, cidade e ano.

Folha de rosto: apresenta nome do autor, título, cidade e ano e uma breve nota descritiva, que deve conter o objetivo do trabalho e o nome do orientador.

Dedicatória/agradecimentos: espaço no qual o autor presta homenagens e faz agradecimentos.

Resumo: é um texto, de 150 a 250 palavras, que sintetiza em um único parágrafo as ideias do trabalho.

Sumário: serve para apresentar as enumerações das páginas e as respectivas seções do trabalho. O alinhamento é à esquerda, sem recuo.

Introdução: deve conter os temas que serão tratados no trabalho, além da justificativa e do objetivo do TCC.

Desenvolvimento: a principal parte do trabalho, que deve conter a exposição do assunto tratado de forma detalhada e completa.

Conclusão: é a finalização do trabalho, onde o autor recapitula o assunto e fala um pouco sobre os resultados.

⟹ Sugestões de leitura: Clique na imagem para consultar os preços 


                   


Fonte
http://www.mepeldigitus.com/abnt.html
http://viacarreira.com/tcc-de-pedagogia-pronto-203510/
http://viacarreira.com/regras-da-abnt-para-tcc-conheca-principais-normas-062759/
http://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/recursos-educacionais/temas-sugestoes-e-dicas-para-tcc-de-pedagogia/

26 julho 2020

Coleção Educadores em PDF - Domínio Público


Esses livros fazem parte da Coleção Educadores, composta por 62 volumes, cada um tratando a fundo um dos grandes teóricos da educação. 
Lista por autor para download (formato PDF). 

  • Alceu Amoroso Lima
  • Alfred Binet
  • Almeida Júnior
  • Andrés Bello
  • Anísio Teixeira
  • Antonio Gramsci
  • Anton Makarenko
  • Aparecida Joly Gouveia
  • Armanda Álvaro Alberto
  • Azeredo Coutinho
  • Bertha Lutz
  • Bogdan Suchodolski
  • Carl Rogers
  • Cecília Meireles
  • Célestin Freinet
  • Celso Suckow da Fonseca
  • Darcy Ribeiro
  • Domingo Sarmiento
  • Durmeval Trigueiro
  • Edgard Roquette-Pinto
  • Édouard Claparède
  • Émile Durkheim
  • Fernando de Azevedo
  • Florestan Fernandes
  • Frederic Skinner
  • Friedrich Fröbel
  • Friedrich Hegel
  • Frota Pessoa
  • Georg Kerschensteiner
  • Gilberto Freyre
  • Gustavo Capanema
  • Heitor Villa-Lobos
  • Helena Antipoff
  • Henri Wallon
  • Humberto Mauro
  • Ivan Illich
  • Jan Amos Comênio
  • Jean-Jacques Rousseau
  • Jean-Ovide Decroly
  • Jean Piaget
  • Johann Herbart
  • Johann Pestalozzi
  • John Dewey
  • José Mário Pires Azanha
  • José Martí
  • José Pedro Varela
  • Julio de Mesquita Filho
  • Lev Semionovich Vygotsky
  • Lourenço Filho
  • Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959)
  • Manoel Bomfim
  • Manuel da Nóbrega
  • Maria Montessori
  • Nísia Floresta
  • Ortega y Gasset
  • Paschoal Lemme
  • Paulo Freire
  • Roger Cousinet
  • Rui Barbosa
  • Sampaio Dória
  • Sigmund Freud
  • Valnir Chagas