16 junho 2014

Como ensinar tarefas domésticas aos filhos


Estimular a criança a participar dos afazeres domésticos é uma excelente maneira de ensinar valores de cooperação, criar hábitos úteis e fortalecer laços familiares. Além de sugestões de tarefas para fazer com as crianças, este artigo oferece dicas de como e quando iniciar os filhos nos serviços do lar.

Foto: Fimb

Há diversas tarefas domésticas que as crianças podem participar: como lavar roupa, tirar pó dos móveis, cuidar das plantas, levar o cachorro para passear, arrumar a cama entre outras. É claro que no dia a dia os pequenos já têm as suas obrigações com estudo e precisam de tempo para brincar e se divertir. Mas, com moderação e bom senso, ajudar o pai e a mãe com algumas tarefas dentro de casa traz benefícios importantes para o desenvolvimento da criança.

Os educadores acreditam que ao participar dos afazeres domésticos, a criança exercita sua autonomia e senso de responsabilidade pessoal, que são fatores importantes para a vida adulta, pois contribuem para a formação de um indivíduo confiante, independente e com mais desenvoltura para lidar com situações adversas.

Além de estimular competências e o compromisso com o trabalho, envolver os filhos em alguns afazeres domésticos é também uma forma de ensinar que a organização e a limpeza da casa não são responsabilidades que se limitam apenas ao universo adulto ou da mulher. Isto é, ao participar da arrumação do lar, a criança aprende que um ambiente organizado e limpo depende de um esforço coletivo e de responsabilidades compartilhadas em família.

Como incentivar – Se nem mesmo os adultos gostam de fazer os serviços de casa, imagine as crianças! Um jeito de estimular os pequenos a participarem é transformar a atividade em algo divertido. Para isso vale colocar em prática a sua criatividade, e nada melhor do que transformar certos afazeres em brincadeiras.

Por exemplo, sugira uma brincadeira de ‘missão do dia’, onde cada membro da família recebe uma tarefa que deverá ser cumprida na forma de missão, como guardar o maior número de brinquedos e roupas espalhadas, retirar os lixos, passar aspirador em um cômodo da casa e assim por diante. Cada missão deve equivaler a um número de pontos, as mais trabalhosas devem valem mais pontos e as mais fáceis menos. Ao final de uma semana, vence a brincadeira quem tiver o maior número de pontos acumulados ou missões cumpridas.

Uma outra ideia é usar o ‘faz de conta’ e convidar a criança para ser o seu ajudante do dia. Pode ser de cozinha, de lavanderia, jardinagem ou limpeza. Depois e só ensinar as tarefas de acordo com a aptidão e a idade da criança. Essa brincadeira rende boas risadas e pode ser um jeito gostoso de passar algumas horinhas na companhia dos filhos.  

Porém, com ou sem criatividade, lembre-se: recompensas por cumprir certas tarefas podem até ser usadas como formas de incentivo e reconhecimento, mas não devem ser a regra. É melhor que a criança se envolva com os afazeres sem esperar uma recompensa por isso, pois a partir de uma certa idade ela precisa entender que contribuir com os deveres da casa é uma questão de responsabilidade compartilhada e não de favor.

Já com relação ao adulto que delega as tarefas, é importante distribuir afazeres que a criança esteja capacitada a realizar e que não ofereça nenhum tipo de risco à sua segurança ou saúde. Também é imprescindível não sobrecarregar para evitar o sentimento de frustação, que tem efeito contrário, e pode até fazer com o seu filho desista de ajudar ou perca o interesse.

Veja a seguir uma lista de tarefas que as crianças podem participar:
 
-  3 a 4 anos: guardar os brinquedos, regar as plantas
 
-  5 a 7 anos: colocar a roupa suja no cesto, arrumar a cama, enxaguar a louça, lavar frutas e vegetais, participar de pequenas tarefas na cozinha, varrer o chão.
 
-  8 a 10 anos: lavar a louça, colocar a mesa do jantar, ajudar no preparo do jantar, lavar o quintal, tirar pó dos móveis, passar aspirador, recolher a roupa do varal.
 
- A partir de 10 anos: levar o cachorro para passear, limpar os banheiros, lavar o carro, colocar a roupa para lavar, preparar refeições simples com ajuda de uma adulto, dobrar e guardar a roupa, cortar a grama, ir no correio.


E vocês mamães?  Como é que funciona a distribuição de tarefas na sua casa? Você convida os filhos para participarem dos afazeres? O que eles mais gostam de fazer? Que tipos de tarefas domésticas vocês fazem em família? Fonte: Blog Omo

4 comentários:

  1. Oi Aise, boa noite, vim te visitar e já estou te seguindo........uma ótima semana pra você........bjus...........

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Estou retribuindo sua gentil visita e seguindo também. Aproveito para convidá-la para conhecer meu novo blog:
    http://sofrasesemensagens.blogspot.com
    Um abraço.
    Zélia

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Aise...
    Adorei o post!!!
    Parabéns pelo blog.
    Vêm conhecer e participar do meu cantinho...
    http://pequenaestilosa.blogspot.com.br/
    Ficarei honrada!
    BjinhO ♥

    ResponderExcluir

Estou feliz com sua visita! volte sempre