14 novembro 2016

Como fazer o desfralde de seu filho sem muitas complicações



desfralde é uma das fases mais estressantes para pais e filhos. As mamães (e papais) ficam ansiosas para ver a criança dar adeus às fraldas e começar a utilizar o banheiro com autonomia. Porém, nem sempre o processo acontece com tanta facilidade e é comum se sentir estressado ou frustrado diante das dificuldades.
As crianças estão preparadas para largar as fraldas depois dos dois anos de idade. Para que o processo seja mais fácil, é importante ver os sinais de que o pequeno está pronto para a mudança. O seu filho reclama da fralda suja? Avisa quando vai fazer xixi ou cocô? Se esconde na hora de fazer as necessidades? Estes sinais mostram que o pequeno já tem alguma consciência sobre a fisiologia do próprio organismo.
Se você decidir que está na hora de iniciar o desfralde, não crie grandes expectativas no começo. O processo pode ser demorado principalmente durante a noite e as famílias terão que ter muita paciência e disposição. Veja abaixo algumas dicas para facilitar o processo e amenizar os problemas durante o desfralde:
1. Estimule o seu filho
Você irá precisar da colaboração do seu filho para ter sucesso nesta tarefa. Não hesite em estimular, comemorar com a criança cada vez que ela avisa a tempo de levar ao banheiro, para que ela se sinta mais motivada a largar a fralda.

Diga ao pequeno quando você vai ao banheiro, deixe que a criança tome consciência da existência do vaso sanitário e do hábito de fazer as necessidades lá. Ajude o pequeno a analisar a sensação de estar limpo e as vantagens de fazer as necessidades no local correto.
2. Instruções e paciência
É importante instruir a criança com delicadeza e paciência. Diga para ele avisar sempre que sentir vontade de ir ao banheiro, mas não brigue caso a criança esqueça, não consiga segurar ou avise tarde demais. O processo precisa funcionar sem pressão e, se a família estiver tendo muitas dificuldades, talvez seja melhor esperar mais um pouco.

Escolha também uma estação mais quente para iniciar o desfralde e deixe o pequeno apenas de calcinha ou cueca dentro de casa, assim as idas ao banheiro também serão facilitadas. Fique de olho também nos horários que a criança costuma fazer cocô, já que o intestino pode funcionar de forma programada.

3. Durante a noite
O desfralde noturno tende a ser mais complicado. Para começar, reduza a ingestão de líquidos antes de dormir e acorde algumas vezes durante a noite para levar o pequeno ao banheiro. Comemore com o seu filho nas manhãs em que ele acordar com a cama limpa e tenha paciência com os acidentes, brigar com a criança não irá solucionar o problema.

4. Acessórios bem-vindos
Não se esqueça de criar um ambiente que coloque o banheiro como parte importante na vida do seu filho. Utilize redutores de assento e um banquinho para erguer os pés e facilitar a saída dos dejetos. Pinicos também são bem-vindos durante o desfralde.
Para facilitar as noites sem fraldas, coloque um tapete higiênico para cães na cama do seu filho. Desta forma, será possível facilitar a limpeza e proteger a cama nos eventuais dias em que acidentes ocorrerem. dicaspaisefilhos.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre