23 dezembro 2014

Por que meu filho ainda não sabe ler e escrever?

Especialistas comentam e dão sugestões de como colaborar com o processo de alfabetização de seu filho sem pressioná-lo


Foto: O exemplo dos pais é importante para incentivar o filho a saber ler e escrever sem pressão
O exemplo dos pais é importante para incentivar o filho a saber ler e escrever sem pressão

ansiedade em poder afirmar, em um encontro informal na porta da escola, que seu filho já lê tudo o que vê pela frente pode se tornar um grande vilão do processo de alfabetização. Apesar de você já ter ouvido, diversas vezes, que cada criança tem seu ritmo no processo de aprender a ler e a escrever e que o interesse pelo universo letrado varia para cada um, a angústia pela confirmação de que essa etapa será alcançada pelo seu filho sem sofrimento é quase inevitável, justamente pelo fato de a alfabetização ser um marco no processo da educação de qualquer criança.


Porém, é importante ter atenção dobrada para que sua ansiedade não atrapalhe a relação que seu filho vai estabelecer com esse desafio. Fatima Gola, psicóloga especialista em psicopedagogia, afirma que essa ansiedade acaba acontecendo porque há uma formalização do ensino e metas objetivas são traçadas para um determinado período escolar - a própria escola põe um limite.

AlfabetizaçãoEspecial Alfabetização 
Dicas e informações para melhorar a aprendizagem da leitura e escrita de crianças e adultos.

O efeito negativo acontece quando "os pais atropelam o processo que a escola escolheu para alfabetizar e começam a duvidar dele, fazendo com que a criança, de alguma maneira, perceba essa desconfiança". Por outro lado, essa ansiedade se torna positiva quando há a "valorização da criança pelos pais ao acreditarem que ela é totalmente capaz de chegar lá".

O contato com a cultura escrita é de fato um processo. Inicia-se nos primeiros anos de vida e não tem data para terminar. Já a alfabetização, ou seja, a compreensão do funcionamento do sistema de escrita se estende até as primeiras séries do Ensino Fundamental.

Regina Clara, pesquisadora do CENPEC, explica que "aprendemos a ler e escrever na escola porque ler e escrever é importante para a vida". As crianças podem perceber isso observando os adultos e também participando de situações em que a leitura e a escrita são impostas. O próprio cotidiano familiar conduz a essa percepção. "São muitos os motivos que nos levam a utilizar a escrita: escrever para lembrar (lista de compras), para nos comunicarmos com alguém (bilhete, email, msn), para nos divertir (livros de literatura), para aprender - a fazer (cozinhar) , para saber mais sobre um assunto, para se expressar...".

Existem várias maneiras de você colaborar e mobilizar no seu filho o desejo de aprender a ler e a escrever de uma forma leve e prazerosa.

Confira 6 dicas para você ajudar seu filho a aumentar seu interesse pela língua escrita

2 comentários:

  1. Seguindo :D
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei a dica ainda mais pra quem quer ser mãe como eu já estou seguindo beijos!!!!

    http://www.teimosaeobcecada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Estou feliz com sua visita! volte sempre