26 junho 2014

Como elaborar um projeto?

 
É importante lembrar que um projeto didático é uma forma de ação pedagógica. Para colocá-la em prática é preciso ter um planejamento pedagógico, isto é, fazer escolhas sobre o que será ensinado, como se dará esse processo e como será a avaliação – mesmo que o desenrolar dos acontecimentos transforme as propostas originais.

O professor deve definir os passos necessários ao planejamento e implementação do projeto didático junto com os seus alunos. É esse exercício de criação que permite saber quais definições serão compartilhadas com a classe. É necessário ressaltar que, quando o professor decide tudo, não há projeto didático.
Ø  Etapas de elaboração e execução de um projeto didático[1]:

1.             Escolha o tema.
2.             Estabeleça o objetivo ou os objetivos.
¾          Pense no que você pretende conseguir com esse projeto. Provavelmente, surgirão muitas metas. Para não se perder em meio a tantos objetivos, você pode se perguntar: "O que gostaria que meus alunos aprendessem com ele?"
3.             Pesquise.
4.             Planeje o projeto.
¾          Que atividades você vai propor aos alunos? De que materiais ou ferramentas vocês vão precisar? Isso vai gerar algum custo (para a escola e/ou para os alunos)? Como você vai conduzir o projeto? Que áreas serão abordadas? Quantas aulas você usará para executá-lo? Que estratégias vai usar para incentivar os alunos e manter o interesse deles? Como será a finalização do Projeto?

5.     Sensibilize seus alunos.
¾           Converse abertamente com sua turma e fale sobre o projeto. Exponha seus planos. Planeje as atividades de forma a permitir que eles escolham aquelas em que preferem participar e prepare-se para alterar atividades de que eles possam não gostar. Lembre-se que, se eles não se entusiasmarem com a ideia do projeto, o resultado poderá ser comprometido.
6.     Mostre os resultados.
¾           À medida que o projeto for "caminhando", ajude a classe a expor os resultados em sua escola, esta é uma forma interessante para estimular o envolvimento dos alunos.
Sugestão: organize um registro escrito, coletivo ou individual, que represente o resultado final do projeto. Esse registro deverá se pautar em práticas sociais reais de leitura e escrita pelos alunos, como por exemplo, murais, livros, jornais, folhetos, cartazes, álbuns, uma página no portal da escola...

7.             Avalie o projeto com a turma.
¾           Organize um painel em que a classe possa expor o que mais agradou e o que não foi tão bom. Dê seu parecer e ouça o que os alunos têm a dizer. Você alcançou seus objetivos (ou pelo menos um deles)? Aproveite críticas e sugestões para aperfeiçoar os projetos futuros.

8.             Estruture seu projeto.
a.    Tema
b.    Ano de ensino a que se destina
c.    Duração
d.    Justificativa (explique por que você escolheu esse tema)
e.    Objetivos gerais da proposta elaborada
f.     Objetivos específicos (cite que áreas e assuntos serão abordados)
g.    Estratégias/procedimentos (explique como você pretende alcançar os objetivos)
h.    Material necessário (relacione que recursos serão necessários)
i.     Produto final próximo das práticas sociais reais de leitura e escrita
j.     Avaliação (cite como você pretende avaliar os alunos) 

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