24 setembro 2014

Minha estreia como Coordenadora Pedagógica


Assumi o cargo de coordenadora pedagógica em 2008 e aprendo muito sobre a função até hoje
Todo começo de ano, muitos educadores assumem o cargo de coordenação pedagógica. Quando isso acontece, passamos por uma fase de ansiedade e dúvidas com relação ao que virá pela frente, não é mesmo? Hoje resolvi contar como foi comigo.
Fui Vice-Diretora da Escola Maria Aparecida dos Santos Oliveira no período de outubro de 2005 a julho de 2008. A partir de agosto de 2008, tornei-me coordenadora, portanto, estreei na função há pouco mais de quatro anos. Como eu já convivia com o grupo de docentes, a estreia foi bem tranquila.
Lembro-me que, em reunião de planejamento com os professores, no início de 2009, eu disse a eles que “estava aprendendo a ser coordenadora”. Engraçado, todo início de ano, eu os lembro da minha fala e acrescento “hoje, pessoal, continuo aprendendo a ser coordenadora”.
Realmente, a cada ano aprendo mais, a segurança aumenta e as necessidades me fazem trabalhar para a verdadeira realidade. Mas posso dizer que, ao estrear como coordenadora pedagógica, meu primeiro objetivo foi “conquistar” os professores para que se tornassem receptivos à minha nova função e legitimassem o meu papel.
Desde o início, coloquei-me como alguém que poderia contribuir com a formação deles, sendo parceira do trabalho que desenvolviam e, sempre, tendo a certeza que aprenderia muito com eles. E como aprendo!
Logo, ganhei fama de “irritantemente organizada” e gostei, pois realmente sou! Essa minha postura tem se refletido em alguns professores que não eram tão organizados. Além de comentarem, é perceptível nos cuidados com seus materiais e registros que me apresentam.
Enfim, o tempo passa rápido demais. Escrever sobre esse tema me fez pensar que hoje, faço melhor do que quando comecei e que posso melhorar a cada ano.http://gestaoescolar.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre