14 novembro 2016

A importância da alimentação saudável para as crianças








A obesidade infantil é um grande problema social que vem causando desastrosas consequências para a saúde de centenas de crianças no Brasil. Segundo dados do IBGE, uma a cada três crianças entre cinco e nove anos estão acima do peso, enquanto que uma a cada sete crianças tem problemas de obesidade.
Além dos riscos de doenças crônicas, a obesidade infantil também causa depressão, baixo autoestima e até mesmo isolamento. O excesso de peso pode levar o pequeno a sofrer bullying na escola e, além de todos os problemas de saúde, a criança também é propensa a desenvolver distúrbios psicológicos.
Para reverter este quadro, é indispensável que os pais apostem em uma alimentação saudável e procurem por meios de incentivar as crianças a criar bons hábitos alimentares. Para as famílias que já possuem problemas com obesidade infantil, vale a pena consultar um nutricionista para ver uma dieta adequada que possa ajudar ao pequeno a recuperar a saúde e o bem-estar.

Veja algumas dicas para ajudar o seu filho a ter uma alimentação correta:
Brinque com a comida:
Utilizar a imaginação infantil na hora da alimentação é uma grande técnica de incentivo para os pequenos. Muito utilizado no Japão, as mães japonesas preparam as “marmitas” para os seus filhos com desenhos divertidos que motivam a criança na hora das refeições. Para isto, basta ter um pouco de criatividade para transformar verduras e legumes em bonecos e personagens conhecidos. Veja algumas imagens e inspire-se.

Reduza os doces da dieta:
Às vezes é difícil dizer um “não” para o filho quando ele pede por um doce e insiste que quer comer determinado alimento. No entanto, é preciso ser um pouco mais duro para criar hábitos saudáveis nas crianças, pois os pequenos sentem mais vontade de comer doces e alimentos gordurosos quando isto passa a fazer parte da rotina.
Se a criança está muito acostumada com uma alimentação indevida, reduza aos poucos os alimentos gordurosos e ricos em açucares e substitua por refeições mais saudáveis. Incentive a criança a comer frutas e verduras até que se torne um hábito comum para os pequenos.

Evite Fast Food:
Muitos pais gostam de levar os filhos em locais como Mcdonalds simplesmente pelo entusiasmo da criança em comer este tipo de comida. Passe longe de Fast Food e restaurantes de franquia. Além de ser um péssimo hábito, este tipo de alimentação não é saudável e pode trazer péssimas consequências para a saúde se passar a ser rotineiro para os pequenos.


Hábitos saudáveis:
Uma alimentação correta dependente muito mais do desenvolvimento de hábitos do que de qualquer outra coisa. Há famílias que apresentam comida saudável para as crianças desde muito cedo, o que faz com que os pequenos comam sem reclamar, já que estão acostumados com o que recebem.
Para as famílias que nunca se preocuparam com isto, é possível que tenham mais dificuldades em convencer a criança a comer frutas e verduras, por exemplo, pois o pequeno não sabe que é preciso pensar na saúde e nunca foi incentivado para isto. Porém, a responsabilidade dos pais com a saúde das crianças é algo indiscutível e, por isso, procure por alternativas para substituir os maus hábitos infantis e combater qualquer indicio.
 dicaspais e filhos.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre