07 maio 2017

QUATRO DICAS VALIOSAS PARA ESTIMULAR A FALA DO SEU BEB


Quando é indicado procurar um Fonoaudiólogo?
É difícil um pai ou uma mãe não se emocionar com as primeiras palavras do bebê. O momento para que a criança comece a emitir os primeiros sons de fala é esperado com muita ansiedade pela família e, quando acontece, é uma emoção e alegria dentro de casa.
Cada criança tem um tempo de desenvolvimento, o que significa que alguns aprendem tanto a falar quanto a ler e escrever mais rapidamente do que outros. No entanto, de forma geral, a média para que os bebês comecem a soltar as primeiras palavras é por volta de um ano de idade.
Com um pouco de estimulo e auxilio dos pais, as crianças podem aprender mais rapidamente e alcançar um vocabulário amplo ainda na primeira infância. Há pequenas atitudes que você pode tomar no dia a dia para ajudar o pequeno a se lembrar com mais facilidade das palavras, formando assim as habilidades linguísticas. Veja quatro dicas indispensáveis para quem quer estimular a fala do bebê:
1 – Apresente o mundo
Para desenvolver a habilidade de falar, o pequeno deve primeiramente conhecer o mundo ao seu redor. Nesta tarefa, os pais podem dar um empurrãozinho, apresentando objetos, seres vivos, sentimentos, estados e tudo que for possível para a criança.
Observe o que há em volta da criança, pegue os objetos, diga os nomes, aponte e utilize a linguagem corporal também como forma de incentivo da linguagem verbal. Faça um gesto que represente frio, outro que mostre calor e deixe que a criança passe a entender emoções e tudo que há no mundo ao seu redor.
2 – Cuide sua entonação
É comum que os adultos conversem com bebês com uma voz mais afinada, o que pode mostrar carinho e emoção para a criança. No entanto, para muitos especialistas, não é a maneira mais adequada de explorar a linguagem e incentivar o filho com a fala.
A criança deve se acostumar com a maneira como ocorrem as conversações normais do dia a dia e deve aprender a distinguir estados emocionais também pelo tom da fala. Explore esses detalhes com a criança e permita que o pequeno se acostume com a linguagem real ainda nos primeiros meses de vida.
3 – Amplie o vocabulário
Ensine palavras para a criança, mas não deixe de explorar outras formas de dizer a mesma coisa. Pense em sinônimos e apresente todos os nomes de um objeto ao pequeno para que a criança desenvolva um vocabulário amplo durante a primeira infância.
No entanto, utilize mais as palavras que são comuns no dia a dia, para que a criança não comece a chamar “comida” de “alimento” ou “televisão” de “aparelho televisor” e cause estranheza no futuro.
4 – Estimule com brincadeiras
Nenhum combustível é mais poderoso no aprendizado infantil do que as brincadeiras. Uma atividade essencial para o crescimento saudável dos pequenos, as brincadeiras ajudam as crianças a desenvolver diversas habilidades, conhecer o mundo e também a memorizar com mais facilidade.
Além da interação com os brinquedos, os pais podem participar das brincadeiras com os filhos, contar histórias, fazer imitações e até mesmo pequenos jogos com os bebês. Você pode pegar alguns objetos, dizer o nome de cada um deles para a criança, depois inverter os nomes e observar as reações do pequeno, por exemplo.
Participação: Ana Paula Bretschneider Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre