20 junho 2014

A matemática da vida


Quando somos estudantes, nem sempre conseguimos atinar com o objetivo de estudar determinadas matérias. É comum se ouvir de garotos e garotas comentários a respeito desta ou daquela matéria, da qual não conseguem vislumbrar necessidade para suas vidas. 

Contudo, todo aprendizado pode ser aplicável em nossas vidas. Vejamos, por exemplo, a matemática. Além de nos fornecer facilidade no trato com os cálculos, sem os quais ficaria comprometido o nosso conforto, pois não se poderia construir as maravilhas da engenharia moderna, nem estabelecer relações comerciais com os indivíduos e as nações, verificamos que ela se encontra presente em nossa intimidade. 

É graças à matemática que podemos contar as batidas da bomba cardíaca e os movimentos respiratórios para avaliação do estado de saúde ou enfermidade dos indivíduos. 

E, na nossa vida moral, podemos utilizar muito das operações aritméticas mais simples. 

Assim, podemos subtrair um pouco do conforto de algumas horas e aplica-las em benefício do próximo. Agindo assim, somamos méritos para nós mesmos. 

Se subtraímos o orgulho do nosso coração, somaremos humildade à nossa personalidade e a soma final será grandiosa. 

Subtraindo erros das nossas vidas, somaremos mais anos de paz à nossa existência. 

Subtraindo a maldade da nossa mente, somaremos amor e bondade à nossa fé, conquistando maior saldo de alegrias. 

Subtraindo o desespero das nossas tarefas, encontraremos a esperança que, somada à renúncia, nos ofertará dias de muita ventura. 

Subtraindo o ódio dos nossos passos e somando dedicação ao serviço do bem, teremos um resultado equilibrado. 

Subtraindo a inquietação das nossas noites, receberemos uma soma de repouso benéfico. 

Diminuindo a ironia dos nossos lábios, somaremos piedade às nossas palavras, resultando em compreensão ao nosso semelhante. 

Subtraindo a inveja dos nossos olhos, somaremos caridade às vidas alheias, habilitando-nos para a claridade da vida maior. 

Diminuindo o mal das nossas horas e multiplicando os minutos em ações abençoadas, nosso saldo será de dias povoados de oportunidades de auxílio. 

Enfim, subtraindo os maus instintos, que nos infelicitam os dias, colocando em seu lugar a soma dos nossos esforços na ternura, descobriremos um saldo extra de conquistas valiosas na operação final da existência. 

E quem não deseja um saldo extra? 

*** 

Quanto mais lutas redentoras, menos dores nos alcançarão na vida. 

Quanto mais disposição para a renovação, menos inquietudes em nossas noites. 

Quanto mais esforço pessoal, menos desespero em nosso trabalho diário. 

Quanto mais amor em nossos dias, menos tortura a nos afligir os corações. 

Multiplicar coisas positivas e subtrair as negativas determinará exatamente o padrão das nossas vidas, concedendo-nos harmonia e nos habilitando para o grande vôo rumo ás estrelas, ao infinito e à perfeição.

Um comentário:

  1. Olá!!!
    Parabéns pelo seu espaço.
    Boa sorte e tudo de melhor.
    Bjs
    Euzinha.
    http://janalaceiras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Estou feliz com sua visita! volte sempre