12 março 2015

Para cada idade, um planejamento


O planejamento dos professores precisa ser coerente e sequencial ao longo dos anos (Foto: Gabriela Portilho)
O planejamento dos professores precisa ser coerente e sequencial ao longo dos anos (Foto: Gabriela Portilho)
Quando começa um novo ano letivo, a equipe tem pela frente um momento de muito planejamento, pois precisa definir quais serão os projetos, as sequências e as atividades permanentes que cada turma desenvolverá. Esse trabalho demanda envolvimento e muita reflexão por parte dos gestores e de todos os professores, que devem tomar decisões coletivamente. Isso é importante para que o planejamento dos professores seja coerente e sequencial ao longo dos anos.
Ilustro essa importância com uma situação que vivenciei no eixo de Oralidade. Neste ano, a professora do grupo de 4 anos tinha um projeto pronto de parlendas e queria utilizá-lo. No entanto, as crianças que seriam suas alunas já haviam trabalhado com parlendas no ano retrasado e, no ano anterior, haviam desenvolvido um projeto de cantigas de roda. Por que não seria bacana repetir o mesmo gênero literário? Primeiro, porque os pequenos deixariam de trabalhar com poesia, por exemplo, e é papel da escola apresentar os mais diferentes gêneros e tipos de texto para que as crianças ampliem o repertório cultural. Depois, porque isso demonstraria a falta de coerência no planejamento institucional.
Qual a prioridade no grupo de 2 anos?
No primeiro semestre, as crianças dessa faixa etária participam de atividades nos eixos de Formação Pessoal e Social, Movimento, Identidade e Autonomia, Arte, Oralidade e Música.
No eixo de Formação Pessoal e Social, a organização do espaço da sala de atividades e o estabelecimento de uma rotina são as intervenções pedagógicas preponderantes. A disposição dos cantos, dos jogos, dos brinquedos e dos livros propiciará maior ou menor oportunidade de autonomia e interação entre as crianças e entre professor e crianças. Por sua vez, a rotina precisa oferecer os diferentes momentos: atividades diversificadas, hora da roda de conversa, da história, do parque, das brincadeiras no tanque de areia e os coletivos para desenvolver as sequências dos outros eixos. É importante intercalar momentos mais livres, como parque e brincadeiras no pátio, com aquelas que exigem maior concentração, por exemplo, ouvir histórias e pintar.
Abaixo vou dar exemplos de sequências e atividades permanentes que podem ser foco de cada eixo.
Oralidade e Música: jogos verbais e canções infantis.
Movimento: brincadeiras envolvendo correr, saltar, subir escadas e imitar o professor fazendo diferentes deslocamentos.
Arte: explorar riscar com diferentes materiais (giz de cera, giz de lousa, pincéis atômicos etc.) nos mais variados suportes (papel kraft fixado no chão, caixas grandes, papel fixado na parede ou na mesinha, com giz de lousa no cimento do pátio ou com gravetos na areia),  experimentar fazer pinturas com a mãos, com tintas industrializadas ou feitas de trigo e corantes comestíveis, com rolinho ou brochas nos diferentes suportes.
Autonomia: numa roda em sala, com brincadeiras de faz de conta, ensinar procedimentos que levem os pequenos a conquistar a autonomia. Uma possibilidade é simular situações, desafiando as crianças a fazer procedimentos como “Agora, eu quero ver quem consegue tirar os sapatos sozinho e depois colocar direitinho”, pedir a eles que guardem os pertences na lancheira ou que vistam o agasalho sem ajuda.
Qual a prioridade no grupo de 3 anos?
Nos grupos dessa faixa etária, além do trabalho com os mesmos eixos das turmas de 2 anos, também realizamos atividades de Matemática e escrita. Os projetos só entrarão no segundo semestre, portanto, continuaremos trabalhando com sequências e atividades permanentes.
Listo para vocês que tipo de atividades podem ser realizadas com esse grupo de acordo com o eixo.
Matemática: a sequência de atividades é composta de brincadeiras para aprender a recitar a série numérica e fazer a contagem termo a termo.
Leitura e Escrita: presenciar o professor lendo e escrevendo é muito importante para os pequenos. Por isso, é essencial manter na rotina a escrita diária das atividades na lousa, um exemplo é escrever o título do livro que será lido. Outra possibilidade é pedir para que as crianças ditem a letra de uma música que sabem de memória enquanto o professor a escreve num cartaz que ficará no mural, ao alcance delas. Assim, eles poderão imitar o comportamento leitor enquanto verbalizam o texto, acompanhando a escrita com o dedinho – é o que chamamos de ajuste do falado ao escrito. Nesse momento, também começam as brincadeiras com o cartão de chamada e atividades com nome próprio.
Outros eixos: há uma ampliação das atividades que foram desenvolvidas quando os pequenos tinham 2 anos. Em Oralidade, as crianças passam a memorizar quadrinhas e poemas para declamar em outras salas. Em Arte, elas passam a usar outros suportes, como papeis de tamanho A3 e A4, começam a apreciar os próprios trabalhos e obras de arte e participar de sequências mais elaboradas de desenho e pintura.
E na sua escola, você já começou a esboçar com a equipe quais serão os planejamentos para as turmas? Na próxima semana, escreverei sobre o planejamento do primeiro semestre para as turmas de 4 e 5 anos.http://gestaoescolar.abril.com.br/

Um comentário:

  1. Olá,amiga(o)!!
    Sou colaboradora do blog de Divulgação Agenda dos Blogs, onde o seu blog está cadastrado e pertence a nossa Lista.Esse é um Recado Geral para todos os inscritos.Qualquer dúvida, pode chamar a Magda Moreira inbox no Facebook. Vamos aos recadinhos:
    1º Peço aos amigos que possuem a Carteirinha de modelo antigo, que renove para o modelo atual, pois o modelo antigo, não valerá mais para os projetos de 2015.
    2º Participem dos projetos que estão na Agenda dos Blogs que foram feitos para ajudar a vocês blogueiros.São projetos importantes, como: Divulgação de Postagens e o Show de kits, que terá início em Abril.
    3º Se você tem o nosso banner antigo, peço também que renove para o novo banner, que está na barra lateral do blog.
    4º A autora, Magda Moreira, está visitando 5 blogs por dia e o seu blog pode ser o próximo.Para saber se o seu blog será visitado, fique ligadinho no nosso grupo Amigas(os) da Agenda ou passe na Agenda dos Blogs.
    5º Ao receber a visita de uma amigo da Agenda dos Blogs,peço que vocês retribuem essa visita, pois é importante entre nós essa interação que não há em outros blogs/sites de divulgação.Eu agradeço a sua atenção e fico feliz por você fazer parte do nosso mundo blogueiro.Bjssss!!
    http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Estou feliz com sua visita! volte sempre