16 novembro 2014

Projeto Desejo de Natal: Trabalhando Van Gogh e Beethoven na Educação Infantil





   O Projeto Desejo de Natal surgiu durante minhas pesquisas para trabalhar o mês de dezembro com as crianças, e em meio aos audiovisuais que selecionei para eles assistirem nesse período estava o Episódio “O Desejo de Natal” da animação da Disney Mini Einsteins. Neste episódio, em um conto de Natal ficamos sabendo da existência de uma caixa de desejos que ao abrirmos podemos fazer qualquer pedido a ela. Após ouvirem o conto, cada um dos Mini Einsteins ganha do Papai Noel sua caixa de desejo de Natal, porém Annie não encontra sua caixa na Árvore de natal, logo eles se aventuram até o Himalaia para procurar a caixa de Annie perdida, pois esta provavelmente caiu do trenó do Papai Noel enquanto ele passava por ali quando levava os presentes para as crianças de todo o mundo...

   O desenho animado Mini Einsteins tem como marca, além dos diálogos dos personagens com quem está assistindo - que também podemos perceber em outras animações como em Pocoyo ou A Casa do Mickey Mouse - trazer uma espécie de “bagagem cultural”, um primeiro contato com as produções artísticas. No episódio “O Desejo de Natal” o foco maior fica na música “Für Elise”, de Ludwig van Beethoven e na obra “A NoiteEstrelada”, de Vicent van Gogh. E foi então que começou a nascer o projeto para o mês de dezembro.

Obs.: Infelizmente não encontrei mais esse episódio completo no YouTube para colocá-lo na postagem.


Projeto Desejo de Natal

Tendo como ponto de partida o episódio “O Desejo de Natal” da animação da Disney Mini Einsteins, o projeto se desenvolveu entrelaçando a música “Für Elise”, de Ludwig van Beethoven com a obra “A Noite Estrelada”, de Vicent van Gogh, fazendo um link com o clima de Natal, tão característico do mês de dezembro.

►Objetivos Gerais:

Desenvolver valores, a sensibilidade e os sentimentos que a data pode vir a despertar, tais como afetividade, a fraternidade, o companheirismo, o amor, o respeito ao próximo e entre outros a solidariedade, enfatizando-os para que este permaneça para além das festividades natalinas.


►Objetivos Específicos:
  • Ampliar a linguagem oral e corporal;
  • Usar a linguagem audiovisual, visual e musical como expressão;
  • Ampliar o repertório musical das crianças;
  • Ampliar o conhecimento a respeito das artes plásticas das crianças;
  • Estimular o interesse e a reflexão por manifestações artísticas;
  • Desenvolver o hábito prazeroso ao ouvir e contar histórias;
  • Estimular a curiosidade e a criatividade;
  • Desenvolver a coordenação motora global e fina;
  • Promover situações de aprendizagem de construção do conhecimento lógico-matemático
  • Promover situações de confraternização e atividades de construção coletiva;
  • Estimular a valorização do resultado final de nossas atividades.

►Disciplinas/Conteúdos: 

  • Linguagem Oral e Escrita: Interpretação textual (audiovisual, imagem e música); Oralidade.
  • Matemática: Cores primárias - azul e amarelo, cores secundárias – verde, branco e preto; Quantidade.
  • Ciências Sociais e Naturais:  Características da noite; Natal 
  • Corpo e Movimento: Dança e relaxamento 
  • Música: Apreciação e reflexão sobre a linguagem musical (usando Beethoven)e Ampliação do repertório musical;
  • Artes Visuais: Apreciação e interpretação de obras de Van Gogh, Coordenação Motora global e fina – pintura. 

►Duração:

  • 3 semanas - De 01 à 21 de dezembro.

►Desenvolvimento:

A partir da exibição do desenho animado “Mini Einsteins” (episódio “O Desejo de Natal”) e a sua interpretação (durante e depois), aguçar a curiosidade das crianças para uma visão mais crítica e criativa em relação às produções artísticas, buscando desenvolver o hábito de apreciação e contemplação para estas (Obras “A Noite Estrelada” e “Autorretrato”, de Van Gogh e música “Für Elise” de Beethoven).
Paralelamente, o conto de Natal apresentado também no desenho animado serviu de ponto de partida para trabalharmos os conceitos de solidariedade, companheirismo, amor ao próximo, amizade, entre outros, destacando a importância do conviver em harmonia e trabalhar em conjunto.


►Atividades:

  • Assistimos ao desenho animado “Mini Einsteins” (episódio “O Desejo de Natal”) e fui introduzindo perguntas buscando a interpretação das crianças;

  • Após assistirmos, em uma conversa, fui esclarecendo, sobre os artistas citados, usando imagens retiradas da Internet na TV;

  • Perguntei se alguém lembrava da música que era usada para realizar o desejo de Natal e algumas crianças lembraram e acabamos por cantarolar um pouco;

  • Apresentei a música “Für Elise” para as crianças e fizemos um exercício de relaxamento ouvindo-a: pedi que deitassem de olhos fechados, respirassem fundo e que imaginassem um cenário de Natal bem bonito com o que eles mais desejassem que acontecesse no Natal. Após conversamos sobre o que cada um imaginou/desejou;

  • Assistimos novamente o desenho animado e após, lembramos/interpretamos o conto de Natal contado neste e conversamos sobre que coisas boas que poderíamos desejar na noite de Natal a todas as pessoas que conhecemos e fizemos uma lista de Desejos de Natal da nossa turma – cada criança ficou com uma palavra que representava um desejo, entre elas, paz, saúde, prosperidade, harmonia, amor, carinho, justiça, proteção... Essa atividade, mais tarde faria parte da culminância na apresentação da formatura.

  • Apresentei a eles a imagem da obra “A Noite Estrelada” e “Autorretrato” - também de Van Gogh - e pedi que eles falassem sobre o que estavam vendo – muitos falaram entre outras coisas, sobre a noite e o céu e outros observaram sobre as luzes acesas dentro das casas e a lua que parecia sol, as casas ou quem poderia morar naquele lugar;

  • Apresentei um desenho ampliado em papel 40 kg, inspirado na obra “A Noite Estrelada” a eles e os convoquei para fazermos uma noite estrelada como a que Van Gogh fez – uma releitura da obra - e que esta nossa arte seria sobre a noite de Natal que gostaríamos de ter. E assim criamos coletivamente nossa arte, com tinta guache e giz de cera (tendo “Für Elise” de Beethoven como som ambiente);

  • Concluído nosso quadro, conversamos sobre ele (Van Gogh, cores e formas usadas e possíveis interpretações). Após, o colocamos em exposição no corredor do nosso EDI, para que todos pudessem ver e eles comentarem com seus responsáveis orgulhosos sobre nossa criação;http://miscelaneapedagogica.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre