30 setembro 2016

Projeto de lei propõe reestruturação do ensino médio


Valter Campanato/Agência BrasilEm 2015, mais de 6,7 milhões de brasileiros estavam matriculados no ensino médio
Em 2015, mais de 6,7 milhões de brasileiros estavam matriculados no ensino médio
A renovação do ensino médio é uma das prioridades do País nos próximos anos. Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, o governo irá trabalhar junto à sua base no Congresso Nacional para priorizar a votação do Projeto de Lei (PL) 6.840/2013, que propõe mudanças importantes nas séries finais do ensino regular. 
A proposta estabelece que os currículos do ensino médio sejam organizados por áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. A divisão visa priorizar a interdisciplinaridade e a aplicação dos conhecimentos em outras áreas – e também no dia a dia dos alunos e na realidade do Brasil e do mundo.
No último ano, além das matérias básicas, o aluno deverá optar por uma das grandes áreas para aprofundar os estudos, de modo que o estudante possa se dedicar mais ao campo de seu interesse. No futuro, caso decida mudar de área, ele pode retornar à escola e fazer uma nova opção formativa.
Se aprovado o PL, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornaria obrigatório para os alunos. Outra medida prevista é que, nos próximos dez anos, 50% dos matriculados cumpram jornada escolar em tempo integral de, no mínimo, sete horas por dia, somando 4,2 mil horas em todo o ensino médio.
Flexibilidade
A secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães, afirma que o mais importante é que o ensino médio seja flexibilizado, substituindo a monotonia e o academicismo por um conteúdo mais leve e próximo da vida dos alunos.
“O primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio é igual para todos no Brasil, e ninguém está aprendendo nada”, lamentou a secretária em entrevista ao Programa Educação no Ar, da TV MEC. “O ideal é você ter pelo menos a metade do ensino médio dedicada àquilo que é comum para a formação geral do aluno, como língua portuguesa, matemática, língua estrangeira, conhecimentos gerais em história, geografia, filosofia”, defende.
Na segunda metade, explica Maria Helena, viria a flexibilização, quando os alunos poderiam optar pela área de conhecimento de sua preferência, área de educação profissional ou até escolher um curso técnico integrado, que lhe ofertaria um duplo certificado ao final.
Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015 mostra que o ensino médio é o que está em pior situação quando comparado às séries iniciais e finais da educação fundamental: a meta do ano era de 4,3, mas o índice ficou em 3,7.
Segundo dados de 2015 do Ministério da Educação (MEC), mais de 6,7 milhões de brasileiros estão matriculados no ensino médio. Enquanto a taxa de abandono do ensino fundamental foi de 1,9%, a do médio chegou a 6,8%. Já a reprovação do fundamental é de 8,2%, frente a 11,5% do médio.
O professor Célio da Cunha, da Universidade de Brasília e da Universidade Católica de Brasília, ressalta a importância da valorização do ensino médio e de uma reestruturação do atual sistema diante dos resultados. 
“Há necessidade de uma profunda reforma no ensino médio. Os últimos resultados do Ideb refletem inclusive um declínio. Historicamente, o Brasil começou a olhar mais para o ensino fundamental, que teve um avanço nos últimos anos. O último Ideb do fundamental chegou a cumprir a meta dos anos iniciais e houve avanço da 5ª a 8ª série. A crise maior é no médio”, explica o professor.
Ele lembra ainda a necessidade de ampliar a qualificação de professores, em especial nas áreas de química, física, matemática e biologia. “É preciso mudar a cabeça do professor, mudar a formação. Ao mesmo tempo, você tem uma juventude com várias vocações. Precisamos de um ensino médio mais diversificado, de acordo com formações e necessidade do País, e abrir o leque de concentrações curriculares”, destaca.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da EducaçãoInep e Câmara dos Deputado

Lembrancinha com Potinho de Papinha



Quer fazer uma linda lembrancinha, mas quer gastar pouco? Então acompanhe esse passo a passo de lembrancinha com potinhos de vidro que você pode fazer paraaniversários, chá de bebês, maternidade e casamentos. Experimente fazer!
Materiais: potinhos de papinha, tecido estampado, cola quente, tesoura e fita de cetim
1. Você pode utilizar potinhos de papinha ou aqueles potinhos de vidro que você encontra em lojas de 1,99.
2. Recorte no tecido um circulo de 10 cm, quem quiser pode usar o rolo de fita crepe como molde para fazer o círculo. Passe cola quente em cima e em volta da tampa do potinho de vidro e cole rapidamente o tecido.
3. Amarre fitinha de cetim em volta da tampa e coloque aplique no lacinho. Dentro do potinho você pode colocar confeti ou brigadeiro de colher, vai ficar uma delícia!
http://www.painelcriativo.com.br/

Lembrancinha Porta Guloseimas dos Animais em EVA com molde



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Vim postar mais uma ideia para o Dia das Crianças, cheia de fofuras! Vejam só estesporta guloseimas dos animaizinhos feitos com EVA. Esses modelos são do tema safári,tem lembrancinha do leãozinho, elefantinho, macaquinho e do tigre. Você pode variar e fazer do tema da fazendinha, também fica muito bom. Este modelo eu fiz com o potinho pronto, mas quem quiser pode fazer com garrafa PET ou caixinha de leite, é só forrar a caixinha com EVA. Acompanhe o passo a passo:
Materiais Necessários: EVA nas cores amarelo, marrom, cinza, rosa, laranja, preto, bege e branco, potinhos de plástico, tesoura, cola instantânea ou cola quente, caneta permanente branca, tinta branca, giz pastel e palito de churrasco.
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Passo a Passo: 
Com o palito de churrasco risque cada um dos moldes dos animaizinhos no EVA e recorte com a tesoura. Em cada peça passe o giz pastel nas bordas para fazer o sombreado. Esfregue com o dedo na parte sombreada para dá um efeito esfumado. Use a cola quente ou cola instantânea para colar as partes do animalzinho.  Com a caneta permanente preta faça os olhos. Passe blush para realçar as bochechas e coloque pontinhos de tinta branca nos olhos e nas bochechas.
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Depois de finalizada a carinha do animalzinho cole no potinho de sua preferência. Esses eu coloquei em potinhos de plástico, tipo aqueles de sobremesa. Quem não encontrar os potinhos pode fazer com garrafa PET ou com caixinha de leite, basta forrar a peça com EVA. Dentro do potinho coloque guloseimas como balas, doces, bombons, o que a criançada mais gosta de comer.
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21 setembro 2016

Atividades Primavera Educação Infantil


Atividades Manuais para fazer em Sala de Aula

20 setembro 2016

Teatro no Brasil


link para vídeo sobre o teatro brasileiro - parte 1
Teatro Brasileiro
Parte I 


link para vídeo sobre o teatro brasileiro - parte 2
Teatro Brasileiro
Parte II

Paulo Autran representando a peça O Avarento
Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. O padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de representações que eram chamadas de teatro de catequese. Esse teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram encenadas em praças, ruas, colégios entre outros.
Já no século XVII, além do teatro de catequese emerge outros tipos de teatros que celebram festas populares e acontecimentos políticos, alguns lembram muito o carnaval como conhecemos hoje, as pessoas saíam às ruas para comemorações vestidas com adereços, desfilando mascaradas, dançando, cantando e tocando instrumentos.
Com a chegada da família real no Brasil, em 1808, o teatro dá um grande salto. D. João VI assina um decreto de 28 de maio de 1810 que reconhece a necessidade da construção de "teatros decentes" para a nobreza que necessitava de diversão. Grandes espetáculos começaram a chegar no Brasil porém, além de serem estrangeiros e refletirem os gostos europeus da época eram somente para os aristocratas e o povo não tinha qualquer participação, o teatro não tinha uma identidade brasileira.
No século XIX o teatro brasileiro começa a se configurar e um grande marco foi a representação da tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em 13 de março de 1838. Esse drama foi encenado por uma companhia genuinamente brasileira, com atores e propósitos nacionalistas formado pelo ator João Caetano. Nessa época surgem as Comédias de Costume com o escritor teatral Luíz Carlos Martins Pena que buscava em fatos da época situações para arrancar da plateia muitos risos. Muitos autores teatrais surgiram como Antônio Gonçalves Dias, Manuel Antônio Àlvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Luís Antônio Burgain, Manuel de Araújo Porto Alegre, Joaquim Norberto da Silva, Antônio Gonçalves Teixeira e Souza, Agrário de Menezes, Barata Ribeiro, Luigi Vicenzo de Simoni e Francisco José Pinheiro Guimarães.
Em 1855 surge o teatro realista no Brasil, o teatro deixa de lado os dramalhões e visa o debate de temas atuais, problemas sociais e conflitos psicológicos tentando mostras e revelar o cotidiano da sociedade, o amor adúltero, a falsidade e o egoísmo humanos. Um dos mais importantes autores dessa época é Joaquim Manoel de Macedo, autor da obra-prima A Moreninha, de Arthur Azevedo.
A Semana de Arte Moderna de 1922, que foi um marco para as artes não abrangeu o teatro que ficou esquecido, adormecido por longos anos. A renovação do teatro brasileiro veio em 1943, com a estreia de Vestido de Noiva, de
Gianfrancerco Guarnieri
Nelson Rodrigues, sob a direção de Ziembinski, que escandalizou o público e modernizou o palco brasileiro. Vestido de Noiva fez um grande sucesso assim como o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
Vale destacar Teatro Brasileiro de Comédia formado por grandes artistas como Cacilda Becker, Tônia Carrero, Sérgio Cardoso, Paulo Autran, Fernanda Montenegro, entre outos e o Teatro de Arena que encenou a peça Eles Não Usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, em 1958, um grande sucesso.
Com o golpe militar em 1964 veio a censura e um número enorme de peças foram proibidas e somente a partir dos anos 70 o teatro novamente ressurge mostrando produções constantes.






Fonte:
CACCIAGLIA, Mario. Pequena História do Teatro no Brasil (quatro séculos de teatro no Brasil). São Paulo, Edusp, 1986.
Acesso em setembro de 2011.
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade dos autores da matéria.

CONHEÇA AS RESPONSABILIDADES DE CADA FUNÇÃO DO TRIO GESTOR



Trio gestor: quem faz o que
Conheça as responsabilidades de cada função do trio gestor


Diretor

- Responde legalmente, judicialmente e pedagogicamente pela escola
- Assegura, acompanha e controla os materiais e os recursos financeiros da escola
- Articula o relacionamento com a comunidade interna e externa escola
- Colabora nas decisões da rede e concretiza as políticas públicas na escola
- Lidera a elaboração e revisão do projeto político-pedagógico
- Garante as condições para o cumprimento do projeto
- Assegura e acompanha os momentos de planejamento e estudo da equipe
- Cuida do desenvolvimento dos profissionais
- Levanta, analisa e acompanha o desempenho dos alunos
- Desenvolve projetos institucionais em parceria com o coordenadores e equipe
- Articula a equipe para o planejamento e a realização das reuniões de pais
- Elabora o cronograma e realiza reuniões regulares com os diferentes segmentos da escola
- Orienta a organização do espaço e assegura a exposição das produções dos alunos
- Garante o acesso ao acervo da escola

Coordenador pedagogico


- Coordena os momentos de formação em serviço dos professores
- Participa junto com os professores do planejamento das atividades e acompanha sua realização
- Observa aulas dos professores para ajudá-los no desenvolvimento das atividades
- Realiza com os professores nas reuniões de pais
- Colabora na elaboração do projeto político-pedagógico
- Cuida para que o projeto seja cumprido no dia a dia
- Acompanha e analisa junto com os professores o desempenho dos alunos
- Realiza, organiza e mantém os registros do trabalho pedagógico
- Realiza reuniões regulares com o diretor para analisar as condições e o processo de ensino e da aprendizagem
- Organiza junto aos professores a exposição das produções dos alunos
- Analisa e divulga o acervo da escola

Supervisor

- Sistematiza as diretrizes curriculares da rede
- Coordena e acompanha a formação de coordenadores e diretores
- Acompanha, organiza e mantém registros da formação continuada na rede
- Realiza e levanta estudos e pesquisas
- Articula a troca de experiências entre os profissionais das escolas
- Acompanha e articula a execução dos projetos político-pedagógicos das escolas com o Pano Educacional da Secretaria
- Acompanha e auxilia o trabalho dos gestores e coordenadores
- Avalia o desempenho dos alunos e indicadores de aprendizagem das escolas
- Participa de comissões sindicantes
- Acompanha o cumprimento dos dias letivos

Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo