12 janeiro 2015

Como ajudar na lição de Matemática.

LIÇÃO DE CASA


Dicas de especialistas para orientar seu filho nas tarefas, preservando a autonomia dele





Foto: A lição de Matemática pode ser especialmente difícil para seu filho - veja como ajudá-lo!





A lição de Matemática pode ser especialmente difícil para seu filho - veja como ajudá-lo!


Equação do segundo grau, divisão de polinômios, construção de parábolas. As tarefas de matemática na segunda etapa do ensino fundamental começam a trazer temas que, para muitos pais, estão há muito tempo esquecidos e para outros são verdadeiros problemas. Como agir, então, se o filho pedir ajuda na resolução de um exercício?

liçãoLição de casa é participação 
Confira mais dicas como estas no especial Lição de Casa.

Antes de tudo é preciso tomar cuidado para não repassar qualquer tipo de preconceito com relação à disciplina em si. "É muito comum os pais, diante de uma questão um pouco mais complexa, fazerem comentários negativos sobre a matéria como ‘é difícil mesmo’, ‘eu também não entendia nada disso’, etc.", diz Rommel Fernandes Domingos, diretor de ensino e professor de matemática do Colégio Bernoulli. "Desta maneira está-se dizendo para o filho que ele tem a opção de não aprender aquilo. Afinal, se o adulto chegou até onde chegou sem precisar daquele conhecimento, ele também pode abrir mão dele". Também não ajuda ir para o outro extremo. "Pais que têm mais facilidade com os números ou cujo trabalho exige este domínio devem ficar atentos para não usar isto para uma demonstração de competência perante o filho ou de impaciência diante da dúvida", comenta. 

Outro ponto fundamental é o de ajudar o filho a enfrentar a dificuldade apresentada. "A geração atual não lida bem com nenhum tipo de frustração de tão acostumada que está em ter tudo nas mãos, bastando um clique para ter uma resposta que procura na internet", afirma Iolanda de Souza Oliveira, professora de matemática das turmas de 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Anchieta. "Os pais precisam mostrar a importância da tentativa e erro, ressaltar que errar faz parte do aprendizado".

Os dois educadores tranquilizam os pais lembrando que, a princípio, o filho terá sempre condições para realizar a tarefa enviada para casa. "A lição é complementar ao que foi trabalhado em sala de aula. Ou seja, ele já teve contato anterior com aquele conteúdo explicado pelo professor. Em casa, os pais podem lembrá-lo disso, ajudá-lo a controlar a ansiedade e, caso ele tenha dúvidas, caminhar passo a passo com ele até a resolução", diz Iolanda.

Confira as dicas para ajudar neste trajeto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre