04 agosto 2014

Sequência Didática A diversidade dos mamíferos


VEJA na Sala de Aula

Apresente e relembre com os alunos as principais características e adaptações que colocaram a classe Mammalia como grupo mais evoluído dos cordados.

Objetivos


- Relembrar os cincos reinos

- Caracterizar a classe Mammalia
- Diferenciar os mamíferos das demais classes de vertebrados
- Reconhecer as principais especializações dos mamíferos

Conteúdo
- Seres Vivos: Reino Animal

Anos
- Ensino Médio

Tempo
- Uma aula

Materiais necessários
- Cópias da reportagem "O leite nas cavernas" (Veja, 2324, 05 de  junho de 2013) 

Introdução
A reportagem "O leite nas cavernas", de Veja, traz à tona temas como lactação, cuidado parental e sobrevivência da espécie. Utilize os assuntos abordados para trabalhar com os alunos a classe Mammalia, suas características principais, seus representantes e a diferença desta classe com relação às demais classes de vertebrados. Ainda é possível utilizar esta aula para relembrar conceitos importantes referentes aos cinco reinos de seres vivos e também relembrar as diferenças entre vertebrados e invertebrados.


Desenvolvimento

1ª etapa
Faça uma abordagem geral sobre os cinco reinos de seres vivos. Elabore um quadro (como o do exemplo) com seus alunos para relembrar as principais características dos seres vivos, dando ênfase ao Reino Animal, ao qual pertencem os mamíferos.

Tabela 1: Os cinco reinos.


ReinoTipo de CélulaNº de CélulasNutriçãoExemplo
MoneraProcarionteUnicelularHeterótrofosBactérias e cianobactérias
ProtistaEucarionteUnicelularHeterótrofos e autótrofosProtozoários e algas unicelulares
FungiEucarionteUnicelular ou PluricelularHeterótrofosFungos
PlantaeEucariontePluricelularAutótrofosPlantas e algas pluricelulares
AnimaliaEucariontePluricelularHeterótrofosAnimais




2ª etapa
Depois de relembrar as principais características dos cinco reinos, de acordo com o quadro acima, peça que os alunos citem espécies do Reino Animal e anote as respostas no quadro. Depois, solicite que a turma classifique os animais citados em invertebrados e vertebrados e pergunte se eles sabem qual o critério para serem classificados desta forma. Verifique o nível de conhecimento da turma quanto a esta diferenciação e esclareça alguma dúvida ou equívoco que possa ter surgido sobre o assunto. Apresente aos alunos as diversas classes de vertebrados (Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos) e pergunte quais são as características que as diferenciam. Reforce que os vertebrados possuem corpo sustentado por endoesqueleto cartilaginoso ou ósseo, composto por duas partes:

• esqueleto axial: compreende ao crânio e à coluna vertebral
• esqueleto apendicular: compreende às cinturas escapular e pélvica e ao esqueleto das nadadeiras ou dos membros.

3ª etapa
Convide o grupo para, juntos, lerem a reportagem "O leite nas cavernas", de Veja. Comente com a turma que a característica mais marcante dos mamíferos é a presença de glândulas mamárias, e que o grupo recebe esse nome em função delas. Explique que elas estão presentes tanto em machos como em fêmeas. Somente nestas, no entanto, as glândulas são desenvolvidas e funcionais, produzindo o leite do qual os filhotes se alimentam. Além deste principal traço distintivo, destaque outras características exclusivas dos mamíferos, como: isolamento térmico constituído por pelos, presença glândulas sebáceas, sudoríparas e diafragma, a heterodontia (dentição diferenciada: incisivos, caninos, pré-molares e molares) além de outras, como endotermia e coração tetracavitário, características também compartilhadas com as aves.

Lembre os alunos que as características exclusivas estão presentes ao menos em uma das fases de vida do animal. As baleias, por exemplo, têm o corpo coberto por pelos apenas durante a fase embrionária. Na vida adulta, sua presença diminuiria a velocidade ao nadar. 

Retomando a reportagem, comente com a turma que a amamentação torna os mamíferos independentes da sazonalidade para a criação da prole, pois o leite produzido pela mãe alimenta os filhotes até eles serem capazes de obter seu próprio alimento. Além disso, a amamentação está relacionada com o cuidado parental e isso aumenta a chance de sobrevivência dos descendentes. Outro traço diretamente relacionado com a lactação é a difiodontia (duas dentições: dentes de leite e dentes permanentes). No período de amamentação os filhotes não necessitam de dentes muitos resistentes por terem uma dieta composta basicamente de líquidos. À medida que o mamífero vai se desenvolvendo e ingerindo alimentos mais sólidos, ocorre a substituição dos dentes, assim como o aumento da mandíbula.

4ª etapa
Após apresentar para a turma as principais características que diferenciam os mamíferos dos demais vertebrados, explique que a classe Mammalia é dividida em três subclasses: Prototheria (monotremados), Metatheria (marsupiais) e Eutheria (placentários). Questione a turma se eles conhecem algum representante destas subclasses. E se eles sabem quais fatores são utilizados para classificar um mamífero em monotremado, marsupial ou placentário? Após ouvir a turma, construa no quadro uma tabela como a abaixo, ressaltando as diferenças entre as subclasses de Mammalia.


Tabela 2: Subclasses da classe Mammalia.


SubclasseCaracterísticasRepresentantes
PrototheriaAtualmente, são encontrados apenas na Austrália e na Nova guiné. São ovíparos.Ornitorrinco
Equidnas
MetatheriaFêmeas possuem uma bolsa de pele no ventre (marsúpio), onde os filhotes completam o desenvolvimentoGambá
Canguru
EutheriaFilhotes completam o desenvolvimento no interior do útero materno. Através da placenta (órgão formado por tecidos maternos e embrionários) o filhote recebe nutrientes e gás oxigênio do sangue da mãe e nele elimina gás carbônico e as excretas resultantes do seu metabolismoVer ordens da tabela 3.


Comente que, apesar de todos os mamíferos apresentarem as características citadas anteriormente, eles sofreram algumas adaptações para aumentar sua sobrevivência nos diferentes habitat. Aproveite para explicar à turma as diferentes ordens que compõem a subclasse Eutheria e as características marcantes que as distinguem. Construa no quadro uma tabela como a abaixo:


Tabela 3: Ordens que compõem a subclasse Eutheria.


OrdemCaracterísticaRepresentantes
 InsectivoraFocinho longo e pontiagudo, dentes adaptados para comer insetos, pés com cinco dedos, guarnecidos por unhas. Toupeira
Musaranho
 ChiropteraVoadores, com os membros anteriores transformados em asas. Possuem hábitos noturnos e existem espécies frugívoras, insetívoras e hematófagas. Morcego
 Lagomorpha Possuem dois pares de incisivos adaptados para roer e um par adicional de incisivos superiores pequenos, atrás do primeiro par.Coelho
Lebre
 PerissodactylaPossuem número ímpar de dedos e caminham sobre o casco do terceiro dedo.Rinoceronte
Anta
Cavalo
 ArtiodactylaPossuem número par de dedos, sendo o terceiro e o quarto guarnecidos por cascos.Camelo
Cervo
Girafa
Boi
Cabra
Porco
 SireniaAquáticos herbívoros com os membros adaptados para a natação.Peixe-boi
 ProboscideaNariz e lábio superior transformados em tromba, dentes incisivos superiores bem desenvolvidos (presas de marfim).Elefante
 CetaceaAquáticosm principalmente marinhos. Possuem os membros anteriores transformados em nadadeiras e os posteriores estão ausentes. As narinas abrem-se no auto da cabeça e apresentam cauda desenvolvida, utilizada para nadar.Baleia
Golfinho
 PrimataPossuem cinco dedos nos pés e nas mãos, visão binocular e cérebro bem desenvolvido.Lêmure
Társio
Macaco
Humano
 RodentiaPossuem dois pares de dentes incisivos adaptados para roer, que crescem continuamente, à medida que se desgastam.Marmota
Castor
Rato
Capivara
Camundongo
Chinchila
 XenarthraNão possuem dentes ou estes são pouco desenvolvidos.Preguiça
Tatu


5a etapa
Convide os alunos para um passeio no Jardim Zoológico (se sua cidade não possuir Jardim Zoológico, opte por levar a turma a uma fazenda ou mostra de biologia), a fim de reconhecer os diferentes exemplares das classes de vertebrados. Solicite que cada aluno faça anotações e desenhos das características marcantes ao menos de um representante de cada uma das classes dos vertebrados

Avaliação
Divida a turma em grupos e solicite que cada um faça uma cartilha, ou cartazes, que possam ser expostos e distribuídos na escola. Oriente os alunos a montar o material com os mamíferos da fauna brasileira, especialmente os ameaçados de extinção. 

A cartilha ou cartaz deve conter as seguintes informações: nome popular, nome científico, distribuição geográfica, hábitat, hábito alimentar e principais ameaças que podem levar a espécie à extinção. Avalie a adequação do material às orientações propostas e também a correção no uso dos conceitos previamente abordados. A participação e o interesse dos alunos durante as atividades também podem ser levados em consideração na avaliação.

Saiba mais:
POUGH, F. H.; HEISER, J. B.; JANIS, C. M. A vida dos vertebrados. 4ª ed. São Paulo: Atheneu, 2008.


Bióloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Santa Maria



Bióloga, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica da Universidade Federal de Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre